Ensino SuperiorMetodologias de Ensino

Os desafios e soluções para o ensino de Engenharia na América Latina

0

No século 21, o uso da tecnologia ganhou relevância como vetor para a solução de problemas na educação e no trabalho. No ensino de Engenharia, não poderia ser diferente, uma vez que as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) para os cursos da área estão baseadas em aspectos como educação digital e formação de competências socioemocionais.

Nesse cenário, um dos principais desafios das instituições de ensino superior (IES) é ensinar para alunos nativos digitais. Além disso, as IES precisam acompanhar as tendências de aplicação de novas tecnologias e atender às exigências do mercado de trabalho por soft skills como iniciativa, criatividade, liderança e trabalho em equipe.

Com isso em mente, reitores, diretores acadêmicos, professores, estudantes, edtechs e representantes do setor de toda a América Latina participaram em setembro, do Encontro Internacional de Educação em Engenharia ACOFI (EIEI ACOFI 2022). Realizado pela Associação Colombiana de Faculdades de Engenharia (ACOFI), o evento teve como tema “Novas realidades para o ensino de Engenharia: currículo, tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento”.

O ACOFI (EIEI ACOFI 2022) foi um encontro que estimulou troca de experiências e discussões sobre o futuro do ensino de Engenharia.

Destaque para os laboratórios virtuais

O encontro contou com discussões sobre estratégias de ensino e aprendizagem e a utilização de tecnologias educacionais nos cursos de Engenharia.

Para o consultor afiliado da +A Educação e um dos representantes da Algetec by Plataforma A no evento, Hector Escobar, é fundamental incentivar a troca de experiências entre empresas, governos, organizações e representantes do ensino superior para encarar os desafios e encontrar soluções para o ensino de Engenharia no século 21.

“O perfil atual dos estudantes que estão iniciando suas atividades acadêmicas é de consumidores vorazes de tecnologia. Esta geração tem características particulares que constituem um desafio no mercado de trabalho. Portanto, as IES e seus professores têm um papel importante na preparação destes egressos”, afirma.

laboratorios virtuais labs

Leia mais: Experiências imersivas transformam ensino de engenharia na Uninter

Entre as ferramentas digitais com maior potencial para responder às demandas do setor, estão os laboratórios virtuais, um dos destaques do EIEI ACOFI 2022. Essas plataformas online permitem a simulação de experimentos com alto grau de realismo.

Além disso, os laboratórios virtuais vão de encontro às necessidades dos cursos a distância (EAD) e híbridos, pois as práticas podem ser realizadas pelos alunos em qualquer horário, sem sair de casa. Estes são apenas alguns dos diferenciais Algetec.

“O aluno poderá aprender todos os conceitos das aulas práticas de uma determinada disciplina, utilizando uma linguagem digital e permitindo a interação através de um ambiente intuitivo e gamificado, que gera engajamento no processo de aprendizagem”, explica Escobar.

Ou seja, os laboratórios virtuais possibilitam o estudo de uma série de disciplinas de uma forma dinâmica, divertida e significativa para os estudantes nativos digitais.

“Estamos passando por um processo de transformação nas metodologias de ensino dos cursos de Engenharia. Agora, contamos com o uso das diversas ferramentas tecnológicas que aceleram o processo de aprendizagem”, ressalta Escobar.

ebook experiencia de aprendizagem

Leia mais: Maior acervo global de práticas virtuais para a educação

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.