

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
O Enade 2020 será prorrogado por no mínimo um ano, anunciou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Nesta segunda-feira (26), cinco meses depois da data marcada para a prova, o órgão informou que o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes deve ocorrer em novembro de 2021 .
A data da prova não foi estipulada. Ela só deve ser divulgada em junho, quando for publicado o edital que oficializa a mudança.
A decisão atinge cerca de 470 mil estudantes vinculados a 30 diferentes áreas que compõem o chamado Ano II do Ciclo Avaliativo ( confira a lista de cursos ao fim do texto ). Já o Enade dos cursos do ciclo III, que seriam avaliados em 2021, será aplicado em 2022 simultaneamente com os do ciclo I.
O Enade é o principal indicador brasileiro de performance das instituições de ensino superior (IES) . Aplicado todos os anos desde 2004, o exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia em relação às diretrizes curriculares, além do desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação e o nível de atualização dos estudantes.
A cada ano, um conjunto diferente de cursos é avaliado. Esse grupo de cursos é conhecido como Ano I, Ano II e o Ano III do Ciclo Avaliativo.
Por meio do desempenho dos estudantes , as instituições verificam o andamento dos projetos pedagógicos. O governo federal também utiliza a nota para desenhar políticas públicas de educação. E classificar as IES numa escala de 1 a 5.
O conceito 3 é uma espécie de média. Os que obtiveram bom ou ótimo desempenho recebem os conceitos 4 ou 5.
O Enade deveria ter sido aplicado em 22 de novembro de 2020. Mas acabou adiado devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19 e o impacto da crise sanitária no cronograma de aulas das instituições de ensino superior (IES) de todo o país.
A previsão inicial era aplicar o exame em junho de 2021 , o que não se confirmará. À Agência Brasil, o Inep confirmou que o Enade de 2020 deve ser aplicado em novembro de 2021.
Contudo, a autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) também reconheceu que pode voltar alterar a data do Enade. Tudo dependerá da situação da pandemia no país.
Dezessete cursos de licenciatura, dez de bacharelado e três de tecnologia devem ser avaliados na aplicação do Enade ao Ano II do Ciclo Avaliativo. Aqui estão eles:
Por Redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE