Os planos da Cruzeiro do Sul para mestrados EAD

Leonardo Pujol • 18 de fevereiro de 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    A experiência com cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado), a crescente demanda de alunos em várias regiões do Brasil e a exigência do mercado por educação continuada estão entre as razões que levaram a Universidade Cruzeiro do Sul  a apostar em mestrados EAD.

    A ideia era avaliada pela IES desde 2017, mas só se concretizou em proposta enviada à Capes dois anos depois – após a regulamentação da modalidade a distância para mestrados e doutorados. O primeiro projeto em análise é um mestrado EAD em Estudos da Linguagem .

    “Tendo em vista a necessidade da formação de quadros de qualidade para atuar nos diversos níveis de ensino e em outras áreas que demandam um maior conhecimento linguístico, optou-se por um curso em uma área em que a Universidade Cruzeiro do Sul já tem experiência e com resultados bastante expressivos”, Tania Cristina Pithon-Curi, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da instituição, disse ao Desafios da Educação .

    Tania Cristina Pithon-Curi, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul. Créditos: divulgação

    “É uma opção que considera, em particular, a imperiosa necessidade de os cursos de mestrado engajarem-se na melhoria do ensino básico.”

     Segundo a Capes, órgão ligado ao MEC que regula a pós-graduação no país, a deliberação dessa e de outras propostas de mestrado a distância devem ocorrer a partir de abril de 2020 . No total foram 17 submissões do tipo à Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN).

    Se o projeto da Cruzeiro do Sul for deferido, a ideia é implementar o curso de forma gradual – começando pelo Campus Liberdade e pela sede da Cruzeiro do Sul Virtual, no Tatuapé, ambas na capital paulista.

    Na última década, o mestrado em Linguística – do qual deriva o mestrado EAD em Estudos da Linguagem – titulou 171 alunos. Nesse período, a Cruzeiro do Sul tem figurado entre as melhores universidades privadas do país em pesquisa científica – segundo o RUF, o Ranking Universitário Folha. A instituição também obteve o conceito 5 do MEC no quesito EAD.

    Campus Liberdade da Universidade Cruzeiro do Sul.

    A expectativa para os Mestrados EAD

    A interiorização da pós-graduação no país entre as vantagens da nova modalidade de cursos strictu sensu, conforme especialistas. Isso tende a diminuir a necessidade de deslocamento, custos e tempo de permanência dos alunos nos grades centros.

    Arte: Capes.

    O alternativa é de grande interesse, especialmente para a população das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país –  segundo dados de pesquisa da plataforma Google Trends. Já a Capes entende que os cursos de mestrado EAD ajudarão na formação continuada de professores, melhorando a qualidade do ensino básico no país.

    A modalidade a distância para mestrados e doutorados foi regulamentada pela Capes em dezembro de 2018, mas somente propostas de mestrado foram aceitas no ano seguinte. A solicitação para criação de doutorado a distância só será liberada após a primeira avaliação dos cursos de mestrado.

    Além da Cruzeiro do Sul, os grupos Yduqs (antiga Estácio) e Ser Educacional também manifestaram interesse na modalidade. É preciso atender uma série de critérios para a aprovação do curso, o que inclui ter IGC igual ou superior a 4.

    Sobre a Cruzeiro do Sul

    A IES pertence à Cruzeiro do Sul Educacional, que está entre os cinco maiores grupos de ensino superior do país. A empresa tem entre os acionistas o GIC, fundo soberano de Singapura (com cerca de 40%), além das famílias Figueiredo e Padovesi.

    Entre as marcas do grupo estão instituições de ensino fundamental, técnico e superior, como Unifran, UDF, FASS, Cenusp e Cruzeiro do Sul Virtual – que tem cerca de 1 mil polos EAD no país.

    O grupo passa por um forte processo de expansão no ensino superior, através de aquisições. Em 2018, comprou os centros universitários Unipê, de João Pessoa (PB), e FSG, de Bento Gonçalves (RS). No ano seguinte, a IES adquiriu a Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes (SP), e mais recentemente a Universidade Positivo, do Paraná.

    Por Leonardo Pujol

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado