FORTALEZA (CE) – A importância da educação a distância (EAD) para a manutenção das atividades de ensino e aprendizagem durante a pandemia foi destaque na abertura do 27º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). O evento acontece entre 20 e 24 de março, em Fortaleza (CE).
Na ocasião, o presidente da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), Frederic Litto, lembrou do pioneirismo do Brasil na EAD por meio de iniciativas como o telecurso, na década de 70. Litto também comemorou a realização do CIAED de forma presencial em 2022 – devido aos impactos da crise sanitária, o evento teve quatro edições virtuais ao longo de 2020 e 2021.
A coordenadora do CensoEAD.br, Betina von Staa, destacou que, mesmo no auge da pandemia, a EAD foi resiliente, mantendo, por exemplo, o número de ingressantes e a rentabilidade dos cursos. No último Censo da Educação Superior, divulgado em fevereiro pelo Ministério da Educação (MEC), a EAD superou a presencial em números de ingressantes em instituições públicas e privadas pela primeira vez.
“Nos últimos dois anos, a educação a distância conquistou respeitabilidade e influência. De uma hora para outra, os setores de EAD das instituições de ensino superior foram fundamentais para os cursos presenciais lidarem com a crise da pandemia”, afirmou von Staa.
Ela ressaltou que o setor segue em busca de inovação e tem crescido exponencialmente na pós-graduação lato sensu. “A EAD continua em evolução em termos de qualidade, com oferta de conteúdos em formatos variados e estratégias de ensino e aprendizagem mais ricas envolvendo metodologias ativas”, completou.
Ensino híbrido em foco
O ensino híbrido também esteve em foco no debate de abertura do evento. O vice-presidente da ABED, Carlos Longo, disse que a educação mundial deve adotar o conceito de ecossistema, com a junção de diferentes saberes e práticas, como propõe o blended learning.
“A grande questão do ensino híbrido é usar a tecnologia para promover um ensino adaptativo, pois as pessoas aprendem de formas e em velocidades diferentes. E, ao mesmo tempo, colocar o aluno em campo para experimentar e desenvolver novas competências na prática”, afirmou.
A programação do 27º CIAED segue até quarta-feira, dia 24 de março, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), com o tema “Modelos de EAD: como evitar o instrucionismo e privilegiar a criatividade?”. Entre outras atividades, serão realizadas palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.
Comments