

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
A resposta para a pergunta do título é simples: não. Ao planejar aulas online e presenciais, é importante considerar as diferenças entre os formatos e como aproveitar melhor cada um deles.
Tanto no ensino presencial quanto na educação a distância (EaD), o conteúdo pedagógico deve ajudar a conduzir o aprendizado, apresentando a teoria e promovendo o entendimento por meio de situações aplicáveis.
Porém, na EaD os materiais didáticos também se tornam um importante canal de comunicação entre professor e estudante. Para que essa comunicação seja eficiente, o papel de cada mídia deve ser estrategicamente definido.
Vale destacar que, apesar das diferenças, existem pontos de convergência entre os dois modelos. Assim, é possível aproveitar algumas estratégias em comum.
Cada formato de aula pede uma metodologia e um estilo próprio. Crédito: Francisco Emolo/ USP Imagens.
Na educação a distância, a ausência do contato direto com o professor faz com que os recursos didáticos precisem ser ainda mais bem planejados, proporcionando ao estudante o empoderamento da autoaprendizagem . Por esse motivo, a preparação para a aula no digital requer alguns cuidados adicionais, como:
O conteúdo na EaD deve sugerir ao aluno uma trilha de aprendizagem. Essa trilha vai ser o caminho virtual para o desenvolvimento intelectual do estudante. É o professor que seleciona os conteúdos e ferramentas que permitam diferentes formas de aprender, garantindo a qualidade do ensino.
Como o professor não estará presente, é necessário que o sistema de educação a distância provenha ao aluno a maior quantidade possível de recursos didáticos. Vídeos, podcasts, slides, mapas conceituais, infográficos e objetos interativos devem ser oferecidos nos módulos, já que os estudantes são diferentes e o modo de cada um aprender também.
Na EaD, é importante que o conteúdo seja desenhado de acordo com a tecnologia que pretende se utilizar como plataforma de compartilhamento desse material. Não que o conteúdo em si mude, mas sua forma é que ganha mais plasticidade para gerar uma experiência de aprendizagem significativa.
Apesar das diferenças, existem, sim, alguns pontos de convergência entre os formatos. Confira quatro dicas que podem ser úteis para o preparo das aulas em ambos:
Defina os objetivos de aprendizagem que deseja alcançar com a aula, independentemente do formato. Isso ajudará a direcionar o planejamento e garantir que o conteúdo seja significativo.
Divida o conteúdo em tópicos ou módulos, tornando-o mais acessível e fácil de acompanhar. Ao fazer essa segmentação, é possível trabalhar com uma progressão sequencial, em que os estudantes consolidam conhecimentos e habilidades conforme avançam nos tópicos.
A comunicação aberta entre os estudantes é uma excelente forma de trocar conhecimentos, e no formato online ela também deve existir. Para isso, utilize ferramentas digitais, fóruns de discussão, e-mails e chats, além de manter uma comunicação clara e constante com os alunos.
Mesmo no presencial você não precisa ficar preso a uma aula expositiva. Utilize diferentes recursos multimídia, principalmente interativos, que tornam as aulas mais envolventes. Vídeos, imagens, áudios e apresentações também diversificam o conteúdo.
É importante pensar na adaptabilidade do conteúdo , criando materiais de aprendizagem que possam ser facilmente acessados e visualizados online.
As professoras Maria Lúcia Neder e Lucia Helena Possari, no artigo Oficina para produção de material impresso , chamam atenção para as funções que um material didático assume na educação a distância:
Cada formato de aula tem características distintas e oferece oportunidades únicas de aprendizagem. Enquanto nas aulas online há flexibilidade de tempo e espaço, as aulas presenciais favorecem o diálogo e o trabalho em grupo.
É preciso adaptar e planejar o conteúdo e sua abordagem de acordo com as especificidades de cada modelo, aproveitando ao máximo as vantagens que cada um oferece.
Leia mais:
Por Bibiana Bratti
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE