Ensino Superior

É indicado usar o mesmo conteúdo para EaD e presencial?

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A resposta para a pergunta do título é simples: não. Ao planejar aulas online e presenciais, é importante considerar as diferenças entre os formatos e como aproveitar melhor cada um deles.

Tanto no ensino presencial quanto na educação a distância (EaD), o conteúdo pedagógico deve ajudar a conduzir o aprendizado, apresentando a teoria e promovendo o entendimento por meio de situações aplicáveis.

Porém, na EaD os materiais didáticos também se tornam um importante canal de comunicação entre professor e estudante. Para que essa comunicação seja eficiente, o papel de cada mídia deve ser estrategicamente definido.

Vale destacar que, apesar das diferenças, existem pontos de convergência entre os dois modelos. Assim, é possível aproveitar algumas estratégias em comum.

Cada formato de aula pede uma metodologia e um estilo próprio. Crédito: Francisco Emolo/ USP Imagens.

Por que não utilizar o mesmo conteúdo do presencial na EaD?

Na educação a distância, a ausência do contato direto com o professor faz com que os recursos didáticos precisem ser ainda mais bem planejados, proporcionando ao estudante o empoderamento da autoaprendizagem. Por esse motivo, a preparação para a aula no digital requer alguns cuidados adicionais, como:

Divisão do conteúdo

O conteúdo na EaD deve sugerir ao aluno uma trilha de aprendizagem. Essa trilha vai ser o caminho virtual para o desenvolvimento intelectual do estudante. É o professor que seleciona os conteúdos e ferramentas que permitam diferentes formas de aprender, garantindo a qualidade do ensino.

Multimeios didáticos

Como o professor não estará presente, é necessário que o sistema de educação a distância provenha ao aluno a maior quantidade possível de recursos didáticos. Vídeos, podcasts, slides, mapas conceituais, infográficos e objetos interativos devem ser oferecidos nos módulos, já que os estudantes são diferentes e o modo de cada um aprender também.

Conteúdo

Na EaD, é importante que o conteúdo seja desenhado de acordo com a tecnologia que pretende se utilizar como plataforma de compartilhamento desse material. Não que o conteúdo em si mude, mas sua forma é que ganha mais plasticidade para gerar uma experiência de aprendizagem significativa.

Dicas para o planejamento das aulas em ambos os formatos

Apesar das diferenças, existem, sim, alguns pontos de convergência entre os formatos.  Confira quatro dicas que podem ser úteis para o preparo das aulas em ambos:

Objetivos claros

Defina os objetivos de aprendizagem que deseja alcançar com a aula, independentemente do formato. Isso ajudará a direcionar o planejamento e garantir que o conteúdo seja significativo.

Organização do conteúdo

Divida o conteúdo em tópicos ou módulos, tornando-o mais acessível e fácil de acompanhar. Ao fazer essa segmentação, é possível trabalhar com uma progressão sequencial, em que os estudantes consolidam conhecimentos e habilidades conforme avançam nos tópicos.

Interatividade

A comunicação aberta entre os estudantes é uma excelente forma de trocar conhecimentos, e no formato online ela também deve existir. Para isso, utilize ferramentas digitais, fóruns de discussão, e-mails e chats, além de manter uma comunicação clara e constante com os alunos.

Recursos multimídia

Mesmo no presencial você não precisa ficar preso a uma aula expositiva. Utilize diferentes recursos multimídia, principalmente interativos, que tornam as aulas mais envolventes. Vídeos, imagens, áudios e apresentações também diversificam o conteúdo.

Como fazer na EaD?

É importante pensar na adaptabilidade do conteúdo, criando materiais de aprendizagem que possam ser facilmente acessados e visualizados online.

As professoras Maria Lúcia Neder e Lucia Helena Possari, no artigo Oficina para produção de material impresso, chamam atenção para as funções que um material didático assume na educação a distância:

  • Promover o diálogo permanente, ou seja, o material didático deve ser elaborado pensando-se em estabelecer um diálogo constante com o estudante;
  • Orientar o estudante em atividades de leitura, pesquisa e trabalhos que demandem interação com colegas e professores;
  • Motivar a aprendizagem e ampliar os conhecimentos do estudante sobre os temas trabalhados;
  • Possibilitar a compreensão crítica dos conteúdos, de modo que o estudante reflita sobre o que está aprendendo.

Cada formato de aula tem características distintas e oferece oportunidades únicas de aprendizagem. Enquanto nas aulas online há flexibilidade de tempo e espaço, as aulas presenciais favorecem o diálogo e o trabalho em grupo.

É preciso adaptar e planejar o conteúdo e sua abordagem de acordo com as especificidades de cada modelo, aproveitando ao máximo as vantagens que cada um oferece.

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