Para encarar os desafios atuais da educação, nada melhor do que buscar conhecimento nas melhores fontes – especialmente neste 29 de outubro, Dia Nacional do Livro. Por isso conversamos com Lilian Bacich, que é doutora em Psicologia Educacional, coordenadora de pós-graduação em metodologias ativas no Instituto Singularidades e líder pedagógica na Tríade Educacional, em São Paulo (SP).
A seguir, Bacich sugere 5 livros para pensar a educação de hoje. As obras abordam temas como planejamento de atividades de aprendizagem, valorização de atividades práticas, protagonismo estudantil, convivência entre pares e desenvolvimento da autonomia.
Leia mais: Biblioteca Essencial do Professor: os livros de impacto na sala de aula
Planejamento para a compreensão
“Neste livro, o educador se depara com um novo formato de pensar o planejamento de uma experiência de aprendizagem, de uma aula, de um curso. Mais do que programar uma sequência de atividades a serem realizadas pelo estudante, planejar a aprendizagem significa ter clareza de onde se pretende chegar para, então, traçar o caminho que será seguido. Considero uma leitura de referência para quem pretende inovar nos percursos sem perder a qualidade de uma formação.”
Título: Planejamento para a Compreensão: Alinhando Currículo, Avaliação e Ensino por Meio da Prática do Planejamento Reverso
Autores: Grant Wiggins e Jay McTighe
Editora: Penso
Ano: 2019
Nº de páginas: 384
Preço médio: R$ 90
Metodologias ativas para uma educação inovadora
“O livro que assino com o renomado professor José Moran, assim como os demais exemplares da série Desafios da Educação, apresenta uma reflexão sobre experiências de aprendizagem que consideram o estudante no centro do processo. As ideias apresentadas no livro são alinhados com as de John Dewey, pensador que pôs a prática em foco, e articulados com propostas que defendem a inovação na aprendizagem.”
Título: Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática (série Desafios da Educação)
Autores: Lilian Bacich e José Moran
Editora: Penso
Ano: 2018
Nº de páginas: 260
Preço médio: R$ 65,00
Aprendizagem baseada em projetos
“Uma referência teórico-prática para educadores de todos os segmentos, da educação infantil ao ensino superior, refletirem sobre como organizar o currículo de uma forma transdisciplinar. Alinhado com os novos desafios de implementação da BNCC em todos os segmentos, em particular o Ensino Médio, considerando itinerários formativos, trata-se de leitura obrigatória para quem quer ter uma visão atual da perspectiva de organização da aprendizagem por meio de projetos.”
Título: Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século 21
Autores: Willian N. Bender
Editora: Penso
Ano: 2014
Nº de páginas: 156
Preço médio: R$ 63,00
Pedagogia da Autonomia
“Não poderia deixar de citar Pedagogia da Autonomia como uma referência fundamental para educadores. A obra de Paulo Freire, que apresenta a convivência entre pares e o desenvolvimento da autonomia, considerando o estudante como protagonista, é essencial para a construção de conhecimentos. A valorização das experiências prévias e das relações humanas é o ponto forte do livro.”
Título: Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa Autores: Paulo Freire
Editora: Paz & Terra
Ano: 1997
Nº de páginas: 144
Preço médio: R$ 21,00
Rodadas Pedagógicas
“Descreve a importância do trabalho em rede, baseado na observação de aulas e posterior discussão dos aprendizados dessa prática. A obra está em sintonia com propostas de formação continuada de professores, em que o percurso formativo envolve a comunidade escolar e tem como foco a melhoria das experiências de aprendizagem desenhadas por professores, mas com o principal propósito de melhorar a aprendizagem dos estudantes.”
Título: Rodadas Pedagógicas: Como o Trabalho em Redes pode Melhorar o Ensino e a Aprendizagem
Autores: Elizabeth A. City, Richard F. Elmore, Sarah E. Fiarman e Lee Teitel
Editora: Penso
Ano: 2014
Nº de páginas: 240
Preço médio: R$ 57,60
Leia mais: 5 livros para entender a educação em 2019
Complementaria com “Gestão de Sala de Aula – Feinstein e Novodvorsky” e “Trabalho em grupo – Rachel Lotando”