O desempenho do Brasil no QS World University Ranking 2022

Redação • 11 de abril de 2022

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    A Quacqurelli Siomonds, uma empresa britânica especializada em análise do ensino superior, publicou na quarta-feira (6), o QS World University Rankings by Subject 2022 . O ranking mundial avalia o desempenho das universidades por área do conhecimento.  

    Entre as instituições brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) conquistou o melhor desempenho. A USP teve 41 programas entre os cem melhores do mundo nas suas áreas – destes, 11 ficaram entre os 50 primeiros. Destaque para Odontologia (15°), Engenharia de Petróleo (31°) e Engenharia de Minas (31°).  

    A edição deste ano do QS World University Rankings by Subject traz dados independentes sobre o desempenho de 313 programas, de 32 universidades brasileiras, em 51 disciplinas acadêmicas. A má notícia é que 32% dos programas nacionais caíram na classificação – por outro lado, apenas 23% melhoraram seu resultado.  

    Melhores desempenhos  

    A odontologia é o ponto forte das universidades brasileiras. Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – (32°) e Universidade Estadual Paulista (36°) aparecem entre as 50 melhores do mundo na área. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está no top 100 em Odontologia.  

    O QS World University Rankings by Subject 2022 destaca ainda o desempenho do Brasil em Engenharia do Petróleo. Mais uma vez, devido ao desempenho das instituições públicas paulistas. A Unicamp (31°) e a USP (32°) figuram entre as 50 primeiras colocadas.  

    Sem levar em conta a colocação, a área em que o Brasil tem mais representantes no ranking é a Medicina, com 21 universidades incluídas. Já as disciplinas de Agricultura & Silvicultura contam com 18 instituições brasileiras classificadas, o que reflete a importância do setor para a economia brasileira.   

    Confira, abaixo, a lista dos programas brasileiros entre os 50 primeiros do mundo:  

    • Odontologia – Universidade de São Paulo (15°)
    • Odontologia – Unicamp (32°)
    • Odontologia – Unesp (36°)
    • Engenharia de Minas – USP (31°)
    • Engenharia de Petróleo – Unicamp (31°)
    • Engenharia de Petróleo – USP (32°)
    • Geografia – USP (38°)
    • Medicina Veterinária – USP (41°)
    • Línguas Modernas – USP (41°)
    • Antropologia – USP (42°)
    • Arquitetura – USP (44°)
    • Agricultura e Silvicultura – USP (47°)
    • Agricultura e Silvicultura – USP (48°)
    • Sociologia – USP (49°)
    • Esporte – USP (49°)

    Segundo o vice-presidente sênior da Quacqurelli Siomonds, Ben Sowter, o ranking deste ano mostra que a USP continua a afirmar seu status como potência de pesquisa na América Latina. Trata-se da instituição do continente com mais programas entre os top-100 globais.   

    “Vimos também que as universidades federais brasileiras continuam a liderar em pesquisa e colaboração. Para continuar melhorando em nossos rankings, as instituições brasileiras devem continuar engajando-se em parcerias internacionais de pesquisa, com ênfase em pesquisas que tenham claras implicações práticas”, afirmou Sowter ao site da empresa.   

    A metodologia   

    O ranking, compilado por analistas globais de ensino superior, fornece análises comparativas sobre o desempenho de 15.200 programas universitários individuais, oferecidos em 1.543 universidades, localizadas em 88 países, em 51 disciplinas acadêmicas e em cinco grandes Áreas de Ensino.   

    A QS usa quatro métricas-chave para compilar a classificação das disciplinas: reputação acadêmica, reputação por parte do empregador, citações de pesquisa por publicação e produtividade e impacto do trabalho. O peso de cada critério varia conforme as especificidades de cada disciplina.   

    Neste ano, a avaliação considerou um indicador adicional, a Rede Internacional de Pesquisa, nas tabelas de áreas de ensino (Artes & Humanidades, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais, Engenharia & Tecnologia e Ciências Sociais e Administração).  

    O QS World University Rankings by Subject 2022 está disponível neste link  

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado