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A migração do processo avaliativo para o ambiente virtual mudou a dinâmica do ensino superior, proporcionando novas experiências de aprendizagem. Porém, como toda inovação, ela é acompanhada de uma série de questionamentos.
Uma avaliação online é tão eficaz quanto uma prova presencial? Há garantias de que o processo oferece segurança e acessibilidade? Como assegurar a melhor experiência para os estudantes? E qual o papel de gestores e educadores nesse processo?
Com o auxílio do coordenador de negócios na Plataforma A, Diego Luís Weiland, o portal Desafios da Educação responde a essas e outras dúvidas — e mostra como migrar as avaliações presenciais para as plataformas de aprendizagem online de forma simples e eficiente.
O processo de migração das avaliações do papel para o digital exige atenção a diversos fatores. Especialmente porque se trata de uma mudança drástica, tanto para as IES quanto para os alunos.
“Provas são momentos de alta tensão para os estudantes, e pequenos problemas podem gerar grandes impactos”, afirma Weiland.
A seguir, o especialista fala sobre que medidas devem ser tomadas para superar os desafios que podem surgir durante esse processo.
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Garantir uma transição suave requer, em primeiro lugar, planejamento. Weiland recomenda que as IES adotem as seguintes estratégias:
É comum haver resistência no uso de novas ferramentas digitais. Uma das formas de superar essa barreira é adotar uma estratégia de comunicação clara.
A instituição deve divulgar amplamente as vantagens da mudança para o público-alvo, mostrando como ela agrega valor. “Isso promove engajamento e o sentimento de pertencimento entre os públicos impactados”, observa o coordenador.
É recomendável adotar um sistema de agendamento para provas digitais nos polos ou unidades da IES e treinar suas equipes. Essa medida garante uma melhor utilização dos recursos tecnológicos, controle mais eficiente de presença, organização da infraestrutura e redução de conflitos logísticos.
Às vezes o problema surge de onde menos se espera. Por isso, é preciso que a IES fique atenta a detalhes que, à primeira vista, podem parecer óbvios. Por exemplo: os equipamentos institucionais são adequados para o novo formato? A velocidade da internet aguenta a demanda?
No caso de provas monitoradas, a dica é utilizar um bom sistema de proctoring para garantir a segurança e a integridade do processo.
É fundamental escolher um sistema que atenda às demandas da sua estrutura acadêmica e que esteja alinhado à visão de longo prazo da instituição. De nada adianta optar por uma alternativa “baratinha” se ela não prometer o que cumpre.
“A plataforma deve ser integrável a outros sistemas institucionais, de fácil operação e capaz de gerar relatórios detalhados para apoiar a tomada de decisão”, ressalta Weiland.
É inegável que uma das principais preocupações relativas às provas online tem a ver com a segurança, tanto pela exposição dos dados quanto pela integridade dos resultados. Por isso, as plataformas digitais precisam incorporar medidas rigorosas para garantir que as avaliações sejam justas e transparentes.
“Quando observamos a evolução de ferramentas de busca, e ainda mais com o uso da inteligência artificial (IA), cria-se um desafio para as instituições e para as ferramentas de avaliação no que diz respeito a tentativas de fraudes”, diz Weiland.
Nesse sentido, ele não acredita em uma "solução única", mas em várias opções para fortalecer a qualidade e a confiabilidade das avaliações. São elas:
O processo avaliativo online proporciona diversas vantagens para as IES. Uma delas é a redução do tempo dedicado à correção das provas.
No modelo tradicional, esse é um processo demorado e, muitas vezes, subjetivo. Com uma plataforma de avaliação, a correção fica mais ágil e eficiente, permitindo que os gestores recebam resultados instantâneos.
A digitalização também possibilita entender melhor o desempenho do aluno. Ferramentas de análise de dados integradas fornecem relatórios detalhados sobre áreas específicas em que os estudantes têm mais dificuldade.
A seguir, Weiland elenca os principais benefícios das avaliações no no ambiente virtual para professores e gestores educacionais.
É possível acessar rapidamente dados como adesão às provas, desempenho dos estudantes e classificação por curso, nível e polo, entre outros aspectos. “A geração centralizada das avaliações torna o processo mais linear e imune a modificações que não atendem aos requisitos da instituição”, argumenta Weiland.
A análise estruturada dos resultados ajuda a IES a identificar ajustes necessários dentro da sala de aula. Dessa forma, os educadores conseguem adaptar suas abordagens pedagógicas de forma mais direcionada, promovendo uma evolução constante e objetiva no aprendizado dos estudantes
A conta é simples: quanto menos papel, menos impressões. A economia de recursos financeiros é significativa, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Provas físicas demandam maior antecedência para planejamento, impressão, correção e leitura de cartões. Como as provas digitais eliminam grande parte dessas etapas, proporcionam um considerável ganho operacional.
Provas online podem ser armazenadas por tempo indeterminado sem a necessidade de espaços físicos.Isso traz mais praticidade e eficiência no gerenciamento dos arquivos.
As avaliações devem otimizar o trabalho de gestores e professores e os custos operacionais das IES. Mas de nada adiantaria se elas não trouxessem benefícios para a experiência de aprendizagem dos estudantes.
A possibilidade de realizar avaliações em um ambiente virtual oferece maior comodidade e flexibilidade. Os alunos podem realizar a prova de qualquer lugar e a qualquer hora, o que é especialmente vantajoso para quem mora em localidades distantes ou tem compromissos profissionais.
De acordo com o coordenador de negócios da Plataforma A, os principais impactos positivos para o aluno são:
Os estudantes podem realizar as provas em casa, especialmente aquelas com menor nível de monitoramento ou proctoring. Dessa forma, adotando o processo avaliativo virtual, as IES reduzem a necessidade de deslocamento e otimizam o tempo de seus alunos.
A digitalização permite retornos imediatos sobre o desempenho dos estudantes, facilitando o acompanhamento do aprendizado e a identificação de pontos de melhoria.
As provas online permitem utilizar ferramentas pouco usuais ou difíceis de serem aplicadas ao formato impresso. Recursos como leitores de tela, tradução para linguagem de sinais, ajustes de contraste, entre outros, tornam as avaliações mais inclusivas e acessíveis para diferentes necessidades.
Ferramentas avançadas facilitam o acesso online a resultados com ou sem gabarito, agendamento de provas, abertura de recursos em questões, entre outros benefícios que modernizam e simplificam o processo avaliativo.
Uma plataforma de avaliação deve atender e abranger todo o universo avaliativo da IES, considerando suas complexidades. Ser útil e objetiva para gestores, professores e, principalmente, os estudantes.
Weiland alerta que uma ferramenta desse tipo precisa incorporar recursos tecnológicos sem renunciar à possibilidade de provas impressas, quando necessário. E ter certa versatilidade.
“O processo de avaliação não se limita à aplicação de provas em um período ou disciplina específica”, afirma o especialista. “Ela deve contemplar funcionalidades como módulos de simulados, agendamentos, gestão de salas e randomização de perguntas, além de gerenciamento eficiente de portfólios de bancos de questões relacionados a disciplinas, temas, competências e outros aspectos essenciais.”
A plataforma também tem que estar em constante evolução, para acompanhar o avanço das tecnologias e as atualizações das normativas de órgãos reguladores.
A Plataforma de Avaliações da Plataforma A contempla todas essas finalidades. O banco de questões conta com mais de 120 mil opções exclusivas, alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o que garante um conteúdo de alta qualidade.
As provas adotam a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Dessa forma, todas as avaliações têm um nível de dificuldade justo e balanceado, assegurando a equidade do processo avaliativo.
Ao centralizar os dados em um único sistema, a solução elimina a necessidade de utilizar múltiplas ferramentas, tornando o gerenciamento mais ágil e eficiente. Essa integração faz dela uma opção completa, que dá às IES inúmeras possibilidades de avaliação, totalmente integradas ao ecossistema institucional e com foco no futuro.
“Com a nossa plataforma, os gestores podem facilmente obter informações para tomada de decisão, assim como coordenadores acessam, em apenas alguns cliques, informações de seus cursos e alunos”, complementa Weiland.
Quer potencializar ainda mais a experiência de aprendizagem dos estudantes e reduzir os processos operacionais da sua IES? Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça a Plataforma de Avaliações da Plataforma A!
Por Redação
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