Capacitação Docente

A curadoria de conteúdo – e suas contribuições na educação em tempos de quarentena

1

Estamos caminhando para o terceiro mês de quarentena e a área educacional já apresenta indícios de que será um dos últimos segmentos a “voltar ao novo normal”. Este cenário reforça que o início do segundo semestre ainda terá um percentual muito grande de atividades online nas instituições de ensino superior (IES).

Com o crescimento da educação a distância, a curadoria de conteúdo educacional, que já estava ganhando espaço, continuou se expandindo no país. Neste post, você confere algumas dicas de curadoria digital e indicações de alguns canais gratuitos que podem enriquecer a adaptação das aulas para o novo normal que nos encontramos.

Leia mais: 5 dicas para os professores que irão migrar para o EAD

Docentes e tutores da modalidade EAD já vinham atuando como curadores – seja em portais de empresas de soluções educacionais como a SAGAH, que concentra uma riqueza de objetos de aprendizagem distribuídos em mais de 15 mil aulas de qualidade, ou em repositórios gratuitos disponíveis na internet.

Com a chegada da atual pandemia, no entanto, todo e qualquer professor se deparou com a necessidade de transformar suas aulas para o formato online. Ocorre que nem todas as IES possuem em seus setores de EAD ferramentas disponíveis que possam contribuir para esta transição.

Leia mais: O que os professores devem saber sobre curadoria de conteúdo EAD

Como aplicar

Para realizar a curadoria digital de conteúdo é necessário utilizar quatro verbos: selecionar, contextualizar, instrumentalizar e avaliar. Eles irão lhe ajudar a buscar conteúdos que estão distribuídos em quatro dimensões que todo o docente ou tutor, que busca se tornar um curador ou se já encontra neste papel, precisa estar atento.

  1. Curadoria

Observe a autoria do conteúdo, se este recebe boas práticas de gestão do conhecimento, atualização constante e se está digitalizado e documentado em portais já reconhecidos no mercado.

  1. Pedagógica

Certifique-se de que o conteúdo foi construído com base em objetivos e competências de aprendizagem para que você consiga adaptá-lo adequadamente para a realidade e perfil dos seus alunos.

  1. Tecnológica

Verifique quais são os objetos de aprendizagem disponíveis, se eles se encaixam na trilha de aprendizagem e se funcionam no ambiente virtual de aprendizagem da sua instituição.

  1. Qualidade

Crie indicadores avaliativos ou um checklist que você consiga verificar se todas as dimensões anteriores foram atendidas. Com o seu plano de ensino em mãos, estas boas práticas de curadoria digital podem lhe ajudar a criar ou a adaptar suas aulas de maneira que elas se tornem ativas e colaborativas.

Leia mais: Produção de conteúdo e os dilemas das IES

Não deixe de usar canais de recursos didáticos que podem lhe ajudar nesta missão. Consulte a área de EAD da sua IES, pois ela pode ter disponível um portal interno já com uma curadoria previamente realizada.

Para quem deseja ir além, e aproveitar os momentos síncronos de maneira ainda mais colaborativa, verifique se sua IES já tem ferramentas de webconferência, com recursos que podem proporcionar atividades diversificadas. Ferramentas como Socrative e Kahoot podem contribuir e são de fácil manipulação.

Sabemos que o momento é de sobrecarga de trabalho para todos. Contudo, precisamos mudar o nosso olhar e ver esse período como uma oportunidade para reinventar as nossas práticas educacionais. Começando com enxergar a curadoria digital como uma nova oportunidade profissional desse novo normal.

Leia mais: O que vem por aí? A educação depois da primeira onda da pandemia

Daiana Rocha
Doutora em Ciências da Informação (Universidade Fernando Pessoa, em Portugal) e mestre em Educação (ULBRA), Daiana Rocha atua com educação a distância desde 2009. Começou a carreira na educação básica, passando pelas áreas de orientação educacional, profissional, gestão escolar e docência universitária. Na +A Educação, atuou como gerente de Produção de Conteúdo Digital e atualmente é Gerente Acadêmica liderando a implementação de projetos EAD em diversas empresas e instituições de ensino.

    You may also like

    1 Comment

    1. Fazendo uma análise, não só desse texto, mas de todo o material dessa unidade e com base em dados divulgados, verificamos que tão importante quanto a produção, pelos professores, de material pedagógico como os objetos de aprendizagem, é importante universalizar e qualificar o acesso à tecnologia e a Internet para a realização de atividades online.

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.