Ensino Superior

Série Desafios da Educação lança dois livros sobre aprendizagem digital no 27º CIAED

0

FORTALEZA (CE) – O estande da Plataforma A no 27° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) recebeu, na terça-feira (22), o lançamento de dois livros da série Desafios da Educação, da editora Penso. As publicações tratam de um tema central da educação contemporânea: a aprendizagem digital.

Foto: Divulgação/Plataforma A

Aprendizagem Digital  

“Aprendizagem Digital – Curadoria, Metodologias e Ferramentas para o Novo Contexto Educacional” conta com dez capítulos organizados pela gerente acadêmica da +A Educação, Daiana Rocha; pelo head de tecnologia educacional da Cruzeiro do Sul, Marcos Ota; e pelo diretor da Plataforma A, Gustavo Hoffmann.  

“Os três temas do livro – curadoria, trilhas de aprendizagem e metodologias – são fundamentais para proporcionar uma aprendizagem digital prazerosa e significativa para os alunos”, afirma Rocha. “Com isso em vista, convidamos gestores que fazem trabalhos de referência sobre esses temas para compartilharem suas experiências.” 

Além dos organizadores, 16 autores brasileiros e portugueses participam da coletânea. Os textos foram escritos durante a pandemia e, portanto, trazem reflexões sobre os novos desafios da aprendizagem digital. Tudo isso a partir da visão de quem desenvolve práticas pedagógicas inovadoras na prática.   

“A publicação nos traz uma vasta gama de estratégias de aprendizagem ativa, de conteúdo digital e de habilidades de ensino que educadores podem empregar para garantir que os estudantes desenvolvam habilidades científicas, matemáticas e de engenharia necessárias para que a próxima geração tome as decisões informadas que serão fundamentais em um mundo complexo e em constante mudança”, escreve o professor da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos, Peter Dourmashkin, no prefácio do livro.  

Sala de aula digital  

Já “A sala de aula digital”, do professor da Uniamérica, Fausto Camargo, e da head de cursos híbridos e metodologias ativas da UniCesumar, Thuinie Daros, discute os desafios de desenvolver novas competências e habilidades em um cenário de amplo acesso à informação, onde ensinar apenas conteúdo não faz sentido.  

O livro é dividido em duas partes. Na primeira, os autores apresentam aspectos relevantes da educação contemporânea. Na segunda, trazem 42 abordagens pedagógicas baseadas em metodologias ativas – incluindo elementos, recursos e dicas – para professores implementarem e adaptarem em contextos de ensino híbrido e 100% online. 

“Quando falamos de sala de aula digital, não se trata apenas de aparelhamento tecnológico, mas sobretudo de uma mudança genuína de mindset para tornar as práticas pedagógicas mais digitais em um contexto amplo”, explica Daros. “Por isso, o foco está na estratégia, que é o que vai fazer com que o estudante desenvolva competências”, completa. 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.