Universidades retomam aulas presenciais a partir de março de 2021

Redação • 8 de dezembro de 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Prevista anteriormente para janeiro, retomada das aulas presenciais foi revista pelo MEC após conversa com representantes de universidades e entidades representativas. Crédito: Marcos Santos/USP Imagens.

    Após recuo , o Ministério da Educação (MEC) mudou para 1º de março o início das aulas presenciais no sistema federal de ensino superior – o que inclui universidades, institutos federais e faculdades privadas. A nova data foi definida em portaria publicada na edição extra do Diário Oficial da União na segunda-feira (7).

    A portaria anterior , publicada no dia 2 de dezembro, que determinava a retomada das aulas em janeiro , não foi revogada, mas alterada.

    Para o retorno, as instituições ainda deverão adotar um protocolo de biossegurança, definido na Portaria MEC nº 572 , de 1º de julho de 2020, contra a propagação do coronavírus.

    As universidades, no entanto , poderão adiar a retomada em alguns cenários , como determinação de lockdown por autoridades locais ou caso os reitores avaliem que há avanço no número de casos a ponto de colocar em risco a segurança de estudantes e professores.

    Vai e vem na decisão

    A notícia do dia 2 de dezembro surpreendeu os reitores das instituições. Os responsáveis criticaram a falta de diálogo do MEC, que tomou a decisão sem qualquer debate – e ainda em meio ao crescimento de novos casos e internações, em razão da covid-19.

    De acordo com o MEC, na sexta-feira (4) foi realizada uma reunião com representantes dos reitores e de instituições federais de ensino. Houve, então, a concordância de que as aulas deveriam ser retomadas – desde que observando os cuidados sanitários e, no caso das federais, a autonomia administrativa das universidades , garantida na Constituição.

    “Os reitores poderão adiar a retomada do ensino presencial se houver um motivo pedagógico”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro, à CNN Brasil. Ele também garantiu que caso necessitem de mais semanas para terminar o atual semestre letivo, o calendário de retomada poderá ser alongado.

    Caberá aos reitores, portanto, definir o plano de retomada . Eles irão apontar quais cursos reiniciarão aulas presenciais primeiro e como será feito o rodízio de salas e a escala de professores.

    De acordo com Milton Ribeiro, “a ideia do MEC não é forçar a retomada a qualquer custo ou ferir a autonomia universitária”. Mas é necessário que haja uma orientação para o retorno das aulas presenciais, já que o Brasil está ficando para trás.

    Ensino remoto

    As decisões do MEC têm como objetivo tentar forçar a volta presencial às aulas nas universidades do país. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

    Em setembro, o Conselho Nacional de Educação (CNE) havia aprovado a continuidade do ensino remoto até dezembro de 2021. A medida, entretanto , será vetada pelo ministro da Educação. A comunicação ainda não foi feita oficialmente, mas já houve conversas entre membros do conselho e do ministério, como apurou o jornal O Globo.

    O objetivo do MEC seria o de tentar forçar a volta presencial às aulas em todo o país e de adequar a orientação do CNE com a nova portaria do governo.

    Secretária estadual de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecília Motta disse ao O Globo que cada conselho estadual de educação tem autonomia para deliberar sobre o tema com base no contexto local.

    A resolução aprova também a fusão do ano letivo de 2020 com o de 2021 e a aprovação escolar automática – mesmo para aqueles que não tenham aprendido o esperado em 2020. A homologação, com exceção do artigo que versa sobre a data de retomada, deve ser feita nos próximos dias.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado