Posso perder a bolsa de estudos se não fizer as tarefas online durante a quarentena?

Leonardo Pujol • 23 de abril de 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Ensino a distância: pandemia criou novo normal na educação. As bolsas de estudo estão em risco. Crédito: Pexels.

    Pandemia de coronavírus, que criou novo normal na educação, põe bolsa de estudos em risco? Crédito: Pexels.

    Para preservar a bolsa de estudos em uma instituição de ensino particular, exige-se bom desempenho do aluno. Notas baixas, e até medianas, podem acarretar na perda do benefício.

    Mas como manter a excelência durante uma pandemia? Se até professores precisaram aprender como conduzir aulas pela internet, não é de se admirar que alunos, pais e mães enfrentem dificuldades para sustentar um nível adequado de aprendizagem enquanto as escolas seguem fechadas.

    Nesse contexto, uma dúvida que surge é: Corro risco de perder a bolsa de estudos particular se não conseguir concluir as tarefas enviadas virtualmente pela escola ou pela universidade durante a pandemia do coronavírus?

    Fizemos essa pergunta a dois advogados. Estas são suas respostas.


    – Luis Felipe Silveira , advogado head do grupo de Direito Contratual e sócio do escritório Finocchio&Ustra de Campinas.

    “De modo geral, a manutenção de bolsa de estudos está condicionada a fatores como assiduidade e desempenho do aluno. É evidente que se a escola disponibiliza todas as ferramentas e meios para que o aluno possa acompanhar o conteúdo e ser avaliado, há sim um risco de o benefício ser extinto. No entanto, outros aspectos devem ser considerados nessa análise, como conectividade e nível de acesso.

    Embora essa diversidade seja sentida com mais força no ensino público, é também possível que haja disparidades quanto à conectividade e acesso no ensino privado. Nesse caso, haveria uma barreira quanto à frequência e mesmo em relação ao acompanhamento/absorção de conteúdo. É importante que as instituições de ensino estejam sensíveis a esses aspectos antes de exercer direitos contratuais de extinção de bolsa de estudo.”

    – Luiz Fernando Salles Giannellini , sócio fundador do escritório Salles Giannellini Advogados e professor convidado da ESA – Escola Superior da Advocacia/SP, na área de Direito Educacional.

    “Não existe uma resposta padronizada. É necessário uma análise mais detalhada de cada caso. Para saber se existe risco é necessário verificar se a bolsa (1) está condicionada ao atingimento de índices de desempenho, mediante apresentação de regras claras e destacadas, (2) se o Projeto Político Pedagógico contemplava a utilização obrigatória desse tipo de recurso online e (3) se os recursos tecnológicos foram disponibilizados de forma apropriada,  completa e suficiente.

    Se as condições necessárias para a sua exigência, como as citadas acima, tiverem sido atendidas, poderá haver suspensão e/ou revogação do benefício. Se, por outro lado, tais condições não tiverem sido previstas ou não forem claras, ou se os meios necessários à sua execução não tiverem sido disponibilizados, obviamente, o corte da bolsa de estudos será ilegal.”


    Por Leonardo Pujol

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado