Projetos levam ciência e sustentabilidade para a sala de aula

Renata Cardoso • 8 de janeiro de 2022

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Incentivar os estudantes a agirem com responsabilidade e ética frente aos recursos naturais é uma das diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Mas trabalhar a sustentabilidade na escola vai além da educação ambiental. É possível, ao mesmo tempo, utilizar a criatividade dos jovens para encontrar soluções eficientes para problemas complexos – uma demanda cada vez maior da sociedade.

    Um grupo de adolescentes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha , de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, é prova disso. Recentemente, Clara da Silva Brum (19 anos), Maria Eduarda Prado Viegas (19 anos) e Thielly Kailany de Freitas dos Santos (18 anos), então estudantes do 4º ano do curso técnico de Química, criaram um protótipo de bioplástico desenvolvido a partir do caroço da manga.

    O projeto ficou entre os mais votados na categoria Júri Popular na 8ª edição do Solve For Tomorrow , chamado no Brasil de “ Respostas para Amanhã ”. Trata-se de um Programa de Cidadania Corporativa da Samsung que, somente por aqui, já envolveu mais 165 mil estudantes, 22 mil professores, 5 mil escolas públicas e 8.113 projetos inscritos.

    Ciência e sustentabilidade: estudantes do 4º ano do curso técnico de Química, criaram um protótipo de bioplástico desenvolvido a partir do caroço da manga.

    Ciência e sustentabilidade: estudantes do 4º ano do curso técnico de Química, criaram um protótipo de bioplástico desenvolvido a partir do caroço da manga. Créditos: Divulgação.

    Eureca!

    A ideia para o projeto surgiu em meio a um cenário de incentivos e oportunidades. De acordo com a professora de Química e orientadora do grupo, Schana Andréia da Silva, a escola é intimamente ligada às questões ambientais, fomentando a conscientização em diferentes momentos.

    “Todos os anos são desenvolvidos projetos na área de sustentabilidade, que a escola incentiva através de palestras e durante as disciplinas”, afirma Silva. “A Mostratec (reconhecida feira de ciências da instituição) é um grande incentivo, pois muitos alunos querem participar, e os projetos da área ambiental têm grande visibilidade.”

    O produto vencedor do Solve For Tomorrow começou a ser pensado no final de 2020, com a observação e pesquisa de problemas do cotidiano. A escola conta com uma disciplina de projeto de pesquisa. Nela, os alunos aprendem sobre metodologia científica e elaboram um plano de investigação, desenvolvem um projeto e, no final, fazem um relatório e uma apresentação dos resultados.

    Nesse contexto, uma das alunas descobriu que o caroço da manga é rico em fibras. A princípio, a equipe pensou em desenvolver uma solução para a indústria têxtil, com a produção de fios para roupas. Com o tempo, as estudantes perceberam que essa também seria uma solução inteligente e sustentável para resolver um dos maiores problemas no segmento de polímeros: as embalagens descartáveis de alimentos, bastante utilizadas em serviços de delivery.

    Ciência na prática

    O protótipo de bioplástico desenvolvido a partir do caroço da manga ficou entre os mais votados na categoria Júri Popular na 8ª edição do Solve For Tomorrow, chamado no Brasil de “Respostas para Amanhã”.

    O desenvolvimento da embalagem de bioplástico acontece da seguinte maneira: o caroço da manga é lavado, seco, triturado e então misturado a um amido termoplástico – conhecido como amido desestruturado ou amido plastificado. Assim, é possível gerar uma embalagem do formato desejado. Segundo Silva, o protótipo está em etapa de otimização e serão realizados testes para aperfeiçoá-lo.

    A embalagem produzida a partir da fibra do caroço da manga é ideal para embalar alimentos secos, de verduras a hambúrguer e batata frita. “Já realizamos diversos testes, inclusive o de degradação no solo para verificar o processo de decomposição. Após o uso do material, ele pode ser reutilizado, reciclado ou descartado”, explica a docente.

    “Soluções criativas para temas relevantes da sociedade são destaques nas edições do Prêmio Respostas para o Amanhã. Isso reforça a importância da preparação dos alunos para os desafios da atualidade, com acesso a uma educação inovadora que contribua com a reflexão, o protagonismo e a resolução de problemas”, afirma a gerente de cidadania coorporativa da Samsung Brasil, Isabel Costa.

    A ideia de sustentabilidade deve ser incluída na estrutura de gestão e ser aplicada todos os dias, tornando-se parte da cultura da escola. Inclusive, a UNESCO Brasil e o Ministério da Educação se uniram para produzir uma série de materiais pedagógicos, a fim de divulgar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Agenda 2030 para estudantes do ensino fundamental.

    O objetivo da EDS é incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e aprendizagem. E, dessa maneira, incentivar mudanças de comportamento que garantam um futuro com integridade ambiental,  viabilidade econômica e justiça social.

    Por Renata Cardoso

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado