Estudar por meio de práticas utilizadas no dia a dia proporcionam um conhecimento sólido e envolvente aos estudantes. E é sobre isso que tratam o editor-chefe do Buck Institute for Education (BIE), John Larmer, e a professora emérita nacional do PBLWorks do BIE, Susie Boss, no e-book Ensino Baseado em Projetos – Como Criar Experiências de Aprendizagem Sólidas e Envolventes.
O exemplar foi lançado originalmente em 2018 na língua inglesa com o título “Project Based Teaching: How to Create Rigorous and Engaging Learning Experiences” e traduzido este ano para o português pelo Grupo +A Educação, com versão impressa prevista para 2024 e selo Penso.
A publicação busca levar aos docentes as estratégias para uma instrução de alta qualidade, com padrão-ouro da aprendizagem baseada em projetos (ABP ou PBL, na sigla em inglês), trazendo percepções e sugestões de diversos educadores reconhecidos.
Aprendizagem baseada em projetos
De acordo com a obra, o ensino baseado em projetos visa entregar ao aluno uma aula dinâmica, propondo resoluções ao invés de uma exposição passiva. Ou seja, o discente aprende fazendo, e é isso que os docentes convidados a colaborar exemplificam durante os capítulos, expondo as suas implementações dentro das salas de aula.
O método é um antigo aliado dos lecionadores, com o primeiro uso do termo datado em 1918. Nele, os estudantes se desenvolvem averiguando questões da vida real, mas com a elaboração das respostas voltadas a um grande projeto.
As tarefas são complexas e estruturadas, permeando objetivos e uma trilha de aprendizagem definida desde o início. É um mecanismo multidisciplinar e extenso. Larmer e Boss explicam um pouco dessa metodologia no podcast do PBLWorks, também disponível para tradução no site da instituição:
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Os critérios para uma ABP de alta qualidade
A publicação “Ensino Baseado em Projetos – Como Criar Experiências de Aprendizagem Sólidas e Envolventes” apresenta um modelo de ABP considerado de excelência por seus escritores e colaboradores, listando logo no início como a obra reflete esse tipo de conhecimento. Confira:
Desafio intelectual e desempenho
Os estudantes aprendem profundamente, pensam criticamente e buscam a excelência.
Autenticidade
Os alunos trabalham em projetos que são significativos e relevantes para a sua cultura, suas vidas e seu futuro.
Produto público
A solução dos discentes é apresentada, discutida e criticada publicamente.
Colaboração
Os alunos cooperam uns com os outros pessoalmente ou tele presencialmente e/ou recebem orientação de mentores e especialistas adultos.
Gerenciamento de projetos
Os estudantes usam um processo de gerenciamento de tarefas que lhes permite prosseguir efetivamente do início à conclusão do plano.
Reflexão
O aluno pensa sobre o que desenvolveu e praticou ao longo do exercício.
Ferramentas tecnológicas
Para cursos da modalidade de educação a distância (EaD), o e-book ainda dispõe de opções virtuais de auxílio para os professores, como apresenta Tom Neville, educador de História dos anos finais do ensino fundamental.
A filosofia do lecionador para aderir a tecnologia ao ensino baseado em projetos é simples. “Não se trata da modernização ou de qualquer aparato em particular, mas de utilizar na hora e lugar certos”, diz Neville.
Ensino Baseado em Projetos – Como Criar Experiências de Aprendizagem Sólidas e Envolventes
Editora: Penso
Ano: 2023
Páginas: 230
Preço: R$84,00
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