A palavra Pedagogia tem origem na Grécia e é a junção dos termos paidós (criança) e agodé (condução). Com isso, as duas palavras formam Paidagogos, o que significa que o pedagogo é um “condutor de crianças”.
Conduzir ao saber é algo inerente à Pedagogia. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso reforçam essa ideia quando a descrevem como uma “formação inicial para o exercício da docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental”.
Isso não significa que os egressos do curso de Pedagogia podem atuar apenas em salas de aula. Confira, a seguir, quais são as outros espaços de atuação possíveis para os profissionais da área e como ocupá-los.
Educação formal e não-formal
O Ministério da Educação (MEC) estabelece que os pedagogos podem trabalhar em espaços de educação formal e não-formal. O primeiro acontece dentro das instituições de ensino, independentemente da função, desde que esteja ligada ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Já a educação não-formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem, que ocorrem fora das escolas e instituições de ensino superior (IES).
Leia Mais: O que é a residência pedagógica. E como funciona o programa de formação docente
Pedagogia dentro das escolas
Na educação formal – processo que ocorre em uma instituição de ensino – há outras áreas em que o pedagogo pode trabalhar, além da docência. A seguir, confira alguns exemplos:
-
Gestor ou diretor escolar
Esse profissional foca o seu trabalho em ações que garantam um aprendizado significativo dos alunos, com uma equipe de professores qualificados. Também é responsável por processos financeiros, administrativos, planos pedagógicos e aspectos ligados à infraestrutura da instituição de ensino.
-
Coordenador pedagógico
O coordenador pedagógico é responsável por acompanhar planos de ensino, cuidar da formação continuada do corpo docente e analisar o nível de aprendizagem dos alunos. Esse profissional também é bastante presente na rotina dos pais, seja em reuniões ou eventos da escola.
-
Orientador educacional
Responsável pela mediação, o orientador auxilia diretamente na articulação entre alunos, professores e pais. Seu trabalho contribui para o desenvolvimento integral do estudante e o aprimoramento do desempenho de todos os que estão inseridos no processo de ensino e aprendizagem.
Leia mais: Dia do Professor: desafios e caminhos da formação docente
Hospitais e empresas
Área relativamente nova, a Pedagogia Hospitalar é responsável por desenvolver atividades educacionais e recreativas com crianças hospitalizadas. Os profissionais dessa área possuem uma grande responsabilidade na educação desses alunos, pois eles não podem frequentar a escola em razão das suas condições de saúde.
Já a Pedagogia Empresarial é aplicada em empresas para mudar o comportamento dos integrantes das equipes de trabalho. Dessa forma, visa melhorar a atuação profissional, pessoal, familiar e interpessoal dos colaboradores.
Os profissionais dessa área reforçam conceitos que são construídos nos primeiros anos da educação básica, como as seguintes habilidades socioemocionais: trabalho em equipe, criatividade, empatia, confiança e respeito.
Comments