Brasil tem pós-graduação em rock, cultura do perfume e até maçonaria

Redação • 30 de julho de 2019

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    pós-graduação diferente

    Uma pós-graduação diferente? Pois o Brasil tem várias opções. Crédito: Freepik.

    Quem investe em pós-graduação geralmente opta por cursos específicos ou gerais de áreas como Direito, Pedagogia, Engenharia, Medicina e Comunicação, entre outras. Mas o mercado também oferece capacitações inusitadas, diferentes e que você talvez não conheça.

    Nos Estados Unidos, por exemplo, há um mestrado em fantoches. Na Inglaterra, uma pós-graduação em Beatles.

    E no Brasil? Bem, desde 2017 há uma pós graduação voltada para o estudo da maçonaria. A especialização, validada pelo Ministério da Educação (MEC), é oferecida pela Uninter na modalidade a distância.

     

    A maçonaria se diz uma fraternidade filosófica, filantrópica e educativa. O curso Maçonologia: História e Filosofia prevê um estudo da maçonaria dividido em três períodos: antigo, primitivo ou lendário; medieval ou operativo; e o moderno ou especulativo.

     

    O especialista em maçonologia adquire conhecimentos de história e da estrutura maçônica para atuar como docente nas áreas de história, filosofia e conhecimentos gnósticos. Para isso, faz disciplinas como “legislação e estrutura maçônica” e “geometria sagrada e a visão cabalística”.

    Rock, perfume, capelania e outros

     

    Escola do Rock se tornou um filme clássico da cultura pop ao mostrar um guitarrista que, depois de ser demitido de sua banda, se disfarça de professor e forma uma banda de rock com alunos da quinta série. Pois a Faculdade Santa Marcelina, com campi em São Paulo e Paraná, oferece algo no mínimo diferente: uma pós-graduação em Rock .

     

    O curso é presencial, na unidade de Perdizes (na capital paulista) e tem três semestres de duração. Um de seus objetivos é desenvolver uma pesquisa científica voltada ao Rock, uma vez que os cursos superiores de música disponíveis no Brasil são mais voltados aos gêneros de música instrumental, como o Jazz.

    No mesmo campi, a faculdade oferece pós-graduação em Cultura do Perfume. Nela, os alunos passam por um processo de alfabetização olfativa – uma maneira de conhecer fragrâncias e matérias primas usadas na indústria da perfumaria. Com duração de 18 meses, o curso é voltado aos profissionais que atuam no setor de perfumaria, beleza e cosméticos.

    Em matéria de pós-graduação diferente também há no Rio um curso em Hipnose da Saúde. No Paraná, há outra em Capelania e Aconselhamento Pastoral.

    Já a Ensino Einstein , do Hospital Israelita Albert Einstein, oferece pós em Experiência do Paciente. A ESPM, por sua vez, tem um MBA em Negócios cleantech : sustentabilidade com resultados – com foco em desenvolvimento sustentável e ao consumo consciente. Todas as opções são validadas pelo MEC.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado