XV CBESP

Ministro Camilo Santana abre o CBESP nesta quarta-feira

0

Com o tema “Liderança inovadora: o desafio da educação superior” e diversos nomes de peso na programação, começa nesta quarta-feira (24) o 15º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP). Promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, o evento deste ano será realizado no Tauá Resort Alexânia, em Goiás.  

A sessão solene de abertura, às 17h, ficará a cargo do ministro da Educação, Camilo Santana, além de dirigentes do Fórum e outros convidados especiais, como o presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo. Às 18h, será realizada a palestra magna de abertura, com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva

Ministro da Educação, Camilo Santana, estará presente no evento.  Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil”.

De acordo com a organização do Congresso, a presença de autoridades de primeiro escalão do governo federal reflete o momento atual de reorganização do sistema educacional brasileiro, tanto pelo fim da pandemia quanto pelas perspectivas diferentes dos novos gestores. A ideia é promover uma discussão propositiva sobre as políticas públicas do setor para os próximos anos. 

“Nós precisamos discutir que tipo de líderes a educação superior precisa, que sejam capazes de atravessar esse momento crítico da nossa história e construir uma ponte para o futuro”, afirma Celso Niskier, secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).  

“Com boas lideranças, a educação terá um futuro. E a inovação, sem dúvidas, é um ponto importante, pois o líder de hoje precisa pensar em como adaptar a sua instituição para as necessidades pós-pandemia”, complementa o gestor. 


Leia mais:  


Networking e formação de líderes 

Realizado de forma itinerante, o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular já passou por várias cidades do Brasil, de Gramado (RS) a Alagoas (MA). Alexânia, a sede de 2023, fica a apenas 50 minutos do Distrito Federal. “Uma das partes mais tradicionais do nosso Congresso é o networking, e desta vez será ainda maior, já que faremos o primeiro CBESP do Cerrado, em um local muito próximo a Brasília”, ressalta Niskier. 

O objetivo, segundo ele, é reunir instituições de ensino superior (IES) de todas as regiões – e também de diferentes tamanhos e tipos. “Sempre temos uma diversidade institucional muito bem representada no CBESP. Para o mantenedor de uma instituição pequena, é uma oportunidade de se relacionar com outras instituições e entender um pouco sobre como o mercado está se posicionando, fazer benchmarking, desenvolver relacionamentos e estabelecer parcerias”, acredita.  

Em um cálculo aproximado, o secretário executivo do Fórum estima que o País tem aproximadamente 50 mil líderes educacionais que precisam estar conectados a inovações e tecnologias mais atuais. “Se pensarmos que são 2.500 instituições de educação superior no Brasil, cada uma com três ou quatro dirigentes, além de mais de 40 mil cursos, cada um com um coordenador, temos um potencial de 50 mil gestores em todo o Brasil. Eles precisam conhecer as novas ferramentas de liderança e posicionamento do líder educacional e, principalmente, como estimular a inovação nas suas instituições”, diz.  

Presencialmente, o evento reunirá 500 líderes educacionais, mas seu alcance vai além. Transmitido ao vivo pela internet, o CBESP vem alcançando cerca de 4 mil visualizações em todas as regiões do Brasil, em cidades dos Estados Unidos e do Canadá e em vários países da América Latina e da Europa. 

A Plataforma A estará presente no Congresso, onde terá um estande para receber os participantes e no qual lançará a sua nova solução de aprendizagem para as IES – que promete revolucionar a forma de ensinar, aprender e gerenciar o ensino superior.  

O XV CBESP vai até sexta-feira (26), com transmissão ao vivo pelo YouTube. A exceção serão os workshops, exclusivos para os participantes presenciais. Confira mais informações e a programação completa no site do evento.


Leia mais: 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.