A oportunidade de fazer contatos, conhecer vagas e receber dicas para processos seletivos foi o que levou Débora Block, de 26 anos, Daniela França, de 19, e Paulo Brasi, de 26, ao hall do Anfiteatro Padre Werner, da Unisinos, na tarde da última terça-feira, 18 de outubro. Em comum, os três jovens apontam a vontade de ampliar seus horizontes profissionais.
Não à toa, a 4ª edição do Power Up Unisinos, evento que busca proporcionar uma experiência de reflexão sobre carreira e mostrar estratégias de desenvolvimento, teve como tema “Amplie suas Perspectivas”.
Gratuito e aberto ao público, a iniciativa busca fomentar a empregabilidade e contou com cerca de 800 inscritos (300 de forma presencial e 500 via transmissão de vídeo), 22 empresas participantes e mais de 500 oportunidades de emprego e estágio.
Um time de peso
Entre as empresas participantes, algumas de renome internacional acolhiam e orientavam os futuros talentos. Em meio a brindes, doces e brincadeiras, SAP, Dell, Unisinos e +A Educação foram algumas das organizações que disponibilizaram suas equipes para o contato direto com os visitantes da feira.
Aline Sperb e Kelen Grando, recrutadoras da SAP, estavam no local divulgando o programa de estágio da empresa – que tinha 60 vagas abertas. “A iniciativa contempla três rotações durante os dois anos de estágio em diferentes áreas da empresa. Ganhamos o primeiro lugar no Brasil como uma boa empresa para trabalhar, então, esse é um baita incentivo para fazer parte do nosso time”, comenta Sperb.
O time de gestão de pessoas da Unisinos também divulgou oportunidades de estágio, mas em um modelo um pouco diferente do habitual. “Temos um programa que abre a cada seis meses, no qual temos formações para os estudantes. Se depois desse período tivermos oportunidade, os contratamos. Se não, os deixamos prontos para o mercado de trabalho”, conta Aline Weirich, responsável pela atração e captação de talentos da Unisinos.
Além disso, a Unisinos oferta bolsas de estudo que cobrem 80% dos custos da graduação para profissionais efetivados da IES. “Esse é o nosso maior benefício. Está voltado ao nosso propósito de formar e desenvolver pessoas. Hoje, temos cerca de vinte vagas em aberto, mas as oportunidades podem aumentar no próximo mês”, disse Weirich.
Já as representantes da + A Educação, além de disponibilizarem o portfólio de oportunidades em aberto na empresa, tinham a expectativa de divulgar a marca durante o evento.
“Queremos mostrar um pouco da +A. Por isso, trouxemos alguns dos nossos produtos para que os estudantes consigam materializar o que a gente faz: os livros representando a editora, os objetos imersivos (por meio de cards), tanto os laboratórios virtuais como os objetos em 3D, além de um óculos para visualização em realidade aumentada”, explica Isadora Perazzo D’avila, analista de comunicação da empresa.
Leia mais: Empregabilidade: 69% dos formados levam até um ano para conseguir um emprego
A visão dos estudantes
De uniforme do trabalho e com uma mochila pesada nas costas, Daniela França queria conhecer o que o mercado está propondo. Por ser estudante da Unisinos na modalidade a distância (EAD), ela não costuma ir ao campus regularmente. Porém, não deixa de participar dos eventos da instituição.
“Gostei bastante da dinâmica da feira. Nem sempre é fácil ter essa orientação sobre as oportunidades de emprego como acontece aqui no evento. Conversar com as empresas abriu meu olhar para diversas possibilidades”, afirma.
Paulo Brasi, que é estudante de um curso técnico em eletrônica, afirma que a feira também o trouxe novas perspectivas de mercado. “É bom para a gente não ficar estagnado. Considero importante investir tanto no profissional quanto no pessoal, o que também é vir aqui, conversar com as pessoas”, disse.
Já Débora Block, que é técnica em automação e agora busca oportunidades na área de softwares, pretende prestar o vestibular, ainda este ano, para o curso de Engenharia de Software ou Ciência da Computação.
Apaixonada por resolver problemas por meio da lógica, ela foi até a feira buscar orientações e fazer conexões com as empresas. “Meu objetivo é trabalhar com Inteligência Artificial. Sei que tenho um longo caminho pela frente, mas já quero ver o que o mercado está oferecendo”, finaliza.
Leia mais: Empresas e IES criam iniciativas para suprir falta de profissionais de TI
Palestras e talks
A programação do evento também contou com palestras e talks. O painel “Novos Formatos de Trabalho” teve mediação da administradora, psicóloga e professora na Unisinos, Luciane Wolff; e participação de Raquel Von Hohendorff , doutora em Direito, médica veterinária, e professora na Unisinos; Roberta da Rosa, psicóloga na Rep Seguros Corporativos; e Márcio Concolatto, engenheiro de sistemas na Dell.
Nos talks, que tiveram como tema o protagonismo, as apresentações foram da biomédica, neurocientista, professora na Unisinos e divulgadora científica, Mellanie Fontes-Dutra; do médico veterinário, acupunturista e professor, Luis Fernando Guerrero Gracia, e do empreendedor e psicólogo organizacional Davi Schmitz Martiny.
“No painel multiprofissional, buscamos pessoas para mostrar que podemos ter mais do que uma carreira durante nossa vida – inclusive, simultaneamente”, destaca a orientadora de carreiras da Unisinos e uma das organizadoras do evento, Luciane Liden.
“A expectativa é de que alunos, egressos e comunidade se sintam inspirados a ampliar suas perspectivas e que o evento contribua com a conexão entre participantes e empresas parceiras, fomentando o desenvolvimento da carreira e ampliando possibilidades de empregabilidade”, frisa a também orientadora de carreiras e organizadora do evento, Luana Rambo.
Comments