

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Gabriel Mário Rodrigues , um dos responsáveis pela relevância alcançada pelo ensino superior privado no Brasil, morreu no último sábado, 11 de janeiro de 2021. Ele tinha 8 8 anos.
Professor Gabriel, como era chamado, morreu devido a complicações de um câncer nas vias biliares. Seu sepultamento ocorreu no domingo em Itapecirica da Serra (SP). Ele deixa esposa, três filhas, oito netos e três bisnetos.
Gabriel Mário Rodrigues. Créditos: Divulgação/ABMES.
Gabriel Mário Rodrigues foi um pioneiro – e, ao longo da vida, atuou por mais de 50 anos no ensino superior privado. Ele criou o primeiro curso superior de Turismo do Brasil em 1971, pela Faculdade de Turismo do Morumbi.
Ele também é um dos fundadores da Universidade Anhembi-Morumbi, presidente do Semesp e presidente do conselho de administração da ABMES, entidade da qual também foi diretor presidente de 2004 a 2016. C omandou, em 2013, a fusão do Anhanguera Educacional com a Kroton, criando um dos maiores grupos educacionais do mundo. Atualmente, era membro do conselho de fundadores da Cogna Educação (ex-Kroton).
O professor Gabriel também é autor do livro “ Os Desafios da Gestão Universitária Contemporânea “ , publicado pela editora Penso. A obra faz uma análise profunda dos caminhos do management universitário, oferecendo grandes contribuições para a modernização do ensino superior brasileiro.
Gabriel Mário Rodrigues tem mais de 500 artigos publicados no Blog da ABMES e na Revista Ensino Superior , além de contribuições para diversos periódicos, sempre atento a temas como inovação, criatividade e novas tecnologias e preocupado com as questões relacionadas à formação de recursos humanos para acompanhar o desenvolvimento do país e as novas demandas mundiais.
Em nota , a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) disse que Rodrigues “foi um homem à frente do seu tempo e inquieto em suas ideias, valores, propostas e preocupações em relação ao universo educacional. Um amante do ensino virtual e das novas tecnologias.”
Rodrigo Galindo, CEO da Cogna, escreveu: “Nesse momento em que valorizamos a importância de democratizar o acesso à educação, façamos presente a altivez do Professor Gabriel Mário Rodrigues”.
O Desafios da Educação presta condolências aos familiares e aos amigos do professor Gabriel.
Por Redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE