O ensino médio é um momento significativo na vida de qualquer estudante. Na maioria das vezes, esse período é marcado por mudanças da adolescência, amadurecimento e também a escolha do curso de graduação. Em meio a tantas novidades, é importante que a escola auxilie, instrua e incentive o jovem a tomar a melhor decisão ao ingressar no ensino superior.
No artigo A juventude como fase de vida: dos ritos de passagem aos ritos de impasse, o cientista social José Machado Pais escreve que o ensino médio não seria apenas uma continuidade do fundamental e de preparação para o ensino superior, mas também de elaboração de projetos fundamentais de transição para o futuro.
Nesse contexto, idealmente falando, os orientadores educacionais podem oferecer suporte não só fornecendo informações sobre diferentes opções de cursos e instituições de ensino superior (IES), mas também auxiliando os estudantes a explorarem suas aptidões e interesses.
Na prática, nem sempre as escolas conseguem proporcionar esse ambiente. Devido às limitações de recursos, de estrutura curricular e de formação dos professores, a maioria dos estudantes brasileiros não têm acesso a um ensino médio que promova plenamente a preparação acadêmica.
É importante reconhecer as barreiras existentes, mas também é preciso buscar alternativas viáveis e eficazes para melhorar a qualidade do ensino, de forma que prepare o aluno para os desafios do ensino superior.
Incentivando o protagonismo do aluno
Garantir que o aluno atue como protagonista em sua vida escolar significa criar um ambiente no qual ele possa assumir maior responsabilidade por sua própria aprendizagem. O ponto de partida para a ideia de protagonismo é que os estudantes de qualquer fase do ensino, da educação básica à superior, são capazes de desenvolver uma autogestão de sua aprendizagem, com mais independência e liberdade.
Quanto mais cedo essa habilidade é desenvolvida, melhores são os resultados no futuro. No campo do ensino superior, por exemplo, a autonomia do aluno é particularmente incentivada. Sobretudo em um momento no qual a cultura digital está descentralizando as atividades acadêmicas e o aluno estuda de onde estiver por meio de ambientes virtuais de aprendizagem.
Como a aprendizagem autônoma é uma competência conquistada ao longo do tempo, deve ser incentivada precocemente pelas escolas, a fim de que os alunos reconheçam seu papel como donos do próprio conhecimento.
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Como estimular o interesse do aluno?
Outras medidas podem ser incluídas pelas escolas para estimular os alunos a se interessarem pelo ensino superior. Veja algumas dicas:
Preparação para os vestibulares
A escola pode auxiliar os estudantes no processo de preparação para os exames de admissão, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibulares. Aulas preparatórias, simulados, revisões de conteúdo e orientação sobre gestão do tempo são uma ótima pedida.
Orientação vocacional
Serviços desse tipo podem ajudar os alunos a explorar seus interesses, habilidades e aspirações profissionais. Testes de aptidão e informações sobre diferentes carreiras e caminhos educacionais são uma boa alternativa para sanar as dúvidas dos alunos.
Informações sobre o ensino superior
É essencial criar familiaridade com as opções de ingresso, incluindo detalhes sobre faculdades, universidades, cursos, requisitos de admissão e bolsas de estudo. Isso pode ajudar os estudantes a tomar decisões informadas sobre suas opções educacionais.
Parcerias com IES
Parcerias com faculdades e universidades locais podem oferecer a oportunidade de visitas, programas de pré-inscrição, palestras de convidados e até mesmo aulas ministradas por professores universitários. Essas parcerias podem facilitar a transição dos estudantes do ensino médio para o ensino superior.
Aconselhamento e apoio emocional
fornecer aconselhamento e apoio emocional aos estudantes durante o processo de seleção é tão importante quanto um bom suporte acadêmico. O apoio dos pedagogos e professores ajuda a lidar com o estresse, a ansiedade e as expectativas.
Ao oferecer suporte, a escola contribui para que os estudantes tenham mais chance de sucesso na busca por sua formação no ensino superior. Essas medidas auxiliam os estudantes a desenvolver habilidades acadêmicas e enfrentar as adversidades que encontrarão em suas jornadas educacionais.
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