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Confira uma lista de livros sobre planejamento, valorização de atividades práticas e protagonismo estudantil, entre outros temas educacionais. Crédito: Marcos Santos/USP Imagens.
Para encarar os desafios atuais da educação, nada melhor do que buscar conhecimento nas melhores fontes – especialmente neste 29 de outubro, Dia Nacional do Livro. Por isso conversamos com Lilian Bacich, que é doutora em Psicologia Educacional, coordenadora de pós-graduação em metodologias ativas no Instituto Singularidades e líder pedagógica na Tríade Educacional, em São Paulo (SP).
A seguir, Bacich sugere 5 livros para pensar a educação de hoje. As obras abordam temas como planejamento de atividades de aprendizagem, valorização de atividades práticas, protagonismo estudantil, convivência entre pares e desenvolvimento da autonomia.
“Neste livro, o educador se depara com um novo formato de pensar o planejamento de uma experiência de aprendizagem, de uma aula, de um curso. Mais do que programar uma sequência de atividades a serem realizadas pelo estudante, planejar a aprendizagem significa ter clareza de onde se pretende chegar para, então, traçar o caminho que será seguido. Considero uma leitura de referência para quem pretende inovar nos percursos sem perder a qualidade de uma formação.”
“O livro que assino com o renomado professor José Moran, assim como os demais exemplares da série Desafios da Educação , apresenta uma reflexão sobre experiências de aprendizagem que consideram o estudante no centro do processo. As ideias apresentadas no livro são alinhados com as de John Dewey, pensador que pôs a prática em foco, e articulados com propostas que defendem a inovação na aprendizagem.”
“Uma referência teórico-prática para educadores de todos os segmentos, da educação infantil ao ensino superior, refletirem sobre como organizar o currículo de uma forma transdisciplinar. Alinhado com os novos desafios de implementação da BNCC em todos os segmentos, em particular o Ensino Médio, considerando itinerários formativos, trata-se de leitura obrigatória para quem quer ter uma visão atual da perspectiva de organização da aprendizagem por meio de projetos.”
“Não poderia deixar de citar Pedagogia da Autonomia como uma referência fundamental para educadores. A obra de Paulo Freire, que apresenta a convivência entre pares e o desenvolvimento da autonomia, considerando o estudante como protagonista, é essencial para a construção de conhecimentos. A valorização das experiências prévias e das relações humanas é o ponto forte do livro.”
“Descreve a importância do trabalho em rede, baseado na observação de aulas e posterior discussão dos aprendizados dessa prática. A obra está em sintonia com propostas de formação continuada de professores, em que o percurso formativo envolve a comunidade escolar e tem como foco a melhoria das experiências de aprendizagem desenhadas por professores, mas com o principal propósito de melhorar a aprendizagem dos estudantes.”
Por Redação
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