MEC autoriza abertura do primeiro curso de Psicologia EAD do Brasil

Luiz Eduardo Kochhann • 15 de julho de 2022

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura do primeiro curso de Psicologia na educação a distância (EAD). A graduação seria ofertada pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), uma instituição de ensino superior (IES) mantida pelo grupo Ser Educacional.  

    A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (14). A IES poderá ofertar até 2 mil vagas anuais em Psicologia EAD. Segundo o diretor corporativo de EAD da Ser Educacional, Enzo Moreira, as vagas estarão disponíveis ainda no segundo semestre deste ano.

    “Estamos prontos para iniciar a captação de alunos já em 2022/2. Foram quatro anos de preparação para chegar a este momento”, afirma Moreira.

    Fundada com o status de faculdade em 2003, a UNINASSAU foi comprada pela Ser Educacional – considerada a maior rede educacional do Nordeste – em 2008. Há dez anos, a IES conquistou o credenciamento como centro universitário.

    Prédio da Uninassau em Pernambuco, Recife (Foto: Reprodução)

    Prédio da UNINASSAU, primeira IES brasileira autorizada a ofertar o curso de Psicologia EAD. Foto: Reprodução

    Psicologia EAD

    Segundo o Censo da Educação Superior , o curso de Psicologia é o sexto mais procurado pelos estudantes brasileiros. Em 2020, ano do último levantamento do MEC, foram realizadas pouco mais de 275 mil matrículas na graduação, que é ofertada em cerca de 560 instituições de ensino superior.

    Apesar da alta procura, não havia cursos de Psicologia EAD em funcionamento no Brasil. No fim do ano passado, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) emitiram uma nota conjunta na qual reafirmam serem contrárias ao ensino 100% a distância na área.

    O quadro deve mudar a partir da autorização recebida pela UNINASSAU, o que irá abrir as portas para novos pedidos de credenciamento pelas IES brasileiras. Até então, elas podiam ofertar apenas entre 20% e 40% da carga horária a distância em graduações presenciais.

    Segundo Gustavo Hoffmann, fellow da Universidade de Harvard, o potencial de matrículas da Psicologia EAD é o dobro da presencial. Isso significa que, em um ciclo de 5 a 10 anos, a graduação a distância pode chegar ao número de 500 mil matrículas – o que tornaria Psicologia o maior curso do Brasil somando alunos do presencial e do EAD.

    “Esse movimento aconteceu em licenciaturas, gestão e, certamente, acontecerá no Direito, quando os processos dos cursos EAD forem publicados. A diferença do Direito para a Psicologia é que, para a Psicologia, o jogo já começou”, projeta Hoffmann.

    Por Luiz Eduardo Kochhann

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado