Lilian Bacich é palestrante no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação

Fórum de Lideranças: Desafios da Educação

O Fórum de Lideranças: Desafios da Educação é um evento anual realizado pelo Grupo A, com apoio de Blackboard e SAGAH, que propõe debate com especialistas sobre o futuro e as tendências da educação no Brasil. Neste ano, acontece no dia 6 de abril, na ESPM, em São Paulo.

Lilian Bacich

O time que estará presente na edição de 2017 tem nomes de peso, como Katie Blot, Fábio Reis e Marcelo Cardoso. Além desses especialistas, Lilian Bacich, Doutora em Psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo, com graduação em biologia e pedagogia e organizadora do livro “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação”, vai apresentar a palestra Relatos Práticos: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido.

>> Saiba tudo sobre o Fórum de Lideranças: Desafios da Educação

“Observamos que, ao integrar o presencial e o online, tendo como ponto de partida o olhar para as diferentes formas de aprender dos estudantes, os professores verificam maior motivação e engajamento dos alunos, o que acarreta melhores resultados de aprendizagem”, explica a especialista sobre o tema que irá apresentar no evento.

Para ela, se as tecnologias digitais forem utilizadas para auxiliar a personalização das ações de ensino e aprendizagem, o ganho por parte de estudantes e professores será extraordinário. No entanto, a integração das tecnologias educacionais à rotina da sala de aula tem sido lenta. Muitas instituições de ensino têm dificuldade em modificar as formas de lidar com o planejamento das aulas.

“Em alguns casos, o mesmo modelo presencial é transportado para o digital, não incorporando ao planejamento as possibilidades que o digital oferece em termos de colaboração, interação e resolução de problemas, por exemplo. É necessário pensar, para uma utilização eficiente, em uma reorganização em vários níveis: infraestrutura, formação de professores, currículo, práticas de sala de aula, modos de avaliação, entre outros.”

Por isso, momentos como o Fórum de Lideranças: Desafios da Educação são importantes para que tendências e experiências sejam conhecidas e compartilhadas. Como resume Lilian:

“Sabemos a importância das transformações ocorridas nas formas de aprender, de se relacionar, de construir significado e valores com o uso das tecnologias digitais. Para que essas transformações ocorram, porém, muitas pesquisas enfatizam a importância de uma nova elaboração da cultura escolar, para que esse novo paradigma possa surtir efeito positivo na educação. Encontros como esse possibilitam troca de experiência, discussão e reflexão sobre os melhores caminhos a seguir. Mesmo sabendo que não há uma receita a ser seguida, para podermos vislumbrar alguns resultados, é importante experimentar e refletir sobre o uso de estratégias que articulem o uso das tecnologias digitais aos conteúdos. Esse é um desafio que exige envolvimento de todos: equipe de gestão, docentes e discentes.

desafios-da-educacao-2017

Sobre o Fórum de Lideranças
Data: 6 de abril
Horário: 8h às 14h
Local: ESPM
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123
Vila Mariana, São Paulo, SP

Inscrições limitadas e gratuitas, garanta já sua vaga!