O portal Desafios da Educação é comprometido com a cobertura de notícias, tendências e experiências bem-sucedidas na área educacional. Nosso compromisso é levar a professores e gestores o que há de mais atual em metodologias e soluções de ensino e aprendizagem.
Além do portal, o Desafios da Educação é uma série de livros da editora Penso. Assinadas por autores renomados, as obras exploram temas como metodologias ativas, desenvolvimento de competências, uso de dados na educação, inovação em sala de aula e ensino de matemática. A seguir, confira todos os nossos títulos.
A sala de aula digital
Nessa obra, Thuinie Daros e Fausto Camargo listam 42 estratégias pedagógicas pautadas em metodologias ativas. Os autores esperam que as ideias forneçam aos professores educação básica e do ensino superior o guia mais atualizado para renovar as salas de aula digitais e híbridas. O livro é um esforço dos autores para provar, de uma vez por todas, que a transformação digital da sala de aula é inevitável. Confira a resenha do livro.
Título: A Sala de Aula Digital: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo, On-Line e Híbrido
Autor: Fausto Camargo e Thuinie Daros
Editora: Penso
Ano: 2021
Nº de páginas: 208
Preço médio: R$ 51,50
Aprendizagem digital
O livro Aprendizagem digital: curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional é uma obra que ilumina o caminho de gestores de IES, docentes, curadores, designers instrucionais e tutores. O livro inclui 10 capítulos que exploram estratégias de aprendizagem ativa, de conteúdo digital e de habilidades de ensino. Confira a resenha do livro.
Título: Aprendizagem digital: curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional
Autores: Daiana Garibaldi da Rocha, Marcos Andrei Ota e Gustavo Hoffmann
Editora: Penso
Ano: 2021
Nº de páginas: 160
Preço médio: R$ 49,60
Metodologias ativas no ensino superior
Nesta obra, é explorada aprendizagem ancorada em metodologias ativas e em tecnologias inovadoras que colocam o aluno de graduação como protagonista, ajudando-o a desenvolver a própria autonomia no processo de aprendizagem. O livro aborda temas como recursos didáticos, planos de aprendizagem, desenvolvimento de competências pessoais e mediação docente acadêmica. Confira a resenha do livro.
Título: Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno
Organização: Blasius Debald
Coautores: Fátima Bergonsi, Fausto Camargo, Fernando Guilherme Priess, Hugo Espínola, Lissia Pinheiro Shataloff, Maria José Clapis, Maurícia Cristina de Lima, Priscila Higashi, Rui Fava, Rutinéia de Fátima Micheletto, Sandra Oliveira, Siviane Galvan Pereira.
Editora: Penso
Ano: 2020
Nº de páginas: 120
Preço médio: R$ 32
STEAM em sala de aula
O livro trata de uma proposta que tem atualidade e repercussão internacional, conhecida como STEAM – sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Os autores Lilian Bacich e Leandro Holanda apresentam orientações para uma educação básica ativa, centrada em atividades de estudantes enfrentando questões significativas em contextos reais.
Título: STEAM em Sala de Aula – A Aprendizagem em Projetos Integrados Conhecimentos na Educação Básica
Autores: Lilian Bacich e Leandro Holanda
Editora: Penso
Ano: 2020
Nº de páginas: 244
Preço médio: R$ 45,50
Data Wise
Esta obra apresenta um processo de melhoria na educação baseado no uso de evidências com oito passos, divididos em três partes para melhorar o ensino e a aprendizagem. Além disso, demonstra como os hábitos mentais podem mudar as relações entre a equipe educacional e refletir diretamente na dinâmica e na qualidade das aulas e no aprendizado de cada aluno. O livro ensina, entre outras coisas, por onde começar, como arranjar tempo para esse trabalho e como desenvolver a habilidade de interpretação no corpo docente. Confira a resenha do livro.
Título: Data Wise: Guia para o Uso de Evidências na Educação
Organização: Kathryn Parker Boudett, Elizabeth A. City e Richard J. Murnane
Editora: Penso
Ano: 2020
Nº de páginas: 274
Preço médio: R$ 47,60
Mentalidades matemáticas na sala de aula – 1
Mais um livro da saga Mentalidades Matemáticas. A obra oferece atividades desafiadoras e instigantes que interligam conexões e representações visuais da matemática. Professores que desejam engajar seus alunos em uma matemática aberta, criativa e visual encontrarão nesta obra um guia fundamental para desenvolver a construção lógica em salas de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. Com propostas de atividades práticas para o exercício de conceitos fundamentais, este livro proporciona a alunos e professores uma nova concepção de educação matemática, apresentando de maneira didática como colocar as mudanças em ação dentro das salas de aula.
Título: Mentalidades matemáticas na sala de aula: ensino fundamental
Autor: Jo Boaler, Jen Munson e Cathy Williams
Editora: Penso
Ano: 2018
Nº de páginas: 232
Preço médio: R$ 64,40
Mentalidades matemáticas na sala de aula – 2
O volume 2 de Mentalidades matemáticas na sala de aula uma referência indispensável para o trabalho em salas de aula do ensino fundamental. O livro é um verdadeiro guia de ações práticas que podem ser implementadas dentro e fora das salas de aula para tornar a aprendizagem da matemática acessível para todos os alunos gerando nas pessoas uma mentalidade de crescimento. Confira uma entrevista com Jo Boaler sobre o livro.
Título: Mentalidades matemáticas na sala de aula: ensino fundamental – Volume 2
Autor: Jo Boaler
Editora: Penso
Ano: 2020
Nº de páginas: 248
Preço médio: R$ 64,40
Aprendizagem invertida no ensino superior
Robert Talbert criou um guia para os professores que querem realizar a aprendizagem invertida de maneira acessível, prática e com foco no ensino superior. A obra descreve estruturas e estratégias para que professores planejem melhor suas aulas e tornem a aprendizagem invertida uma parte permanente de suas práticas de ensino, tanto em disciplinas presenciais quanto a distância. Confira, com exclusividade, um trecho do livro.
Título: Guia para a Utilização da Aprendizagem invertida no ensino superior
Autor: Robert Talbert
Editora: Penso
Ano: 2019
Nº de páginas: 272
Preço médio: R$ 47,60
Método trezentos
Neste livro, Ricardo Fragelli apresenta o que chama de Método Trezentos: uma estratégia didática, ativa e colaborativa que coloca o estudante no centro dos processos de ensino e de aprendizagem. Com o objetivo de despertar o mesmo nível de interesse em todos os alunos, o autor propõe estratégias que enfocam a colaboração em salas de aula heterogêneas e nos mais variados contextos, desde a educação básica até o ensino superior, para cursos presenciais ou a distância. Confira uma entrevista com o autor.
Título: Método Trezentos: Aprendizagem Ativa e Colaborativa, para Além do Conteúdo
Autor: Ricardo Fragelli
Editora: Penso
Ano: 2019
Nº de páginas: 120
Preço médio: R$ 38,50
Aprendizagem invertida no dever de casa
Jon Bergmann discute, neste livro, o motivo pelo qual o dever de casa tradicional causa tanta frustração nos estudantes. Além de elucidar o aumento da capacidade de aprendizagem por meio do dever de casa invertido, o autor sugere atividades engajadoras que tornam os estudantes participantes ativos na experiência de sala de aula. Confira uma entrevista exclusiva com Bergmann sobre sala de aula invertida, metodologia criada por ele.
Título: Aprendizagem Invertida para Resolver Problema do Dever de Casa
Autor: Jonathan Bergmann
Editora: Penso
Ano: 2018
Nº de páginas: 110
Preço médio: R$ 36.40
Trabalho, educação e inteligência artificial
Nesta obra, Rui Fava incentiva professores, pais e alunos a enfrentar e a assumir o protagonismo na inevitável transformação social por meio da reinvenção da escola. O livro propõe uma reflexão sobre as novas tecnologias e as habilidades necessárias para o profissional do futuro, o autor destaca que é preciso adaptar-se às invenções impelidas pela inteligência artificial e defende que a escola é o grande pilar na construção do presente e no aperfeiçoamento do futuro. Confira uma entrevista com o autor sobre o livro.
Título: Trabalho, Educação e Inteligência Artificial: A Era o Indivíduo Versátil
Autor: Rui Fava
Editora: Penso
Ano: 2018
Nº de páginas: 232
Preço médio: R$ 65,80
A sala de aula inovadora
Fausto Camargo e Thuinie Daros organizam as estratégias de modo simples e direto, permitindo sua aplicação imediata a partir de diversos métodos e recursos práticos destinados à inovação. A primeira parte deste livro aborda como é possível renovar a sala de aula. Na segunda parte, são descritas mais de 40 estratégias destinadas tanto à educação básica quanto ao ensino superior. Confira 8 dessas estratégias para uma sala de aula inovadora.
Título: A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo
Autor: Fausto Camargo e Thuinie Daros
Editora: Penso
Ano: 2018
Nº de páginas: 144
Preço médio: R$ 38,50
Metodologias ativas para uma educação inovadora
Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e contribuem para a formação de professores. Lilian Bacich e José Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam porquê e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.
Autores: Lilian Bacich e José Moran
Editora: Penso
Ano: 2018
Nº de páginas: 260
Preço médio: R$ 47,60
Mentalidades matemáticas
Neste livro clássico, publicado pela Penso em parceria com o Instituto Sidarta, a professora da Escola de Educação da Universidade Stanford, Jo Boaler, aponta as razões pelas quais a matemática se tornou a grande vilã das experiências escolares. Com base em uma extensa pesquisa, Boaler revela como professores, gestores e pais podem ajudar os estudantes a transformarem suas ideias e experiências com a matemática – ao desenvolver neles uma mentalidade de crescimento.
Autor: Jo Boaler
Editora: Penso
Ano: 2017
Nº de páginas: 272
Preço médio: R$ 67,90
Comments