A curadoria de conteúdo – e suas contribuições na educação em tempos de quarentena

Daiana Rocha • 8 de junho de 2020

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    Estamos caminhando para o terceiro mês de quarentena e a área educacional já apresenta indícios de que será um dos últimos segmentos a “voltar ao novo normal”. Este cenário reforça que o início do segundo semestre ainda terá um percentual muito grande de atividades online nas instituições de ensino superior (IES).

    Com o crescimento da educação a distância , a curadoria de conteúdo educacional, que já estava ganhando espaço, continuou se expandindo no país. Neste post, você confere algumas dicas de curadoria digital e indicações de alguns canais gratuitos que podem enriquecer a adaptação das aulas para o novo normal que nos encontramos.

    Docentes e tutores da modalidade EAD já vinham atuando como curadores – seja em portais de empresas de soluções educacionais como a SAGAH , que concentra uma riqueza de objetos de aprendizagem distribuídos em mais de 15 mil aulas de qualidade, ou em repositórios gratuitos disponíveis na internet.

     Com a chegada da atual pandemia , no entanto, todo e qualquer professor se deparou com a necessidade de transformar suas aulas para o formato online. Ocorre que nem todas as IES possuem em seus setores de EAD ferramentas disponíveis que possam contribuir para esta transição.

    Como aplicar

    Para realizar a curadoria digital de conteúdo é necessário utilizar quatro verbos: selecionar, contextualizar, instrumentalizar e avaliar. Eles irão lhe ajudar a buscar conteúdos que estão distribuídos em quatro dimensões que todo o docente ou tutor, que busca se tornar um curador ou se já encontra neste papel, precisa estar atento.

    1. Curadoria

    Observe a autoria do conteúdo, se este recebe boas práticas de gestão do conhecimento, atualização constante e se está digitalizado e documentado em portais já reconhecidos no mercado.

    1. Pedagógica

    Certifique-se de que o conteúdo foi construído com base em objetivos e competências de aprendizagem para que você consiga adaptá-lo adequadamente para a realidade e perfil dos seus alunos.

    1. Tecnológica

    Verifique quais são os objetos de aprendizagem disponíveis, se eles se encaixam na trilha de aprendizagem e se funcionam no ambiente virtual de aprendizagem da sua instituição.

    1. Qualidade

    Crie indicadores avaliativos ou um checklist que você consiga verificar se todas as dimensões anteriores foram atendidas. Com o seu plano de ensino em mãos, estas boas práticas de curadoria digital podem lhe ajudar a criar ou a adaptar suas aulas de maneira que elas se tornem ativas e colaborativas.

    Não deixe de usar canais de recursos didáticos que podem lhe ajudar nesta missão. Consulte a área de EAD da sua IES, pois ela pode ter disponível um portal interno já com uma curadoria previamente realizada.

    Para quem deseja ir além, e aproveitar os momentos síncronos de maneira ainda mais colaborativa, verifique se sua IES já tem ferramentas de webconferência, com recursos que podem proporcionar atividades diversificadas. Ferramentas como Socrative e Kahoot podem contribuir e são de fácil manipulação.

    Sabemos que o momento é de sobrecarga de trabalho para todos. Contudo, precisamos mudar o nosso olhar e ver esse período como uma oportunidade para reinventar as nossas práticas educacionais. Começando com enxergar a curadoria digital como uma nova oportunidade profissional desse novo normal.

    Por Daiana Rocha

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