O progresso tecnológico e a mudança comportamental dos estudantes estão pressionando as universidades tradicionais a se reinventarem, transformando currículos, infraestrutura e até a governança.
À frente dessas transformações está uma nova geração de alunos, mais engajada e questionadora, que deseja aprender não apenas as teorias ensinadas, mas o impacto prático do que estão aprendendo.
Esses estudantes buscam conexões entre o aprendizado e o mundo real, com o objetivo de aplicar o conhecimento adquirido na resolução de problemas e gestão de conflitos.
Tais expectativas apontam para a necessidade de colocar os alunos no centro do processo educativo. Em função disso, a solução que transformou o ensino superior na última década evoluiu para se tornar uma experiência de aprendizagem integrada.
Descubra 5 recursos da nova SAGAH que aprimoram o processo de ensino-aprendizagem
Raphaela Novaes é a coordenadora de Negócios da +A Educação. Trabalhou em diferentes frentes na empresa, sempre com foco em B2B no ensino superior — back office, planejamento comercial, conexão com o marketing, vendas e sucesso do cliente. Uma das responsabilidades do setor é desenvolver soluções e entregá-las para a área de inovatech, que executa os projetos. “Nós validamos para ver se está tudo certo, fazemos os testes e entregamos o produto para o cliente”, explica.
Um desses produtos é a SAGAH, solução integrada da Plataforma A que há 10 anos vem revolucionando o mercado educacional. A pedido do portal Desafios da Educação, a coordenadora elencou 5 diferenciais da nova SAGAH.
1. Curadoria com uso de inteligência artificial
A versão mais recente da SAGAH utiliza inteligência artificial (IA) para garantir que os materiais educativos sejam sempre atualizados e pertinentes. Essa tecnologia coleta e analisa os padrões de comportamento do usuário, apresentando o conteúdo com maior probabilidade de atender às suas necessidades e preferências.
“Através de nossas ementas, os professores conseguem, de maneira rápida e dinâmica, encontrar conteúdos altamente aderentes às suas disciplinas, simplificando a sobrecarga de informações”, destaca Raphaela Novaes.
2. Objetos de aprendizagem avulsos
Os objetos de aprendizagem oferecem flexibilidade para professores e estudantes. Com mais de 200 mil objetos disponíveis, os docentes podem complementar suas aulas sem a necessidade de criar conteúdo do zero. Isso permite uma adaptação rápida às necessidades dos alunos e às mudanças curriculares.
“Com a nova plataforma, é possível criar e personalizar trilhas de aprendizagem de acordo com o modelo pedagógico específico de cada instituição”, ressalta Raphaela. “Se a necessidade é adicionar mais vídeos, infográficos ou exercícios, tudo pode ser feito de forma rápida e dinâmica, integrando nossos conteúdos com materiais próprios da instituição”, acrescenta.
Um professor de Biologia, por exemplo, pode facilmente encontrar e incorporar um modelo 3D de células em sua aula sobre Citologia. Digamos que ele queira explicar a estrutura e as funções de uma célula animal: em vez de recorrer apenas a diagramas estáticos nos livros didáticos, o professor pode incorporar um modelo 3D interativo de uma célula em sua apresentação.
3. Gravador de vídeos ou áudios dentro da trilha de aprendizagem
A funcionalidade de gravação de vídeos e áudios curtos diretamente na trilha de aprendizagem facilita a criação de conteúdos personalizados. Professores podem gravar explicações adicionais ou feedbacks específicos para seus alunos, enriquecendo o material de estudo.
Raphaela salienta que esses vídeos ou áudios, de até 5 minutos, podem ser gravados e incluídos diretamente na ferramenta, sem a necessidade de hospedagem externa. “Isso permite que o professor capture aquela explicação rapidinha que é essencial para a aprendizagem do estudante”, explica a coordenadora.
Um exemplo prático seria um professor de Literatura que grava uma análise detalhada de um poema e a disponibiliza para os alunos revisarem antes de uma prova. Além de reforçar o aprendizado, essa abordagem cria uma conexão mais próxima entre educadores e alunos.
4. Recursos de anotações e marcações dentro do conteúdo
Os recursos de anotações e marcações dentro do conteúdo permitem que os alunos interajam de forma mais ativa com o material de estudo. Eles podem destacar trechos importantes, adicionar notas pessoais e criar resumos diretamente na plataforma, facilitando a revisão e o estudo autônomo.
Raphaela destaca que essas marcações podem ser personalizadas com cores e tags específicas, como vermelho para “Vai cair na prova” ou verde para “Assunto interessante”. “Essas marcações geram um caderno de anotações com um resumo que o estudante poderá acessar a qualquer momento”, afirma.
Esse atributo é particularmente útil em disciplinas que exigem muita leitura, como Direito ou História, para que os alunos possam marcar passagens-chave e adicionar comentários explicativos.
5. Banco de avaliação integrado ao conteúdo e à plataforma
O banco de avaliação integrado simplifica a criação e a gestão de avaliações. Professores podem selecionar questões diretamente relacionadas ao conteúdo ministrado, personalizando testes e quizzes de acordo com os objetivos pedagógicos.
“Com um banco de mais de 70 mil questões autorais associadas aos conteúdos da SAGAH, além de mais de 30 mil questões públicas de Enade e concursos, os professores ainda têm a flexibilidade de inserir suas próprias questões, configurando tudo em um único local”, descreve Raphaela.
Isso não só economiza tempo, mas também assegura que as avaliações sejam alinhadas ao que foi ensinado.
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