O quão criativo você é para o futuro? Como tem contribuído para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes ou da sua equipe? Estas são as questões que Thuinie Daros explora no seu novo livro, “Mentalidade Criativa“, publicado recentemente no Brasil como parte da série Desafios da Educação.
Com 23 anos de experiência como professora e gestora educacional, além de ser cofundadora da Téssera Educação, head de Cursos Híbridos e Metodologias Ativas e palestrante, Thuinie Daros é considerada uma autoridade no campo da educação criativa.
Em sua obra, a autora destaca a importância dos educadores em cultivar a criatividade dos estudantes, capacitando-os para desenvolver uma mentalidade que os encoraje a buscar novas possibilidades e a perceber o mundo com um olhar mais criativo.
Para isso, ela ressalta a necessidade de abraçar os desafios e incertezas, estimulando os estudantes a experimentar e criar soluções inovadoras.
Desvendando a mentalidade criativa
A autora define a mentalidade criativa como um conjunto de suposições, ideias e métodos que uma pessoa ou grupo mantém. Nesse sentido, pode-se dizer que é um modo de pensar, sentir e se expressar de forma consciente, aberta e não fixa, permitindo a liberdade de explorar e criar.
Pesquisas realizadas pelo psicólogo americano Paul Torrance comprovam a influência positiva da criatividade na vida das pessoas: Aqueles que desenvolvem uma mentalidade criativa têm mais realizações, pois conseguem enfrentar os desafios com coragem, criar soluções para os problemas e desenvolver uma mentalidade de crescimento.
Essas características são fundamentais também para o sucesso acadêmico e profissional. Tanto que no final de 2020, o Fórum Econômico Mundial publicou o artigo “O futuro do trabalho“, que destacou 10 habilidades que estarão em alta até 2025. A criatividade, originalidade e iniciativa ocuparam o segundo lugar da lista.
Afinal, o que é ser criativo?
Confira algumas características de pessoas criativas:
- Acreditam na própria criatividade;
- São curiosas;
- Apresentam baixa censura;
- Silenciam o crítico interno;
- Toleram a ambiguidade;
- São persistentes;
- Exploram a própria imaginação;
- Tem amplo repertório;
- Abraçam a incerteza.
Como aplicar na educação?
Thuinie Daros enfatiza que, para desenvolver a criatividade dos estudantes, é fundamental proporcionar um ambiente que valorize a singularidade de cada indivíduo, estabelecendo vínculos de acolhimento e construindo habilidades que os capacitem a enfrentar os desafios do futuro. Isso inclui o planejamento e estabelecimento de metas, bem como o desenvolvimento da produtividade.
O livro é recheado de estratégias de ativação do potencial criativo dos alunos, oferecendo dicas valiosas tanto para professores do ensino básico quanto do ensino superior. Esse é o grande diferencial da obra de Daros: não se limitar à teoria e à importância de um ensino criativo e inovador, mas proporcionar orientações práticas para sua implementação de maneira didática e eficiente.
Ao longo do quarto capítulo, por exemplo, a autora demonstra como os educadores podem adotar diferentes métodos para incentivar o pensamento “fora da caixa”. As estratégias abrangem desde atividades simples com origamis até projetos de aprendizagem mais complexos e interdisciplinares.
O livro “Mentalidade Criativa” é uma fonte inspiradora para educadores, gestores e todos aqueles interessados em promover a criatividade como um caminho para o sucesso pessoal e profissional. Ao desenvolver uma mentalidade criativa, os estudantes e equipes se tornam mais preparados para enfrentar os desafios do futuro e se destacar em um mundo em constante transformação.
Livro: Mentalidade Criativa -Preparando Estudantes para Serem Inovadores e Resolutivos
Editora: Penso
Ano: 2023
Páginas: 168
Preço: R$ 67,50 (impresso) e R$ 54,00 (ebook)
Leia mais:
Comments