EADEnsino Superior

Aprender protagonista é tema de evento online sobre ensino superior no pós-pandemia

0

O portal Desafios da Educação, em parceria com a Plataforma A, promove o evento Desafios da Educação Talks para celebrar o lançamento da websérie “Irreversível: o aprender protagonista”.

De forma totalmente online e gratuita, o encontro será realizado na próxima terça-feira (22), às 15h, e contará com grandes nomes da área para debater os rumos do ensino superior em um mundo hiperconectado e profundamente transformado após a pandemia de Covid-19.

“Estamos passando por uma transformação sem precedentes no modelo educacional. Descobrimos que o ensino híbrido e a sala de aula invertida, se bem planejados e executados, são modelos altamente eficazes”, aponta o diretor do Grupo A Educação, fellow na Universidade de Harvard, Gustavo Hoffmann.

É importante destacar, segundo ele, que a tecnologia é uma catalisadora de experiências de aprendizagem satisfatórias. “Porém, mais importante que a tecnologia é um bom desenho de currículo e a adoção de metodologias que tirem o aluno de uma posição passiva e o coloque como protagonista do processo de ensino e aprendizagem”, garante Hoffmann.

A série

Idealizador da websérie e gerente da Imersys, braço de experiências imersivas da Plataforma A, Igor Sales observa que há décadas existe na educação um debate sobre novos formatos, modelos, cursos e mais recentemente, tecnologia. Mas tudo isso foi acelerado após a crise sanitária global.

“Estamos presenciando a maior revolução dos últimos séculos. O papel e a importância das instituições na construção de uma sociedade vertiginosamente dinâmica estão sendo ressignificados”, pondera Sales.

Como em toda grande reconstrução, o momento precisa ser analisado profundamente. “Fazer parte deste debate é uma oportunidade única, aberta a todos que acreditam no papel da formação acadêmica. Estar fora dele é optar por ser um passageiro distante deste movimento. Ou pior, ser deixado para trás”, comenta.

Fazem parte da produção especialistas como:

  • Gustavo Hoffmann (diretor do Grupo A Educação, fellow na Universidade de Harvard);
  • Ryon Braga (sócio-fundador da consultoria Neoperspectiva e diretor da Faculdade Multiversa);
  • Michael B. Horn (cofundador e membro do Clayton Christensen Institute for Disruptive Innovation, professor adjunto da Harvard Graduate School of Education);
  • Daiana Rocha (doutora em Ciência da Informação e gerente acadêmica EaD da Plataforma A);
  • Michael Grahame Moore (professor emérito de Educação na Pennsylvania State University).

Crescimento da educação a distância e o aprender protagonista

Confirmando todas as projeções, o número de ingressantes na educação a distância (EaD) cresceu bastante em 2021. De um ano para o outro, segundo aponta o Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o acréscimo de novos alunos foi de 23,3% nos cursos EaD das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas – ao passo que, nas graduações presenciais, o ingresso caiu 16,5%.

Se consideradas apenas as faculdades particulares (que oferecem a maioria das vagas), o crescimento de calouros foi de 24,4% na modalidade virtual. Com esse avanço, o total de matriculados na EaD chegou a 3,5 milhões, ante 3,3 milhões do presencial. É a primeira vez que isso acontece na rede privada.

Diante deste cenário e de um protagonismo cada vez maior dos estudantes nos processos de aprendizagem, o Desafio Talks  também é um espaço para que profissionais que trabalham com educação a distância discutam a realidade, a “mão na massa” e os desafios do contexto brasileiro.

“Trata-se de uma oportunidade para que pares da área da educação – gestores que atuam em instituições de ensino superior e consultores que fazem parte desse dia a dia – conversem sobre tecnologia, sobre conteúdo, sobre curadoria, sobre gestão de indicadores, enfim, todo o ecossistema que faz a EaD do Brasil funcionar”, explica Daiana Rocha, que, além de fazer parte da websérie, é uma das palestrantes do evento.

“Vai ser um momento muito rico de aprendizagem e com certeza todos que participarão vão ter oportunidade de fazer suas reflexões e contribuir pra tornar o debate ainda mais importante e interessante para todos”, finaliza.

Serviço:
O quê: Lançamento da websérie “Irreversível: o aprender protagonista”
Quando: 22 de novembro de 2022, às 15h
Formato: online
Inscrições gratuitas pelo site


 Leia mais: 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.