Capacitação DocenteEnsino SuperiorEspeciais⭐ Especial | Nova SAGAH

Professores precisam ser designers no EaD?

0

Quando falamos sobre educação a distância (EaD), normalmente a primeira coisa que vem à cabeça são as vantagens que ela proporciona para os estudantes. Da facilidade de acesso à otimização do tempo; da autonomia para o estudo ao desenvolvimento de competências digitais, a modalidade é orientada para estimular uma aprendizagem ativa e permitir que os alunos se tornem os protagonistas desse processo. 

É o oposto do modelo tradicional, em que os professores eram os únicos detentores do conhecimento. O que não quer dizer que os docentes tenham perdido a relevância. Eles continuam com a missão de guiar os estudantes, assumindo uma diversidade de papéis na EaD: tutores, mediadores e, em muitos casos, designers instrucionais 

Em relação a esse último atributo, cabem alguns questionamentos. Um professor precisa mesmo entender de design? Quão relevante é esse conhecimento para a preparação das aulas e a criação de conteúdo engajador? E quem não tem esse perfil, o que faz? É o que veremos a seguir. 

A forma também é importante 

Oferecer conteúdo pedagógico de qualidade é o primeiro passo para uma experiência de aprendizagem estimulante na EaD. Mas é preciso mais. Com um mundo de distrações na internet e sem professores “policiando” o tempo todo, até o aluno mais focado pode perder a concentração.  

Em um ambiente de aprendizagem, todos os elementos devem ser atrativos — do contrário, não irão captar a atenção dos estudantes. É por isso que a forma é tão importante quanto o próprio conteúdo. E é para isso que serve o design instrucional. 

O papel do design instrucional 

Definido pelos educadores Patricia L. Smith e Tillman J. Ragan como o processo de “traduzir princípios de cognição e aprendizagem para o planejamento de materiais didáticos, atividades, fontes de informação e processos de avaliação”, o design instrucional busca desenvolver estratégias para atender às necessidades dos alunos e aos objetivos de ensino. Para tanto, é necessário definir objetivos de aprendizagem, desenvolver materiais e atividades educacionais e avaliar sua eficácia. 

No contexto da EaD, isso significa que, além de preparar o conteúdo, o professor precisa se preocupar com apresentações, vídeos e outros elementos gráficos que farão parte do ambiente virtual de aprendizagem. Até aí, tudo bem: desde o desenho de um organograma na lousa à criação de slides no PowerPoint, os educadores sempre se valeram de recursos visuais para reter a atenção dos alunos.  

Só que a tecnologia avançou muito, e oferecer uma experiência de aprendizagem engajadora sem recorrer a softwares de design não é uma possibilidade. Por outro lado, nem todos os professores têm tempo ou vocação para atuar como designers instrucionais, ou simplesmente preferem se concentrar no conteúdo. Dessa forma, qual a melhor opção para quem não domina softwares de design?  

Leia mais:

Criando conteúdo atrativo 

Uma boa alternativa para promover aulas mais engajadoras é utilizar ferramentas amigáveis.  

Uma plataforma gratuita como o Canva, por exemplo, oferece uma variedade de recursos para elaborar infográficos, cartazes, vídeos etc. Pode ser utilizada mesmo por quem tem pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre ela. 

Outra ferramenta interessante é o Google Slides, que permite montar apresentações de slides de maneira simples e colaborativa, por meio de templates prontos e a facilidade de integração com outros serviços do Google.  

Já o Powtoon é indicado para quem quer criar vídeos animados, enquanto o Kahoot! pode ser utilizado para desenvolver questionários e quizzes que os alunos respondem em tempo real. 

Existem diversas outras plataformas para iniciantes, que não exigem habilidades avançadas em design. Basta compreender alguns conceitos de layout e tipografia para navegar na interface, personalizar modelos e inserir textos, imagens e outros elementos.  

Um professor pode começar com conhecimentos básicos e aprender gradualmente conforme explora essas plataformas para criar conteúdo visualmente atrativo para suas aulas 

Mas se o objetivo é ir além e proporcionar uma experiência engajadora para seus alunos, a SAGAH é a ferramenta ideal. 

Catálogo de objetos de aprendizagem prontos ou personalizáveis 

O catálogo integrado da SAGAH conta com mais de 200 mil objetos de aprendizagem prontos para serem utilizados, entre objetos imersivos, infográficos, vídeos com dicas do professor, apresentações em PPT etc.

E o melhor: é possível adicioná-los de forma avulsa, tornando a trilha de aprendizagem mais personalizada. 

Aqui estão alguns dos materiais disponíveis para os professores que querem se dedicar ao ensinar e não despender muito tempo com tarefas destinadas ao design do conteúdo: 

Vídeos curtos 

Boa parte dos estudantes do ensino superior é da geração Z (jovens que nasceram na primeira década do século 21) e cresceu consumindo um volume muito grande de informações, especialmente nas redes sociais.

Muitos desses conteúdos são vídeos de poucos minutos — e até segundos, como no caso do TikTok. Fragmentar o processo de aprendizagem em vídeos curtos, com tópicos específicos, é uma forma de reter o interesse desses estudantes na era das redes sociais. Veja abaixo um exemplo de vídeo curto que aproxima o aluno da prática:

Vídeos interativos 

Dificilmente, os jovens conseguem ficar passivos diante da tela durante muito tempo. A interatividade mantém o aluno engajado, pois exige participação ativa, como clicar em opções, responder perguntas ou escolher caminhos diferentes na narrativa. Vídeos que podem ser personalizados de acordo com as preferências e necessidades do estudante criam uma experiência mais envolvente de aprendizagem. Além disso, essas interações podem ser rastreadas e analisadas, fornecendo um feedback sobre o comportamento e preferências dos alunos.

Veja o exemplo abaixo:

Objetos imersivos 

Os objetos imersivos utilizam tecnologias como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e simulações interativas para criar ambientes de aprendizagem envolventes e interativos. Ao proporcionar experiências educacionais que vão além do tradicional, eles permitem que os alunos interajam com o conteúdo de maneiras novas e significativas. 

Veja abaixo um exemplo de objeto de realidade aumentada na área da Saúde:

O catálogo da SAGAH inclui um acervo com 1.400 objetos imersivos. Os alunos podem fazer um tour virtual 100% online e interativo por uma megaconstrução, por um hospital de referência ou até pelos corredores da própria IES. E, com a ajuda de um objeto 360º, os estudantes podem explorar os elementos básicos de um viaduto, como você pode ver no link.

Infográficos  

Muitas vezes, é mais fácil compreender uma informação quando ela é “traduzida” para uma linguagem mais acessível. Esse é o papel dos infográficos: combinar dados e elementos visuais para transmitir um conteúdo de forma clara e concisa. No contexto da educação a distância, eles podem melhorar significativamente a experiência de aprendizagem.  

A SAGAH permite que os professores criem infográficos em diferentes formatos, conforme o objetivo da peça. Veja esse infográfico disponível para o curso de Pedagogia:

_____INFO_763

Outro exemplo é uma linha do tempo sobre a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, facilita o entendimento dos alunos sobre os desdobramentos do conflito, dispondo dessas informações em tópicos ilustrados e em frases curtas. 

SAGAH: uma plataforma sempre em evolução 

Caso você não conheça, a SAGAH é uma solução baseada em metodologias ativas desenvolvida pela Plataforma A. Em uma década de existência, foi responsável pela implementação de conteúdo flexível para 20%, 40% e 100% EaD, beneficiando mais de 1 milhão de alunos em todo o Brasil. 

Agora, seguindo as tendências da EaD e do ensino híbrido, a SAGAH evolui e oferece uma experiência de aprendizagem totalmente integrada. Trata-se de uma solução inédita no mercado, que busca unir conteúdo e tecnologia para sanar as dores das instituições de ensino superior (IES) em um momento de transformação digital. 

Para saber mais sobre a nova SAGAH, confira o guia completo sobre a solução de aprendizagem da Plataforma A.

Design das aulas facilitado 

Um ambiente de aprendizagem engajador precisa ter seu design pensado para facilitar a navegação e a usabilidade. Isso só é possível com aulas personalizadas, que atendam a diferentes estilos e necessidades dos estudantes.  

Com conhecimento básico sobre edição em plataformas EaD, é possível deixar o conteúdo com a cara da sua IES.

Os professores podem configurar todo o design das Unidades de Aprendizagem, alterando o nome e até mesmo as cores. A ferramenta de edição permite personalizar as cores e o tamanho das fontes, além de inserir links e conteúdos externos de diversos formatos, desde PDFs até objetos interativos.

Outra novidade é a possibilidade de gravar áudios e vídeos diretamente na plataforma, sem usar uma ferramenta externa. Dessa maneira, as mídias ficam padronizadas e os educadores economizam tempo e recursos. 

E a customização não para por aí: você pode mudar os layouts com modelos prontos de estilo, o que inclui uma variedade de botões, caixas de texto, imagens e vídeos. Além disso, por meio da criação de widgets, consegue criar avisos aos alunos — como uma notificação sobre rematrículas ou um lembrete sobre um evento acadêmico. 

Atendendo a uma demanda dos próprios professores, a ferramenta de edição possibilita incluir mais itens na trilha. 

Uma nova experiência de aprendizagem  

Mesmo sem conhecimento sobre design instrucional, na nova SAGAH os professores conseguem criar uma trilha de aprendizagem modular.

Esse método de ensino consiste em organizar o conteúdo em módulos independentes, mas, ao mesmo tempo, interconectados.  

Cada um deles aborda um tópico específico ou uma competência particular. Com isso, os estudantes podem seguir a trilha de acordo com seu próprio ritmo, escolhendo quais módulos completar e em que ordem.

Progresso automático 

O progresso das disciplinas aparece na tela inicial e em todos os itens da trilha, o que facilita a navegação pelos conteúdos e ajuda a reter o interesse dos estudantes.

Template streaming 

No aspecto visual, uma das novidades é o tema streaming para o catálogo de vídeos. Por meio dele, é possível visualizar os conteúdos como se fossem filmes em uma plataforma como a Netflix. Fácil de usar, esse recurso proporciona uma experiência ainda mais envolvente e conectada com o dia a dia dos alunos. 

Agilidade com catálogo integrado 

Outro aspecto que merece destaque sobre o catálogo é que ele pode ser acessado sem necessidade de conexão via LTI. Dessa forma, o tempo do professor é otimizado, já que o carregamento é 4x mais rápido, sem necessidade de um trabalho manual repetitivo. 

Recursos de IA 

Há quem diga que a inteligência artificial (IA) é uma ameaça para o trabalho dos educadores, mas, na prática, não é isso o que acontece. Na nova SAGAH, a IA pode ser o seu braço direito! 

Com o auxílio da tecnologia, os professores conseguem explorar novas formas de utilizar as Unidades de Aprendizagem.  

A solução permite subir as ementas das disciplinas no catálogo e conferir as UAs indicadas por inteligência artificial, o que facilita a seleção e busca de conteúdos semelhantes ou recomendados ao seu objetivo. 

Avaliações estimulantes 

Em matéria de avaliações, a nova SAGAH também apresenta novidades, com um banco com mais de 120 mil questões atualizadas — a maior parte delas autorais e associadas às UAs. Também há um grande acervo de questões de exames nacionais e concursos públicos. 

Os resultados dos testes são simplificados e fáceis de acessar, tanto para os professores quanto para os estudantes, dentro da própria solução. E, a cada etapa concluída, o aluno é notificado e congratulado pelo seu progresso, o que o ajuda a se manter focado nos estudos. 

Venha para a SAGAH! 

Proporcionar um ambiente virtual de aprendizagem atraente e intuitivo é o segredo para uma experiência EaD bem-sucedida. E quando ele ajuda a otimizar a rotina docente, o sucesso é garantido!

Leia mais: 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.