No Brasil, meninos têm mais chance de repetir de ano do que meninas

Redação Pátio • 31 de outubro de 2019

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    repetir de ano

    Repetência: 2,6 milhões de alunos foram reprovados em 2018 – o que corresponde a 11,3% do total de alunos e a 6,9% das alunas. Crédito: Pexels.

    Meninos têm probabilidade maior de repetir de ano, no Brasil, em comparação com meninas. Para ser mais preciso, a chance de um garoto reprovar é 64% maior do que uma menina.

    A informação consta em um estudo divulgado nesta quinta-feira (31) pelo Unicef, braço das Nações Unidas pela Infância, e pelo Instituto Claro. O levantamento considerou dados das redes estaduais e municipais obtidos pelo Censo da Educação Básica.

    Em 2018, de acordo com o trabalho, 2,6 milhões de estudantes foram reprovados – o que corresponde a 11,3% do total de alunos e a 6,9% das alunas.

    “Meninos tendem a manifestar mais cedo desinteresse na escola e ingressar mais de forma precária no mercado de trabalho”, disse Ítalo Dutra, chefe de educação do Unicef no Brasil, conforme o jornal Folha de S. Paulo. Para ele, essa é uma das possíveis explicações para a diferença de gênero – que ainda estão sob análise.

    O estudo também aponta que 912 mil abandonaram a escola no ano passado. Destes alunos, 50,6% estavam no ensino médio.

    Além disso, o relatório enfatiza a persistência de outro problema: o alto número de crianças com dois anos ou mais de atraso escolar (distorção idade-série). Esses estudantes têm maior tendência de evadir e de ter pior desempenho.

    Por repetir de ano com mais frequência, um menino têm 43% mais chance de estar em distorção idade-série do que uma menina.

    Durante a divulgação do estudo, o Unicef e o Instituto Claro lançaram um curso online voltado para gestores e professores. O objetivo é ajudá-los no diagnóstico do problema em cada escola para que atuem a tempo de mudar a trajetória dos alunos.

    Por Redação Pátio

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado