Como selecionar as produções no módulo de destaques na Plataforma Sucupira?

Redação • 12 de julho de 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    O prazo para o Coleta Capes referente às informações de 2020 já terminou, mas ainda restam algumas fases antes do fechamento da avaliação quadrienal referente aos anos de 2017 a 2020. Entre eles está o novo módulo de destaques na Plataforma Sucupira, cuja submissão vai até 22 de julho de 2021 .

    A consolidação de informações sobre as pós-graduações stricto sensu no Brasil, realizada na Plataforma Sucupira , contribui para a análise da produção acadêmica em território nacional.

    Em resumo, anualmente os programas de pós-graduação enviam suas informações acadêmicas para a Capes. A cada quatro anos passam por um processo robusto de avaliação sobre a evolução dos seus indicadores em relação a períodos anteriores, o que possibilita a sua mudança de conceito.  O resultado também serve de base para definir o destino de financiamentos e bolsas de estudo, por exemplo.

    Entendendo o módulo destaques

    Até início de 2021, cada PPG (Programa de Pós-Graduação) podia selecionar anualmente até dez produções mais relevantes. Essa função, porém, foi desabilitada em abril. Ela deu lugar ao módulo de destaques na Plataforma Sucupira. Ele permite comprovar o impacto de um programa e sua trajetória através dos destaques dos seus produtos mais significativos do quadriênio – não mais do ano – dentre as submissões realizadas no Coleta Capes.

    “Os programas de pós-graduação têm a oportunidade de destacar muito mais produtos e com um leque mais diverso, englobando além das produções bibliográficas e técnicas, a indicação dos egressos e das teses e dissertações mais relevantes”, explica Daiane Folle, consultora da Plataforma A.

    No Coleta Capes, o módulo de destaques está estruturado em 5 eixos:

    Produções para classificação : Trata das produções bibliográficas, técnicas, artísticas e eventos do quadriênio.

    Egressos : São indicados alunos com trajetórias que merecem destaque devido às suas histórias de formação. Se o PPG é novo e não excede o máximo de egressos pedidos, o coordenador deve destacar todos os egressos.

    Trabalhos de Conclusão : São selecionados trabalhos de conclusão, como teses, dissertações ou equivalentes, no caso da modalidade profissional.

    Produções do ciclo avaliativo : Os programas podem escolher de cinco a dez produções de qualquer tipo e ano do quadriênio em avaliação que representam o programa de pós-graduação.

    Produções dos docentes: É nesta categoria que podem ser destacadas até quatro produções mais relevantes de cada professor permanente que atuou no PPG no quadriênio. A quantidade deve ser proporcional ao tempo que ele esteve no programa como docente permanente durante o período avaliado.

    Seleção dos destaques

    Cada área possui orientações e critérios específicos para a seleção dos destaques – disponíveis no portal da Capes. “Tem áreas que solicitam a indicação de apenas três teses ou dissertações. Outras deixam o programa escolher cinco e outras áreas farão a escolha de forma aleatória dentre todas inseridas na Sucupira ao longo do quadriênio”, explica Folle.

    A escolha dos destaques não pode ser aleatória. Os PPGs devem apresentar justificativas para a seleção de cada produção num campo de até 4 mil caracteres com espaços, podendo, ainda, incluir um arquivo anexo. Antes da criação do módulo de destaque na Plataforma Sucupira não existia essa possibilidade de justificativa das escolhas.

    Folle aponta: “A escolha desses dados é estratégica porque esse é o momento em que precisamos justificar quais são as nossas produções relevantes, aquilo que cada programa fez de melhor. E quanto mais evidências a gente tiver, melhor.”

    Por fim, as instituições devem destacar as produções com mais pontos a favor, como recebimento de financiamento externo e premiações, exposição na mídia, trabalho em conjunto com outros grupos de pesquisa nacionais ou internacionais, registro de patente e capacidade de replicação em grande escala. Ainda devem ser considerados os produtos com maior grau de inovação ou impacto na sociedade.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado