No contexto do ensino superior, as trilhas de aprendizagem são essenciais para o desenvolvimento de competências específicas e para manter os estudantes engajados.
Saiba como as trilhas de aprendizagem impactam o ensino superior, os principais benefícios da estratégia e como a versão mais recente da SAGAH pode ajudar a sua instituição.
A nova SAGAH, um sistema da Plataforma A, antes focada em conteúdo para o ensino superior, agora oferece recursos avançados que vão além das aulas tradicionais, proporcionando uma experiência de aprendizagem integrada.
O que é trilha de aprendizagem
Trilhas de aprendizagem são percursos estruturados de aulas que visam desenvolver competências específicas ou alcançar determinados objetivos educacionais.
Elas são compostas por etapas sequenciais que promovem uma aprendizagem gradual e progressiva, permitindo que os estudantes adquiram conhecimento de maneira autônoma.
Projetadas para serem flexíveis, as trilhas de aprendizagem ajustam-se aos estilos e interesses dos estudantes, seja no formato presencial, a distância ou híbrido.
No ensino superior, essa abordagem é fundamental para alinhar os conteúdos acadêmicos com as necessidades do mercado de trabalho.
Por que a trilha de aprendizagem é tão importante
O índice de evasão no ensino superior no Brasil é alarmante, chegando a 57,2%, de acordo com a 14ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicado pelo Instituto Semesp. Essa realidade evidencia a necessidade de estratégias que garantam o acesso e a permanência dos estudantes nas IES.
As trilhas de aprendizagem oferecem aos estudantes a flexibilidade de avançar em seu próprio ritmo e explorar áreas de interesse de forma mais aprofundada. Elas ajudam a otimizar o tempo de estudo ao focar em competências específicas e necessárias para cada curso ou programa.
Ao proporcionar um sentido claro de progresso e conquistas, as trilhas de aprendizagem mantêm os estudantes mais engajados.
Vantagens das trilhas de aprendizagem:
- Engajamento e retenção: ao oferecer um caminho estruturado para que o estudante alcance seus objetivos, as trilhas estimulam o engajamento e, por consequência, contribuem para reduzir a evasão.
- Personalização do aprendizado: os alunos avançam no próprio ritmo e escolhem suas áreas de interesse, o que torna o aprendizado mais relevante e motivador.
Características de uma trilha de aprendizagem eficaz para o aluno
Implementar uma trilha de aprendizagem no ensino superior exige envolver professores e alunos em seu desenvolvimento. Dessa forma, os educadores conseguem coletar feedback continuamente e garantir que as necessidades específicas sejam atendidas.
Para que as trilhas de aprendizagem sejam eficazes, é importante seguir algumas diretrizes:
- Variedade de recursos: a inclusão de textos, vídeos, simulações e estudos de caso permite atender a diferentes estilos de aprendizagem.
- Interdisciplinaridade: incorporar elementos de várias disciplinas ajuda a preparar os estudantes para desafios complexos.
- Avaliações formativas e sumativas: integrar avaliações regulares permite verificar o aprendizado contínuo e validar a aquisição de competências.
- Apoio pedagógico: é essencial oferecer suporte contínuo através de tutores, mentores ou recursos adicionais.
- Adaptabilidade e atualização: as trilhas devem estar sempre atualizadas com novos conhecimentos e tecnologias.
Como ter eficiência na construção das trilhas de aprendizagem
Projetada para atender às demandas do ensino superior, a nova SAGAH otimiza o tempo dos professores e dos profissionais do núcleo de EaD na construção de trilhas de aprendizagem.
Acesso a recursos diversificados e personalizados
Com a SAGAH, os professores podem acessar uma vasta gama de recursos digitais diretamente na plataforma. A curadoria de conteúdos é feita com base nas necessidades específicas dos cursos, economizando tempo e oferecendo materiais de alta qualidade.
Um professor de Engenharia, por exemplo, pode selecionar simulações interativas e estudos de caso que complementem as aulas teóricas, proporcionando uma compreensão mais profunda e prática dos conceitos.
Automação de processos administrativos
A SAGAH automatiza tarefas administrativas, como avaliação e feedback, permitindo que os professores se concentrem no planejamento de aulas e na interação com os alunos.
Ferramentas de correção automática de testes e quizzes liberam tempo dos professores, permitindo um foco maior na orientação individual dos alunos.
Progresso automático
A plataforma oferece insights sobre o acompanhamento dos alunos, com o recurso de progresso automático é possível acompanhar os alunos que estão evoluindo na trilha de aprendizagem e os que não estão.
O aluno que progride +60% têm mais chance de concluir os estudos, de acordo com estudos da Plataforma A. As IES que utilizam a SAGAH possuem um engajamento médio de 70% por parte dos estudantes, o que impacta diretamente na retenção das matrículas.
Feedback personalizado
Além do acompanhamento, a plataforma faz a identificação de áreas que necessitam de melhoria e permite intervenções pedagógicas rápidas.
Veja o seguinte exemplo: um estudante de Medicina está utilizando a plataforma SAGAH e realiza um quiz de anatomia. Imediatamente após completar o quiz, ele recebe feedback detalhado sobre suas respostas, indicando quais questões acertou e quais errou.
Além disso, o retorno inclui explicações sobre as respostas corretas e sugestões de materiais adicionais para estudo.
Isso permite que o estudante identifique rapidamente suas áreas de dificuldade, como determinados sistemas ou estruturas anatômicas. Dessa forma, pode se concentrar na melhoria do desempenho acadêmico.
Conte com a Plataforma A
A nova SAGAH oferece uma solução robusta para instituições de ensino superior que desejam implementar trilhas de aprendizagem eficientes e envolventes.
Ao integrar tecnologia de ponta com conteúdos de alta qualidade, o sistema educacional transforma a experiência do aluno, promovendo maior engajamento, personalização e desenvolvimento de competências.
Considerar a SAGAH como parte da estratégia de ensino-aprendizagem é um passo essencial para enfrentar os desafios do ensino superior no Brasil.
Comments