Grupo A passa a se chamar +A Educação e divide operação em três verticais

Leonardo Pujol • 23 de março de 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Objetivo da empresa é ser a melhor plataforma de educação superior e profissional da América Latina

    O Grupo A, uma das maiores empresas de educação do Brasil, está mudando o nome e o formato da sua operação. A companhia, que passa a se chamar +A Educação , divide-se agora em três verticais: Edtech (Plataforma A), Health (Artmed) e Publishing (Grupo A). O objetivo é ampliar o espectro de serviços, criando a melhor plataforma de educação superior e profissional da América Latina.

    Segundo Celso Kiperman, CEO da +A Educação , todas as unidades de negócio vão trabalhar de maneira integrada na nova sede da empresa – localizada no chamado 4º Distrito, polo de economia criativa na região central de Porto Alegre (RS).

    O espaço foi projetado como uma startup. Isto é, conta com governança e áreas abertas que estimulam a inovação e a criatividade. Os mais de 700 funcionários da empresa começaram a trabalhar na nova sede de forma híbrida a partir de fevereiro.

    Projeto do prédio da +A Educação, novo no me do Grupo A Educação.

    Edtech: Plataforma A

    Com as mudanças de sede e de marca, a empresa lançou três verticais de atuação. Na Plataforma A ficam soluções e serviços ligados à tecnologia educacional .

    O portfólio é robusto. Inclui conteúdos imersivos e baseados em metodologias ativas, ambiente virtual de aprendizagem, laboratórios físicos e virtuais, ferramentas de avaliação e gestão de indicadores para melhores resultados acadêmicos, bem como ferramentas de realidade virtual e aumentada, conteúdo para EaD, consultoria e inteligência para captação de alunos via IES ou indicações.

    A empresa também aposta na consolidação da +Campus, cujo modelo de negócio é de parcerias estratégicas. Nele, instituições de ensino superior contratam serviços como a Plataforma A para auxiliar, desenvolver e ofertar programas de ensino a distância – segmento em ascensão no mercado global.

    “Agora, estamos indo além de produtos e tecnologia. O fortalecimento das nossas verticais de consultoria e serviços aproxima cada vez mais a +A Educação das instituições”, diz Luiz Trivelato, diretor da divisão de Edtech da companhia.

    Atualmente, as soluções de tecnologia educacional da Plataforma A alcançam mais de 1 mil instituições de ensino e 3,5 milhões de estudantes.

    Health: Artmed

    A vertical de saúde foi batizada de Artmed – marca de origem do Grupo A, que se consagrou como selo editorial no segmento da saúde. Sob este guarda-chuva ficam as soluções de educação continuada para saúde, o que inclui programas de atualização profissional ( Secad ), cursos digitais, pós-graduação (oferecidos junto com IES e sociedades médicas) e aplicativos point of care.

    “Os profissionais da saúde precisam de atualização constante e queremos ser o provedor desse tipo de informação desde a faculdade”, diz Guilherme Dias, diretor da Artmed. Para isso, a empresa adquiriu em dezembro a Jaleko – startup carioca com foco em estudantes, oferecendo reforço em vídeo para os conteúdos da grade curricular.

    Além de acompanhar o médico ao longo de toda a carreira, a Artmed busca garantir uma sinergia similar e integrada às soluções de Edtech.

    Publishing: Grupo A

    Apesar da troca de nome da holding, o nome Grupo A foi preservado e passa a batizar a vertical dos selos editoriais . São eles: Artmed, Bookman, Penso, AMGH (McGraw-Hill Brasil), Artes Médicas. O Grupo A também distribui os livros da Pearson no Brasil, além de ter várias co-edições com a grande empresa mundial.

    Ao longo de quase 50 anos, o Grupo A publicou mais de 4 mil obras entre livros impressos, eBooks e audiobooks de todas as áreas do conhecimento técnico, científico e profissional. A direção de conteúdo ficará a cargo de Adriane Kiperman, que também é publisher do portal Desafios da Educação .

    A história da +A Educação

    O símbolo “+” parte da premissa de que todas as unidades de negócio se somam e atuam em sinergia. “Juntas, nossas soluções geram melhorias exponenciais no serviço que prestamos”, explica Adriane Kiperman.

    Já a letra “A” foi mantida por fazer parte da história do grupo – que começou como uma livraria, em 1973. Seis anos depois, o fundador Henrique Leão Kiperman transformou o negócio em editora. A então chamada Artes Médicas – mais tarde, Artmed – virou referência no Brasil e no exterior por publicar o melhor conhecimento em medicina, psicologia, educação, administração, engenharia, arquitetura e outras áreas.

    A entrada no segmento de educação continuada para saúde ocorreu em 2003, por meio da parceria com o Secad. Em 2011, o Grupo A adquiriu a empresa de e-learning GSI Online e se tornou representante da plataforma Blackboard no Brasil. Nos anos seguintes, vários outros negócios foram incorporados ao grupo. Em 2018, a Kinea, gestora de fundos de private equity do Itaú, tornou-se sócia da companhia.  Em 2020 o fundo de investimentos Bewater passou também a apoiar o crescimento desta grande plataforma de educação.

    “Estamos vivendo um momento superespecial, com várias mudanças que fazem sentido e nos levam a um caminho para o qual todos estão entusiasmados”, diz Celso Kiperman. A expectativa é internacionalizar a empresa a partir de 2022 e fazer o IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês) em 2024.


    P.s.: clique aqui para ler a carta aberta do CEO da +A Educação, Celso Kiperman.

    Por Leonardo Pujol

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado