

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Nos dias 17 a 18 de novembro de 2020 ocorreu, virtualmente, o Colóquio Internacional Processos Educacionais e Tecnologias Digitais: Desafios em Tempos de (Pós) Pandemia .
O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e pela Área do Conhecimento de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e teve como objetivo reunir educadores interessados em refletir acerca dos desafios enfrentados no período de e pós-pandemia de coronavírus, quando da condução de processos educacionais apoiados em tecnologias digitais.
Renomados palestrantes nacionais e internacionais, dos Estados Unidos e de Portugal, participaram do encontro. Entre os temas discutidos estavam:
O evento foi transmitido pelo canal EAD UCS no YouTube.
Além do apoio dos técnicos do Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais (CINTED) da UCS, coordenados pela Maria de Fátima Webber do Prado Lima, o evento contou com o suporte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), do Instituto Casa Grande, da Assistiva Tecnologia e Educação, do Grupo A Educação e do Escritório Education USA. A apresentação foi realizada pela mestre de cerimônia Márcia Quadros e todas as palestras dispunham de tradutores-intérpretes de Libras, do Programa de Integração e Mediação do Acadêmico (PIMA) da UCS: Ana Lúcia Gil Terres, Aline Cardoso da Silva, Cristiane Casara, Ediele Araujo, Greice Boschetti e Natali Bonetti.
Na abertura dos dois dias ocorreram apresentações culturais. No dia 17, Kauan Boell Cerbaro apresentou um pot pourri da cultura gaúcha por meio de gaita, uma vez que o evento online recebeu participantes de todo o Brasil e palestrantes internacionais.
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UCS e do evento, professora Carla Beatris Valentini; Intérprete de Libras; palestrante Viviane Mosé e o responsável pela comissão organizadora do evento, o pós-doutorando Ygor Corrêa. Créditos: Print da tela de transmissão.
No dia 18, foi exibido um vídeo produzido pelos estudantes do CETEC, do Ensino Médio e Técnico profissionalizante, mantido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul. O vídeo fez homenagem ao maestro João Carlos Martins, sendo um recorte das 6 horas, distribuídas em 3 noites de apresentações, organizadas pelos estudantes durante evento conhecido como “CETEC Festival”.
Este foi realizado durante 24 anos, presencialmente, em um teatro e em 2020, em razão da pandemia, foi reinventado, mas manteve a autonomia e o protagonismo dos estudantes no processo de criação e aprendizagem, com a orientação de seus professores, também explorando as tecnologias digitais.
A abertura do evento contou com a participação do professor, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Juliano Rodrigues Gimenez, representando a UCS; da professora Nilda Stecanela, pró-reitora acadêmica da UCS; da professora Lilia Kanan, pró-reitora de pesquisa, extensão e pós-graduação da Uniplac; do diretor da Área do Conhecimento de Humanidades, professor Everaldo Cescon; do coordenador de pós-graduação stricto sensu da UCS, professor Fabiano Larentis; do coordenador do programa de pós-graduação em educação da Uniplac, professor Jaime Dresch; da coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UCS e do evento, professora Carla Beatris Valentini; e do responsável pela comissão organizadora do evento, o pós-doutorando Ygor Corrêa.
A palestra de abertura, às 14h do dia 17 de novembro, foi proferida pela professora Viviane Mosé . Poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, mestre e doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abordou os desafios educacionais frente à pandemia.
Em seguida, as professoras Vanice dos Santos e Madalena da Silva, do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniplac, fizeram a apresentação dos palestrantes e a mediação da palestra “Do Ensino Remoto ao Ensino Híbrido” , exposta pelo professor José António Marques Moreira , pós-doutor em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologias Educacionais e da Comunicação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e doutor em Ciências Sociais-Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra; e pelo professor Fernando de Mello Trevisani , Mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática e especialista em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia.
Palestrante professor José António Marques Moreira; Palestrante professor Fernando de Mello Trevisani, Intérprete de Libras; Mediadoras professoras do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniplac: Vanice dos Santos e Madalena da Silva.
A segunda palestra, das 17h às 19h, intitulada “Tecnologia Assistiva e a Pessoa com Deficiência” , foi proferida por Rita De Cássia Reckziegel Bersch , Mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com pesquisa no tema da Tecnologia Assistiva, sócia fundadora da Assistiva Tecnologia e Educação e presidente da International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC-Brasil); e por Renata Costa de Sá Bonotto , Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), faz parte do conselho consultivo e científico da ISAAC-Brasil. Neste momento a mediação foi realizada pela fonoaudióloga e psicopedagoga no espaço clínico Crer e Criar, Caroline Carminatti Scussiatto, e da pós-doutoranda e professora Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Adriana Ferreira Boeira.
Mediadora professora do IFRS Adriana Ferreira Boeira; Palestrante professora Rita De Cássia Reckziegel Bersch; Mediadora fonoaudióloga e psicopedagoga Caroline Carminatti Scussiatto; Intérprete de Libras; Palestrante professora Renata Costa de Sá Bonotto.
No dia 18 de novembro, das 14h às 16h, sob a mediação das professoras do Programa de Pós-graduação em Educação da UCS Carla Beatris Valentini e Claudia Bisol, a palestra “ Do Acesso ao Conteúdo Digital à Aquisição de Libras” contou com a exposição de Ronice Müller de Quadros , docente e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Pós-doutorado na Harvard University e Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); e de Mariana de Lima Isaac Leandro Campos , Doutora em Educação Especial e professora da Universidade Federal de São Carlos.
Mediadora professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UCS Claudia Bisol; Palestrante professora Mariana de Lima Isaac Leandro Campos; Intérprete de Libras; Palestrante professora Ronice Müller de Quadros.
A última palestra do evento, das 18h às 20h, “Metodologias Ativas na e Pós Pandemia” , com a tradução consecutiva da professora Sabrina Bonqueves Fadanelli, da Education USA , teve a exposição de Jonathan Bergmann , Mestre Tecnologia Educacional, desenvolvedor do método de sala de aula invertida e professor de química da Houston Christian High School , em Houston, no Texas, nos Estados Unidos da América; e do professor José Manuel Moran , Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, pesquisador, conferencista e orientador de projetos de transformação da educação com metodologias ativas e modelos híbridos. A mediação foi feita pela professora Cristina Maria Pescador e pelo professor pós-doutorando Ygor Corrêa, do Programa de Pós-graduação em Educação da UCS.
Mediadora professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UCS Cristina Maria Pescador; Intérprete de Libras; Palestrante professor Jonathan Bergmann; Palestrante professor José Manuel Moran Costas.
Em todas as palestras houve espaço para perguntas, registradas pelos participantes no chat de conversação do YouTube, com o intuito de proporcionar um diálogo com os convidados.
Ao final das palestras, sob responsabilidade de Lilibth Wilmsen, Arlene Arruda, Caroline Kloss e Márcia Boell, foram realizados sorteios dos livros “Ensino híbrido” de Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani; “Dificuldades de aprendizagem de A a Z: guia completo para educadores e pais” de Corinne Smith e Lisa Strick, “Língua brasileira de sinais e tecnologias digitais” de Ygor Corrêa e Carina Rebello Cruz, “Língua de herança: língua brasileira de sinais” de Ronice Müller de Quadros, “Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa” de Jonathan Bergmann e coleção “Desafios da Educação” de Rui Fava, Lilian Bacich, José Moran, Jonathan Bergmann, Fausto F. Camargo, Thuinie M. Daros e Ricardo Fragelli.
Também, ao final de cada palestra foi informado, pelo chat do canal de transmissão, o link do formulário para registro das presença e avaliação do encontro pelos participantes.
Todos os inscritos receberam cupom de 40% de desconto para compra de livros de qualquer dos selos da editora Grupo A. Foram conferidos certificados digitais, enviados por e-mail, aos participantes inscritos, totalizando 10 horas válidas como atividades complementares.
A comissão organizadora agradece a participação de todos àqueles que possibilitaram a realização deste Evento, apoiadores, participantes e convidados.
Por Redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE