A abordagem pedagógica italiana conhecida por sua origem em Reggio Emilia tem atributos e elementos singulares. Entre os destaques está a valorização estética do ambiente de aprendizagem, que oferece a crianças e jovens diferentes possibilidades de interação com os recursos educacionais.
O pensamento pedagógico da abordagem criada pelo italiano Loris Malaguzzi faz amplo uso de metáforas. Uma delas é a metáfora das cem linguagens das crianças – os pequenos são encorajados a explorar seu ambiente e se expressar através das suas várias linguagens, o que consequentemente é um convite para a escola pensar a complexidade em que se dá a construção do conhecimento.
Com o intuito de divulgar ainda mais essa corrente pedagógica, a editora Penso em parceria com a Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) lançou em 2020 o livro “As cem linguagens em mini-histórias: contadas por professores e crianças de Reggio Emilia“.
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As mini-histórias
As mini-histórias reunidas no novo livro revelam como uma educação interativa possibilita às crianças a participação ativa no próprio aprendizado. Elas mostram também como os professores podem provocar os pequenos nesse processo, construindo experiências significativas com tempo, espaço e materiais aparentemente simples, mas envolventes.
As mini-histórias incluem casos cotidianos, sequências de ações que ajudam a perceber a complexidade de um contexto rico em atenção e relações. Entre os títulos da obra estão A Nave Espacial, Aprendendo Juntos, Francesco e o Tubo de Papel, O Gato e a Chuva, Encontros entre Crianças e Árvores, entre tantas outras.
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As histórias revelam o papel do adulto no desenvolvimento infantil. Muitos professores esperam por resultados positivos que frequentemente acabam superados pela grande capacidade criativa das crianças. É possível se surpreender com a intensidade das relações, criações e transformações produzidas pela imaginação delas, as crianças.
Aparecida de Fátima Bosco Benevenuto, revisora do livro “As cem linguagens em mini-histórias“, conta que as pequenas narrativas incentivam os educadores a pensarem em contextos possíveis, que manifestem as inteligências das crianças e promovam verdadeiras experiências.
“Ler, revisitar, refletir, escrever, apreciar e revisitar as experiências de Reggio contribuiu para continuarmos acreditando na escola como espaço de possibilidades de relações e de direitos”, diz Benevenuto.
Título: As Cem Linguagens em Mini-histórias – Contadas por Professores e Crianças de Reggio Emilia
Autores: Educadores da Reggio Children e de Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia
Editora: Selo Penso, Grupo A Educação.
Ano: 2020
N° de páginas: 120
Preço médio: R$ 58,50
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