Ensino SuperiorEspeciaisGestão educacional⭐ Especial | Nova SAGAH

Como é a rotina de um docente com trabalho automatizado

0

Ao mesmo tempo que proporciona novas possibilidades para a aprendizagem, o ensino digital é acompanhado de uma série de desafios, sobretudo para professores e gestores educacionais. Oferecer uma experiência mais envolvente para os estudantes exige certa familiaridade com a tecnologia e, dependendo das ferramentas utilizadas, pode consumir um recurso cada vez mais escasso nos dias de hoje: tempo. 

Sobrecarregados, muitos docentes acabam tendo uma visão distorcida sobre a educação a distância (EaD) e o ensino híbrido. Afinal, se eles precisam se desdobrar para dar conta de inúmeras tarefas em muitos casos, tendo que atuar até mesmo como designers qual é a vantagem desses recursos todos? 

A tecnologia deve atuar como uma aliada, encurtando caminhos e otimizando processos. Para isso, as instituições de ensino superior (IES) precisam adotar uma abordagem equilibrada no ambiente virtual, de modo a facilitar o dia a dia dos educadores. 

Integração é a chave

A rotina dos professores já era corrida muito antes de a educação se inserir no digital. Tarefas como preparação de aulas e correção de provas acompanham os docentes desde sempre, tomando deles um tempo valioso. 

Mesmo na EaD, muitos educadores continuam passando por isso. Em vez de concentrar seus esforços no ensino e no acompanhamento dos estudantes, eles precisam se preocupar com outras etapas do processo educacional, como montar as trilhas de aprendizagem e criar um ambiente virtual atrativo. Como se não fosse suficiente, ainda têm que lidar com ferramentas que nem sempre dialogam entre si e podem gerar inconsistências nas práticas pedagógicas. 

Ao concentrar todas as atividades educacionais em um só lugar, um sistema de aprendizagem integrada minimiza o risco de falhas e otimiza o tempo dos professores. O resultado é benéfico também para as IES, que garantem melhor eficiência operacional, e para os alunos, que aprendem de maneira mais personalizada. 

Em sua nova versão, a SAGAH, solução baseada em metodologias desenvolvida pela Plataforma A, propõe justamente isso: oferecer um pacote completo, que une conteúdo e tecnologia, para tornar a rotina dos educadores muito mais simples. 

Leia mais: 

Adeus, LTI!

Criar uma trilha de aprendizagem pode ser uma tarefa trabalhosa, especialmente se o professor tiver que inserir elementos externos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Isso porque, via de regra, o que permite esse cruzamento de informações é a conexão LTI (Learning Tool Interoperability, ou Interoperabilidade de Ferramentas de Aprendizagem). 

Provedores LTI são links que direcionam os usuários para uma ferramenta externa, sem a necessidade de uma segunda autenticação no sistema de destino. É um recurso necessário em um LMS tradicional, que não possui ambiente virtual integrado com conteúdo. Dessa forma, os professores precisam utilizar o link de cada conteúdo e conectar com o AVA. Além de dar muito trabalho, é uma operação que demanda tempo.  

Na nova SAGAH, as trilhas podem ser criadas com muito mais agilidade. Basta um clique e a Unidade de Aprendizagem (UA) vai direto para a trilha de aprendizagem, sem necessidade de LTI ou de qualquer outra conexão. 

Como a solução da Plataforma A conta com um catálogo integrado, a IES tem acesso aos conteúdos contratados de forma unificada. Com isso, o tempo do professor é otimizado, já que o carregamento é 4x mais rápido, sem necessidade de trabalho manual repetitivo.  

No vídeo abaixo, você pode conferir o mesmo conteúdo sendo inserido por meio de uma conexão LTI e por meio do LXP da Plataforma A. Se em uma única operação a diferença é de mais de 2 minutos, imagine a economia de tempo ao final do mês.

Como personalizar automatizando?

Automatizar e personalizar são verbos distintos. O primeiro sugere deixar o trabalho para a máquina, no modo automático, enquanto o segundo indica que há uma pessoa por trás desse processo.  

Na nova versão de SAGAH, ambos os conceitos andam juntos: a tecnologia desenvolvida pela Plataforma A permite criar conteúdos e layouts de forma prática, com agilidade e de forma customizada. Isso é possível por meio de novas funcionalidades de edição e com a personalização das Unidades de Aprendizagem.  

Graças ao formato amigável e intuitivo da solução, o professor não precisa ser um designer para utilizá-la. Com conhecimentos básicos, é possível criar trilhas de aprendizagem modular criativas e engajadoras. São quase 50 estilos de layout para as UAs prontos para usar, mas todo o design pode ser reconfigurado, do nome às cores. 

A ferramenta de edição traz, além de todas as formatações padrão, a opção de inserir links e conteúdos externos de diversos formatos, desde PDFs até objetos interativos. Só o catálogo integrado da SAGAH disponibiliza mais de 200 mil objetos de aprendizagem, que podem ser personalizados e adicionados de forma avulsa. Soma-se a ele o acervo da Biblioteca Digital. 

Acompanhe o vídeo abaixo para entender como desenvolver um conteúdo autoral por meio da plataforma:

Uma das principais novidades dessa versão de SAGAH é a possibilidade de criar áudios e vídeos diretamente na plataforma. Basta aceitar uma solicitação para ligar a câmera do computador e começar a gravação. Desse modo, os professores conseguem produzir conteúdos exclusivos sem a necessidade de acessar ferramentas externas, economizando ainda mais tempo. 

A tecnologia também se faz presente no momento em que os docentes precisam desenvolver o conteúdo. Isso porque a solução permite subir as ementas das disciplinas no catálogo e conferir as UAs indicadas por inteligência artificial (IA), o que facilita a seleção e a busca de materiais pedagógicos semelhantes ou recomendados ao objetivo das aulas. 

Correção de provas facilitada

Corrigir provas sempre foi uma dor de cabeça para os professores. Mesmo na EaD, manter a consistência do processo pode ser particularmente desafiador, ainda mais se a plataforma utilizada não oferecer alternativas que facilitem o trabalho. 

A SAGAH simplifica essa tarefa, oferecendo ao docente duas opções: corrigir por questão ou por aluno. Na primeira, basta atribuir a nota, personalizar o feedback e enviar a correção. Como forma de otimizar o processo, também é possível optar por um padrão de resposta. Optando pela correção por aluno, todas as questões, objetivas e discursivas, aparecem separadas por estudante, com um filtro indicando as avaliações corrigidas, não corrigidas ou sem resposta. 

Na demonstração abaixo, você entende como corrigir exames, provas e testes através da ferramenta: 

Ainda no quesito avaliações, o acervo da Plataforma A facilita bastante a vida dos educadores, já que disponibiliza um banco com mais de 120 mil questões não apenas autorais e associadas às UAs, mas também de exames nacionais e concursos públicos. 

Venha para a SAGAH

A tecnologia tem o potencial de transformar a educação. E uma das maneiras de atingir esse potencial é otimizar o trabalho docente, tornando-o mais assertivo e inspirador.  

Com a SAGAH, sua IES consegue proporcionar uma experiência engajadora não só para os alunos, mas também para os professores.

Agende uma demonstração e descubra como nossa solução pode fazer a diferença no ensino superior! 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.