Ensino SuperiorGestão educacional

Como a PUCPR facilitou a autorização de cursos e visita in loco do MEC

0

Até o fim do ano, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pretende realizar 6 mil avaliações virtuais in loco. As avaliações externas de cursos e instituições de ensino superior (IES) pelo órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) migraram para o ambiente online em 2021 devido aos impactos da pandemia.

Mesmo em IES experientes, as avaliações in loco podem causar arrepios. Não é para menos. Trata-se de um momento decisivo, por exemplo, para a autorização de novos cursos – e para a nota atribuída a eles. Um sem fim de documentos precisa ser organizado, o que mobiliza toda a equipe acadêmica em um planejamento rigoroso.

Para dar fluidez, segurança e agilidade ao processo, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) adotou o Check. O sistema online de organização documental espelhado nos instrumentos de avaliação do MEC foi criado há dois anos na Be Formless – uma edtech especializada em gestão universitária – por uma equipe professores, gestores e avaliadores.

Adeus, pastas e impressões

A total autorização do curso de Direito esta condicionada ainda à publicação em DOU pelo MEC/INEP e teve a nota máxima na avaliação virtual in loco. Segundo a gerente acadêmica e operacional EAD da PUCPR, Manoela Tagliaferro, o apoio do Check deu ares de facilidade e tranquilidade ao processo.

Facilidade e tranquilidade não costumam ser características dessas avaliações. Afinal, a autorização de um curso exige a catalogação das evidências necessárias para atender aos requisitos do MEC. Isso inclui textos, imagens, vídeos e links de sites, além de todos os materiais que serão usados no curso, da matrícula até a entrega do diploma.

Antes, a organização documental era feita através de materiais impressos, página por página. Mais recentemente, a equipe da PUCPR passou a usar ambientes online em nuvem. Mesmo assim, a estratégia não dava uma visão geral dos materiais. Cada edição em um documento, por exemplo, exigia sua atualização em várias pastas. Ou seja, não havia um controle de versões.

A vez da tecnologia

Tudo isso ficou no passado com a chegada do Check. O sistema permite organizar os materiais em dimensões avaliativas e pastas online. Todos os títulos são automaticamente renomeados e adequados quando necessário. Além disso, é possível realizar buscas dentro da ferramenta. “É a real informatização do processo de catalogação”, destaca Tagliaferro.

Outro diferencial é a simulação das avaliações externas de instituições e cursos de graduação. Assim, a IES recebe diagnósticos que auxiliam os coordenadores a desenvolverem rotinas acadêmicas mais eficientes e alinhadas às expectativas dos avaliadores do Inep.

A solução desenvolvida pela Be Formless não depende da integração com outros sistemas para funcionar. “É tudo na web, não tem instalação, nem a necessidade de adaptação tecnológica”, elogia Tagliaferro, da PUCPR. “O uso é muito simples. Conseguir catalogar mais de mil documentos em um único espaço de forma rápida não tem preço”, ressalta.

Leia mais: Projetos integradores guiam reinvenção pedagógica da Unijuí

A visão dos avaliadores

No dia da visita in loco, os avaliadores também são beneficiados com a tecnologia. Isso porque o sistema proporciona uma visão acessível, com uma excelente navegabilidade por todos os documentos. Além disso, a dupla de avaliadores consegue trabalhar de forma simultânea.

“As avaliadoras agradeceram pelo fato de a gente usar a ferramenta e pela forma com que conseguimos organizar todos os documentos. Isso agilizou muito o trabalho delas, que nunca haviam usado esse tipo de recurso”, conta Tagliaferro.

Depois do retorno positivo logo nas primeiras experiências, a PUCPR planeja utilizar Check em todos os processos de reconhecimento de cursos de graduação EAD. Em seguida, o sistema deve ajudar na autorização e reconhecimento de cursos presenciais, assim como no recredenciamento institucional da universidade.

Leia mais: As perspectivas para as avaliações virtuais in loco do Inep em 2022

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.