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As habilidades socioemocionais ( soft skills ) ganham cada vez mais destaque em etapas de recrutamento, seleção e valorização dos profissionais, independente da área de atuação.
O Fórum Econômico Mundial, em seu relatório “O futuro do trabalho” , diz que entre as habilidades mais necessárias em 2020 estão solução de problemas complexos, pensamento crítico e criatividade – nada de hard , tudo soft skill.
Venho trabalhando bastante, durante as formações de professores, coordenadores e tutores que participo, estratégias de desenvolvimento de soft skills em alunos de EAD por meio de metodologias ativas.
Percebo que os alunos de educação a distância (EAD), de certa forma, já desenvolvem pela própria metodologia (online) algumas soft skills. Mas eles poderiam ter um aliado importante nessa formação, tendo acesso maior a conteúdos dialógicos, atividades baseadas em metodologias ativas e/ou estratégias pedagógicas. Poderiam ter o apoio dos tutores (presenciais e online) que lidam com eles no dia a dia.
Esse tipo de apoio destacaria a importância dos tutores (que geralmente são generalistas) na colaboração da formação dos alunos com foco nas soft skills , e deixaria os professores (especialistas nas áreas) responsáveis e focando principalmente no desenvolvimento das hard skills.
Considerando que as hard skill s podem se tornar obsoletas, a depender da área de atuação, e de que precisam ser atualizadas continuamente, as soft skills se bem trabalhadas aplicam-se para a vida toda.
Acredito que muitos tutores se diferenciam e exercem papéis importantes na formação dos alunos, mas que tal classificar as estratégias que vocês já adotam hoje em práticas de desenvolvimento de soft skills ?
Vamos formar times de tutores com alto potencial de desenvolvimento de soft skills ? Assim, com certeza será promovida uma experiência diferenciada aos seus alunos, maior engajamento e consequentemente uma maior permanência e retenção – além de formar profissionais melhores e mais bem preparados e para com o perfil que o mercado de trabalho está carente.
Sabemos que a faixa etária dos alunos EAD tem diminuído ao longo dos últimos semestres e sabemos também que muitos alunos “maduros” da EAD estão buscando recolocação, mudança de carreira e/ou valorização profissional. Cada vez mais vamos precisar nos dedicar no desenvolvimento e potencialização das soft skills que o mercado de trabalho exige que perpassa as hard skills.
E você que é tutor, já utiliza as estratégias acima para auxiliar seus alunos a desenvolverem as soft skills ? Tem outras? Quero saber. Por favor, comentem ou me escrevam no e-mail ffuruno@grupoa.com.br.
Por Fernanda Furuno
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