Implementação do Novo Ensino Médio é suspensa

Redação • 6 de abril de 2023

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    O governo federal oficializou a suspensão por 60 dias do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio . A decisão, que vinha sendo aguardada nos últimos dias,  foi publicada em portaria  no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira(4).

    “Nós reconhecemos que não houve um diálogo mais aprofundado da sua implementação, não houve uma coordenação por parte do Ministério da Educação”, afirmou ministro Camilo Santana em coletiva de imprensa.

    O documento suspenderá todos os prazos de uma outra portaria editada em 2021 , também pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo o prazo para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atualizasse as mudanças de avaliação com base no Novo Ensino Médio.

    A revogação tem sido uma reivindicação de entidades estudantis e de especialistas.  “De forma democrática, vamos ouvir as entidades, vamos ouvir os estados que executam as políticas, vamos ouvir os professores, as entidades estudantis, para que a gente possa tomar decisões com responsabilidade”, acrescentou o ministro, que destacou a falta de  orientação adequada na formação de professores e na adaptação de infraestrutura necessária nas escolas.

    Em São Paulo, estudantes secundaristas protestaram pedindo a revogação do Novo Ensino Médio. Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil.

    Novo Ensino Médio

    A atual política do Ensino Médio foi criada pela Lei 13.415 de 2017 , no governo de Michel Temer, com o objetivo de tornar a etapa mais atrativa, implantar o ensino integral e evitar que os estudantes abandonem os estudos.

    Com o modelo, parte das aulas deveria ser comum a todos os estudantes do País, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na outra parte da formação, os próprios alunos poderiam escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. A oferta desses itinerários, entretanto, depende da capacidade das redes de ensino e das escolas.

    Sobre o Enem, Camilo Santana explicou que nenhuma alteração na prova ocorrerá em 2023. Como o ano letivo já está em andamento e corresponde à implantação do Novo Ensino Médio para alunos do segundo ano, não há mudanças imediatas para as escolas que já promoveram as adaptações.

     *Com informações de Agência Brasil.


    Leia mais:

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado