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A importância de promover o bem-estar nas escolas

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Um dia de provas em uma escola costuma ser agitado. Estudantes preparam seus materiais, se dirigem as suas respectivas carteiras, alguns até revisam os conteúdos de última hora. Isso era o esperado pelos professores da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ageu Magalhães, de Recife (PE), na sexta-feira, dia 8 de abril. Entretanto, as coisas ficaram mais complicadas.  

Logo após o início dos exames, uma das alunas teve um episódio de asma, o que desencadeou em uma crise de ansiedade coletiva e exigiu atendimento médico do Samu. Ao todo, 26 estudantes foram afetados.  

O que aconteceu nesse caso? Além do nervosismo para a realização das provas, aquele momento tinha um outro agravante: eram as primeiras avaliações desde a volta às aulas presenciais. Muitas explicações vieram depois da repercussão da notícia, como contágio emocional. Mas um fato irrefutável é que a pandemia impactou na saúde mental dos estudantes, refletindo em seu bem-estar. 

E o bem-estar tem ligação direta com a aprendizagem. Esse é um dos aspectos que os pesquisadores em educação Andy Hargreaves e Dennis Shirley apresentam no livro “Bem-Estar nas Escolas”, publicado recentemente no Brasil pelo selo Penso, como parte da série Desafios da Educação.  

“Bem-Estar nas Escolas” foi publicado recentemente no Brasil pelo selo Penso, como parte da série Desafios da Educação.

Bem-estar físico, mental e social 

O objetivo de Hargreaves e Shirley ao escrever a obra é claro: estabelecer a importância do bem-estar no desenvolvimento dos jovens. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.” 

A definição da OMS levanta a seguinte questão: os estudantes brasileiros estão gozando de saúde plena e de uma aprendizagem significativa? Um mapeamento feito pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, divulgado em abril deste ano, identificou que 69% dos alunos da rede estadual paulista relatam ter sintomas ligados à depressão e ansiedade. 

Para Hargreaves e Shirley, a pandemia da covid-19 foi um catalisador do aumento no número de crianças e adolescentes com problemas emocionais. “A verdade inegável é que, se as escolas físicas forem fechadas, as crianças e os adolescentes podem ficar desconectados de muitas das pessoas que são importantes para eles e seu desenvolvimento”, explicam os autores. 

Leia mais: Por que os alunos não gostam da escola? Esse livro explica 

Bem-estar deve ser prioridade 

O acompanhamento psicológico adequado dos alunos é importante, mas não resolve todo o problema. No livro, Andy Hargreaves e Dennis Shirley trazem quatro pilares da aprendizagem, definidos por uma comissão de educação das Nações Unidas em 1996. São eles: aprender a fazer; aprender a conhecer; aprender a ser; e aprender a viver juntos. 

Os dois primeiros são mais comuns nas salas de aula. Contudo, normalmente, os dois últimos não são levados em conta por escolas e universidades. Trata-se de um erro, pois “aprender a ser” e “aprender a viver juntos” são fatores essenciais para a melhora dos índices de aprendizagem.  

Quando um aluno aprende a ser ele mesmo, seus talentos, habilidades e opiniões são validados – algo que pode servir de estímulo para o seu engajamento em sala de aula, além de contribuir para a sua autoestima.  

“Todos nós queremos que eles experimentem alegria, que prosperem física e emocionalmente e que tenham voz em seu processo de aprendizagem e em seu futuro”, destaca trecho do livro. 

Viver juntos em sociedade não tem sido uma tarefa fácil. Os autores citam o episódio da invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em janeiro de 2021. Para eles, aquele foi um momento que abalou a democracia, o sistema que possibilita a liberdade, igualdade e convívio harmonioso entre as pessoas. Com isso, eles se perguntam: sabemos conviver juntos? 

Andy Hargreaves e Dennis Shirley mostram no seu mais recente livro que a base de um mundo civilizado é a educação. E a base da educação é o bem-estar dos alunos durante sua jornada estudantil.  

Episódios como o da escola de Recife ressaltam que os traumas causados pela crise sanitária foram profundos e ainda não foram totalmente mensurados. Por essa razão, “Bem-Estar nas Escolas” chega ao mercado editorial brasileiro como um guia para professores, gestores e demais profissionais da área que desejam proporcionar um ambiente de equilíbrio e paz aos seus alunos.  

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Leia mais: 5 perguntas sobre educação para Andy Hargreaves 

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