Cursos de licenciatura e tecnológicos são os que mais cresceram em 2019

Redação • 17 de novembro de 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    O perfil do aluno do ensino superior está sendo alterado. Pelo menos é o que mostra o Censo da Educação Superior de 2019 , realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). O levantamento, divulgado em 23 de outubro, revela que a procura por cursos tecnológicos e de licenciatura cresceu significativamente nos últimos anos .

    Entre 2018 e 2019, houve um aumento de 3,5% no número de ingressantes em cursos de licenciatura e de 14,1% no grau de tecnológico. O bacharelado ficou em terceiro lugar, com uma alta de 3,1%.

    Os cursos de bacharelado, entretanto, concentram 57,1% dos novos alunos do ensino superior, seguidos pelos cursos tecnológicos (22,7%) e de licenciatura (20,2%). A ordem é semelhante entre estudantes que já estavam cursando a graduação. Aqui, o bacharelado tem quase 66% – bem acima de licenciatura (19,7%) e tecnológicos (14,3%).

    Aumento de matrículas no ensino superior foi de 14,1% em cursos tecnológicos e 3,5% para licenciatura. Crédito: Unsplash.

    Licenciatura

    Dos alunos registrados nos cursos de licenciatura em 2019, cerca de 36% estão em instituições públicas e 64% em IES particulares. Outro dado importante é que as matrículas de licenciatura EAD representam 53,3% , enquanto no presencial são 46,7%.

    O Censo revela, ainda, que a maioria das matrículas em cursos de licenciatura é de estudantes do sexo feminino. As mulheres ocupam 72,2% das vagas alunos de licenciatura , enquanto os homens ficam com apenas 27,8%.

    Tecnológico

    Para comprovar a tendência do ensino a distância no Brasil, o levantamento do MEC mostra que 60% das matrículas de cursos tecnológicos já são a distância. Esse percentual era de 28,5% em 2009. Ou seja, em uma década, a fatia do EAD mais do que dobrou.

    Esse aumento nos números de alunos no grau tecnológico a distância se deve, acima de tudo, ao crescimento das matrículas nos cursos EAD na última década. Entre 2009 e 2019, as matrículas de cursos de graduação a distância aumentaram 192,4%.

    Desde 2013, os cursos tecnológicos na modalidade presencial mantêm um movimento de queda.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado