Por Karina Tomelin
Sabíamos que a revolução digital chegaria às instituições de educação. Mas nenhum dos professores imaginou que a EAD chegaria tão rápido, de uma hora para a outra, e de forma quase obrigatória devido à expansão do coronavírus.
Enquanto a doença avançava, 1,5 bilhão de alunos (crianças e jovens) estavam afastados das escolas e universidades ao redor do mundo na sexta-feira, 27 de março. Isso não significa aulas canceladas, mas provavelmente suspensas ou adaptadas à EAD.
O movimento está colocando um número crescente de professores a administrar um formato para o qual eles têm pouca ou nenhuma experiência. Neste instante, docentes e gestores reveem calendários e buscam recursos tecnológicos para desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem remota. Tudo isso em um cenário de inseguranças e incertezas.
Diante da crise, compartilho cinco dicas para os professores que vão precisar adaptar as aulas presenciais para a EAD. Mas antes…
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1. Aprenda com os outros professores
Esta é a hora de deixar vaidades de lado e aprender com os colegas. Não é preciso muito esforço para encontrar outro professor que já utiliza tecnologia para apoiar a sala de aula. Peça sugestões para ele. Vai valer a pena.
2. Compartilhe
Se você já utiliza recursos ou conhece aplicativos que podem ajudar outros professores, este é o momento de compartilhar. Socialize o que você sabe, compartilhe templates, tutoriais. Quando você compartilha, você inspira outras pessoas.
3. Tenha vontade de aprender
Esta motivação é importante. Para encontrar recursos digitais e se sentir seguro na sua adoção, você vai precisar estudar, perguntar para amigos, pesquisar e até criar seu próprio roteiro.
4. Saiba lidar com imprevistos
Se não deu certo da primeira vez, não se preocupe. Imprevistos acontecem até aos mais hábeis professores do ensino a distância. Muitas vezes o problema será de conexão, da usabilidade ou do próprio recurso. Não desista e tente novamente.
5. Tente fazer diferente
Em tempos de coronavírus, os professores precisarão se reinventar. Dar aulas online não é a mesma coisa que dar aulas presencialmente. A forma de interagir com a câmera, a interação em chats ou fóruns é diferente. Fazer as mesmas coisas que faria em uma aula presencial pode não dar certo. Assim, esteja aberto a novos modelo de ensino e de aprendizagem.
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Sobre a autora
Karina Nones Tomelin é mestre em Educação e head de formação docente e apoio ao discente da Unicesumar.
Muito interessante.
Vou traduzir ao espanhol e enviar aos professores da universidade onde ensino, no Paraguai.