Pandemia prorroga Enade 2020: saiba quando será o exame

Redação • 10 de julho de 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    As mudanças no calendário das instituições de ensino superior (IES), provocadas pela atual pandemia , alteraram a edição de 2020 do Enade. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, programado para ocorrer em novembro , será aplicado em junho de 2021 .

    Essa é a previsão de Moacir Alves Carneiro, diretor de avaliação da educação superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele confirmou a prorrogação do Enade 2020 durante um bate-papo on-line promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), feito na terça-feira, 7 de julho.

    O exame vai avaliar estudantes de 30 cursos de graduação em áreas de conhecimento do ano 2 do  Ciclo Avaliativo.

    O Inep informou que está em fase final de redação do edital com as novas datas e critérios excepcionais para a edição do exame.

    “Quando acontece uma situação de excepcionalidade como a que vivemos, isso repercute na rotina das IES. Então, é preciso mudar as lentes de observação do processo de avaliação. O caráter de excepcionalidade não significa dizer que a avaliação deixará de ser feita”, afirmou Moacir Alves.

    A ideia é que, em junho de 2021, participem do Enade os “estudantes que tenham integralizado cerca de 80% das suas disciplinas até julho ou os possíveis formandos até dezembro de 2021”, segundo Fernanda Marsaro, coordenadora-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior.

    Alunos que completam a graduação em dezembro deste ano não são mais objetos da avaliação e estarão dispensados da exigência em seus currículos acadêmicos, informou a ABMES. “Ele vai colar grau normalmente, como aluno regular. Vamos mudar a regra”, disse Marsaro.

    As alterações são exclusivamente para o Enade previsto para 2020. Segundo Tarcísio Ribeiro, coordenador-geral do Enade, não está descartada a possibilidade de que a prova de novembro de 2021 seja antecipada e realizada em conjunto com a de 2020.

    “Estamos estudando a possibilidade de realizar em uma só data para otimizar os recursos públicos empregados na aplicação das provas”, disse.

    O Enade começou a ser aplicado em 2004 e, atualmente, é o principal indicador de performance das IES brasileiras. Por meio das notas do exame, as instituições verificam o andamento dos projetos pedagógicos. O governo federal utiliza os resultados para desenhar políticas públicas de educação.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado