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Release & Roadmap: em balanço anual, Plataforma A anuncia novidades para 2025

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O ano de 2024 foi marcado por grandes inovações na Plataforma A. Tanto em termos de conteúdo quanto de tecnologia, a empresa buscou se manter na vanguarda, oferecendo as melhores soluções educacionais e atendendo as novas demandas de mercado. 

No dia 7 de novembro, a edtech trouxe a seus parceiros um balanço desse frutífero ano, por meio da edição de seu Release & Roadmap. Na apresentação, a gerente de Negócios da Plataforma A, Daniela Hauser, e o gerente de Produto, Rafael Alonso, ainda deram uma prévia do que a empresa está projetando para 2025.

Neste post, o Desafios da Educação traz um resumo dos tópicos abordados pelos especialistas. 

A nova onda de conteúdo 

Antes da apresentação em si, Daniela Hauser reforçou que os parceiros sempre podem se manter a par das novidades da por meio dos canais de comunicação da Plataforma A e destacou a página na plataforma Substack, onde consta um grande compilado sobre as entregas da empresa.

Entre os destaques do ano, Daniela Hauser, gerente de Negócios da Plataforma A, ressaltou as melhorias da SAGAH (Imagem: Divulgação/Plataforma A)

“Quando falamos em novidades, não nos referimos apenas a funcionalidades e produtos, mas também aos conteúdos. Algumas das perguntas que sempre nos fazem é ‘como que eu consigo saber quais Unidades de Aprendizagem (UAs) vão ser atualizadas?’ e ‘quais as obras que vão ser removidas do catálogo?. A gente tem todas essas informações lá no Substack”, afirmou.  

A gerente de Negócios ainda lembrou que, em 2024, a SAGAH, solução de conteúdo da Plataforma A, celebrou sua primeira década. “São dez anos transformando o ensino superior brasileiro. Queremos agradecer aos nossos parceiros, que ajudaram nessa construção trazendo feedbacks para melhorar ainda mais os nossos produtos.” 

Ao longo desse período, mais de 70 instituições de ensino superior (IES) autorizaram cursos com conteúdos SAGAH e muitas outras expandiram sua operação EaD. Além disso, mais de 400 IES colocaram em prática os conceitos de metodologias ativas como ensino híbrido, sala de aula invertida. 

Mesmo com todas essas conquistas, a solução não para de evoluir e, antecipando-se à próxima onda de conteúdo, recebeu um novo upgrade. “É por isso que SAGAH não é mais uma solução de conteúdo, mas uma solução de aprendizagem integrada”, ressaltou Hauser. 

Por fim, a gestora destacou a presença da Plataforma A em grandes eventos do setor educacional, como o Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED) e o Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), onde foram discutidas pautas importantes, como o novo marco regulatório da EaD.

Levando o conhecimento para mais pessoas 

Ao fazer um balanço sobre os novos recursos implementados pela Plataforma A no decorrer do ano, Rafael Alonso observou que em 2024 as soluções da empresa foram utilizadas por 35% dos alunos do ensino superior ou seja, um a cada três universitários brasileiros. 

“É um número que nos orgulha muito e também nos traz uma responsabilidade tremenda. Afinal, estamos falando de um impacto gigantesco na evolução desses alunos e do País como um todo. Isso só é possível graças às nossas instituições parceiras”, ressaltou. 

Em seguida, o gerente de Produtos apresentou dados que reforçam o quanto a empresa está expandindo suas soluções para levar o conhecimento a um número cada vez maior de pessoas.

Alguns números da Plataforma A em 2024:

  • Mais de 250 mil pessoas impactadas pelos projetos gerados via GPA 
  • Mais de 1.400 comunidades envolvidas 
  • 46 novas obras publicadas na biblioteca digital 
  • 1 mil laboratórios virtuais no catálogo 
  • 4,5 mil desafios criados 
  • 14 mil downloads do aplicativo da Plataforma A 
  • 25 novas funcionalidades no LXP 
  • Mais de 3,2 mil avaliações realizadas 
  • Mais de 90 novos vídeos 
  • 272 novas UAs publicadas 
  • 1 mil UAs passaram por melhoria contínua 
  • 9 novos cursos de pós-graduação 
  • 70 novos objetos de aprendizagem imersivos 

Falando especificamente das entregas de 2024, Alonso explicou que seria impossível apresentar todas elas durante a live. Por isso, sugeriu que, caso alguém tenha interesse por um produto ou serviço em específico, entre em contato com a equipe de atendimento da Plataforma A. 

Conforme o gestor, as entregas foram realizadas pensando na eficiência operacional dos parceiros. “Sempre focamos na experiência dos usuários, sejam eles estudantes, professores ou gestores, com uma preocupação especial com o engajamento, de entender como melhorar a comunicação com o aluno”, reforçou.

Confira, a seguir, as entregas da Plataforma A em 2024, com comentários e explicações de Rafael Alonso. 

Balanço de 2024: as entregas da Plataforma A 

Aplicativo 

“Está mais do que claro que o usuário, hoje, prefere utilizar aplicativo. Nosso app pode trazer todas as personalizações da IES e o conteúdo fica disponível na palma da mão do estudante. Apostamos também em uma comunicação mais ágil entre alunos e professores e no recurso de push notification todos os avisos e mensagens do LXP podem ser utilizados no app para melhorar e potencializar essa comunicação.” 

Leia mais sobre o aplicativo da Plataforma A.

Biblioteca digital

“Foram 46 novas obras publicadas ao longo do ano, totalizando 2.731 no catálogo. Vale destacar que tivemos livros premiados com o Jabuti Acadêmico, mostrando nossa preocupação com qualidade e a relevância do material disponível na biblioteca. Do ponto de vista da tecnologia, evoluímos nos recursos de interatividade. As ferramentas de marcação de texto trazem mais flexibilidade para agrupar as notas. Além disso, os estudantes conseguem compartilhar essas marcações com grupos de e-mail. E essa não é uma interação restrita aos alunos: os professores também podem destacar trechos de um livro para indicar sua leitura.”

Widgets segmentados por condicionais 

“Quando lançamos o LXP, em 2023, um dos diferenciais era em relação à home, que é toda customizada permite personalizar com banners, ferramentas para os alunos, com segmentação por perfil. Conseguimos tornar esse recurso ainda mais poderoso, fazendo com que a personalização seja mais bem distribuída e organizada na home. Qual a ideia das condicionais? Ao entrar nas configurações, posso decidir, por exemplo, o que determinado perfil ou categoria de aluno precisa ver. Esse é um muito relevante para tornar mais assertiva a comunicação do aluno.” 

Widgets conectados com outras soluções 

“Essa funcionalidade serve não só para a comunicação com o aluno ou com cursos nativos da plataforma, mas também com outras soluções de mercado. Lançamos duas novas widgets, que já estão disponíveis e que se conectam com soluções da Workalove e do Saber em Rede. Isso pode ser feito sem que o aluno precise sair da página principal da sua jornada de estudos.” 

H5P & SCORMs 

“Um diferencial da Plataforma A é a integração nativa do LXP com nosso catálogo, mas sabemos que eventualmente os clientes vão usar conteúdos de outros fornecedores. Dessa forma, disponibilizamos integração de SCORM e H5P, dois padrões de conteúdo bem comuns no mercado.” 

Avaliações no LXP 

Aperfeiçoamos a parte de avaliação, permitindo que o professor tenha uma visão mais clara do processo. O banco de questões (com mais de 124 mil opções disponíveis) está integrado ao LXP, assim como recursos como parametrização do número de tentativas e randomização de questões.” 

Turnitin 

“Essa ferramenta atua na avaliação de originalidade e plágio de trabalhos. A pedido de alguns clientes, conseguimos criar uma integração nativa com a Turnitin. Se você já tem um plano da Turnitin contratado, basta trazer os dados de acesso para dentro do LXP e, a partir daí, toda a jornada fica concentrada em uma única plataforma.” 

Avisos  

“Dentro da disciplina é possível criar avisos para a turma e notificá-los por push notifications. Agora os professores podem criar, agendar e destacar comunicados pode ser uma mensagem de boas vindas ou um lembrete de data importante ou evento relacionado à disciplina. Tudo customizado.”

Nova tela de disciplinas  

“Redesenhamos a tela de disciplinas do estudante dentro da Plataforma A. Ficou visualmente mais agradável, mais fácil de navegar e de gerenciar as disciplinas. Há diversas opções de filtros, indicações de avisos ou mensagens que o aluno pode ter em uma disciplina. O aluno também consegue abrir a disciplina em uma nova guia. Isso pode parecer algo muito simples, mas foi um pedido recorrente ao longo do ano. Também é possível configurar as disciplinas favoritas, facilitando o progresso.” 

Central de Relatórios 

“Desenvolver um ambiente virtual sem relatórios é como dirigir um carro sem GPS. Temos uma central mais potente no que diz respeito ao cruzamento de dados de alunos, de consumo de conteúdo, de avanço nas disciplinas. Mas sabemos que dificilmente conseguiremos ser tão criativos quanto nossos parceiros na hora de pensar os relatórios, no que fazer com todos os dados que temos de utilização da plataforma. Então, além da Central de Relatórios, lançamos o DW, que nada mais é que um banco de dados para criar visualizações, dashboards bem específicos de acordo com cada uma das necessidades. Nosso desafio aqui é esse: criar relatórios e visões bem direcionadas sobre o que os clientes possam precisar, mas também permitir que criem suas próprias visualizações.” 

Laboratório de desenvolvimento de competência socioemocional 

“A ideia é trabalhar o desenvolvimento socioemocional de um jovem que está entrando no mercado de trabalho. Esse laboratório é interessante porque abrange todas as áreas de conhecimento e pode ser usado de forma transversal. Foi bem celebrado quando começamos a divulgar para os nossos clientes, e esperamos que seja o primeiro de muitos. Planejamos desenvolver mais alguns em 2025.” 

Importação de banco de questões padrão Moodle

“Sempre que há uma migração de tecnologia, há também o desafio de trazer o conteúdo legado da antiga para a nova. Já nos deparamos com acervos de 50 mil questões, o que consiste em um desafio muito grande para se pensar em uma operação manual. Desenvolvemos, então, um assistente de importação de questões que, a partir de um documento exportado pelo Moodle ou pelo Prova Fácil, consegue trazer esse conteúdo para a Plataforma A. 

Conquistas 

“Esse novo menu do LXP foi um ponto muito pedido pelos nossos clientes. A possibilidade de criar emblemas e conquistas, condicionada ao progresso do aluno dentro das disciplinas, engaja e motiva. É uma ferramenta que impacta diretamente a experiência do usuário.” 

LOG de movimentações do projeto 

“Esse é o primeiro de três itens ligados à nossa plataforma de gestão de projetos acadêmicos (GPA). Obviamente, já fazíamos o armazenamento de alguns LOGs e registrávamos as movimentações dos projetos. Entendemos que esse registro precisava ser ainda mais assertivo. Temos novos tipos de movimentações que passam a ser salvos, como alteração de cursos dos integrantes, projetos finalizados e reabertos, ação de exportação de notas/horas e ação de finalização de projetos em lote.” 

Finalização de projetos em lote 

“Agora, o prazo de encerramento dos projetos é definido dentro do próprio GPA. O gestor pode finalizar todos os projetos de uma vez só, o que representa ganho de eficiência e mais controle.” 

Ficha do projeto inclusa no documento final 

“Havia pedidos de clientes para que a ficha tivesse o identificador do projeto o nome, quando foi criado, desafio ao qual está atrelado, curso, quem são os integrantes, mentores, orientadores… Tudo isso agora é exportado em um documento de Word junto à finalização do projeto.” 

Curadoria do conteúdo com auxílio de inteligência artificial 

“Já em 2023, avaliamos como utilizar inteligência artificial dentro dos nossos produtos para buscar mais eficiência e uma melhor experiência de aprendizagem. Nos desafiamos muito em relação a isso este ano, buscando entender qual o melhor caminho a seguir. A primeira entrega mais concreta nesse sentido foi a curadoria de conteúdo com auxílio de IA. No nosso catálogo de busca de objetos, UAs, laboratórios virtuais etc., já tínhamos um refinamento de busca, por meio de palavras-chave e diversos filtros que podiam ser combinados. Mas agora, com a busca por IA, é possível pesquisar a partir da ementa da disciplina. No resultado, a busca vai trazer laboratórios e UAs que estão relacionados a essa ementa. Para se ter uma ideia, às vezes a gente apoiava os clientes com análise de equivalência. Sem inteligência artificial, isso poderia levar dias ou até semanas. Reduzimos absurdamente esse tempo e, em muitos casos, os clientes nem nos acionam mais pra isso, pois fazer a busca é muito mais fácil.” 

Novos objetos 3D 

“Aqui nos desafiamos a explorar áreas nas quais não tínhamos tanto conteúdo, como Medicina Veterinária. Também buscamos soluções para atender ao maior público possível, como personagem criada para um curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), que é um conteúdo transversal e obrigatório em muitas carreiras.”  

UAs sobre atualidades

“Temos novas UAs, com atualidades do Brasil e do mundo. É um conteúdo bem legal e interessante, que pode ajudar na preparação para o Enade.” 

O que vem por aí em 2025 

A inteligência artificial deve ganhar ainda mais força nos próximos anos. Assim, é inevitável que grande parte das novidades que a Plataforma A reserva para 2025 estejam atreladas a essa área.  

Rafael Alonso deu alguns spoilers sobre como ela será utilizada nas funcionalidades da edtech. “São todos avanços que fizemos ao longo de 2024 e já estão em testes alguns internos e outros em pilotos com clientes”, explicou. 

Criação de conteúdos com IA 

“Já nos questionaram muito, ao longo do ano, como mantemos a integridade do nosso banco de questões. É uma tarefa difícil, pois precisamos fazer uma varredura constante na internet, inclusive acionando nosso time jurídico para tirar questões indevidas de sites. Com a IA, podemos potencializar isso. Você coloca os objetivos da aprendizagem que quer abordar e a IA ajuda com a geração da pergunta, o número de questões que você deseja aplicar e a quantidade de alternativas. Fizemos testes com ementas reais, e os resultados têm sido muito interessantes inclusive com a avaliação de professores e coordenadores de curso.” 

Assistente virtual 

“Estamos trabalhando para lançar o Edu, nosso assistente virtual. A ideia é que ele possa ajudar o aluno, solucionando dúvidas pontuais sobre o conteúdo, mas sempre guiado pelos guardrails da Unidade de Aprendizagem, de um conteúdo que já passou pela curadoria de um professor. Uma questão interessante é que ele não considera só o conteúdo textual. Vídeos, infográficos… Qualquer formato de conteúdo dentro da UA ele conseguirá assimilar para ajudar o aluno. Além disso, o estudante pode direcionar a resposta do Edu conforme sua dúvida e seu perfil de leitura e de aprendizagem.” 

Resumo da UA em áudio 

“Quando olhamos para o catálogo que temos hoje, com mais de 21 mil Unidades de Aprendizagem, buscamos entender como trazer novidades para esse conteúdo e mantê-lo atualizado. Usamos a inteligência artificial para isso também, de forma muito bem-sucedida. Criamos um resumo da Unidade de Aprendizagem baseado no conteúdo do livro, que é o cerne da própria UA, por meio de um prompt. Depois, com outro recurso de IA, transformamos em um áudio de 3, 4 ou 5 minutos que fica posicionado no final da trilha. Funciona como uma forma de recapitulação, para ver se o aluno guardou os principais objetivos de aprendizagem da unidade. Pode também ser usado para uma revisão pré-prova.” 

Ferramenta de anotações de conteúdo 

“Já temos essa ferramenta na biblioteca, mas, atendendo a um pedido dos clientes, a ideia é ter isso disponível também nas Unidades de Aprendizagem.” 

Conteúdo integrado 

“Vai ser possível filtrar o conteúdo por tipos de curso graduação, pós-graduação e extensão. Também vamos liberar a possibilidade de os parceiros trazerem para o catálogo conteúdo próprio obviamente, restrito a cada IES , se beneficiando de todos os recursos de busca e filtro que já existem dentro do catálogo.” 

Central do Cliente 

“Lançamos a Central este ano, e, em uma primeira versão, buscamos trazer visões mês a mês, produto a produto de como está o consumo dos clientes em relação às licenças contratadas. Para 2025, procuramos evoluir, trazendo uma visão mais integrada, possibilitando a geração da segunda via de boleto e um resumo financeiro mas isso é só o começo, pois há bastante espaço para explorar dentro da Central do Cliente.” 

Nova versão do GPA 

“Essa plataforma está em franca expansão, entendemos que era hora de dar um novo passo, aperfeiçoando a tecnologia para que não se torne obsoleta. Buscamos melhorar a infraestrutura e criar novas telas, com um layout muito mais próximo ao do LXP. 

Outras novidades 

Mas não é só isso. Em 2025, a Plataforma A deve apresentar diversas outras funcionalidades e produtos para seus parceiros, incluindo:

  • Leituras recomendadas 
  • Narração e audiodescrição 
  • Dashboards de retenção e evasão 
  • Conteúdo offline no app 
  • Mais vídeos no catálogo 
  • Nova estrutura do projeto acadêmico 
  • Consulta processual a sistemas jurídicos 
  • Corretor ortográfico 
  • Correção de projetos com IA 
  • Habilidades e competências em projetos 
  • Evoluções de pesquisas na plataforma, como NPS e CPA 
  • Ferramenta integrada com e-commerce 
  • Possibilidade de uso de objetos avulsos 
  • Proctoring em diferentes níveis 

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Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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