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Como funciona a tutoria no ensino superior

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A educação a distância (EaD) vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos. O Censo da Educação Superior 2021, divulgado em novembro pelo Ministério da Educação (MEC), mostrou que houve um acréscimo de 23,3% no número de alunos ingressantes nessa modalidade em comparação com o ano anterior.

Em 2020, a EaD já havia superado o modelo presencial em relação à quantidade de alunos matriculados tanto nas instituições públicas quanto nas privadas – foi a primeira vez que isso aconteceu. Essa nova perspectiva, aliada a diversos fatores, causa uma série de transformações nas estruturas e metodologias do ensino superior e fortaleceu atividades já existentes, mas que não tinham tanto destaque, como a tutoria.

O papel do professor já é bem conhecido. Ele é o responsável por ensinar, trabalhar o referencial teórico em sala de aula, orientar a realização das atividades, tirar dúvidas, entre outras ações. Contudo, esse não é o único profissional envolvido no processo de aprendizagem dos estudantes: os tutores também são agentes importantes nessa jornada.

Um estudo desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) investigou a atuação de tutores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de um curso EaD da Universidade Estadual de Maringá (PR). A partir da pesquisa, foi identificado que a tutoria engajou os discentes a participarem das atividades de forma autônoma, criativa e reflexiva.

A presença de tutores nos espaços de ensino está se tornando cada vez mais frequente, especialmente na EaD. Hoje vamos falar sobre o que define um tutor e como ele atua dentro dos diferentes formatos de salas de aula nas instituições de ensino superior (IES).

Com o avanço da educação a distância, os tutores estão em evidência. Créditos: Pexels.

Afinal, o que é um tutor?

Todo contexto educacional inclui um professor, mas nem sempre um tutor. Geralmente, se recorre a esse profissional para acompanhamento especializado de um estudante, em atividades específicas ou apenas na EaD, onde é mais recorrente.

Isso porque o tutor tem a função de acompanhar o aluno durante todo o seu percurso acadêmico. Ou seja, seu papel é interpretar o conteúdo do curso e intermediar o ensino dos professores e a aprendizagem dos estudantes, além de garantir que o discente tenha total compreensão do assunto abordado.

De forma alguma o tutor toma a frente do professor. Ele será uma espécie de guia do estudante e o braço direito do docente, prezando pela formação individual do aluno, por meio de competências socioemocionais como comunicação, empatia, proatividade, organização e resolução de problemas, juntamente com as disciplinas.

Dessa forma, a tutoria também ajuda a combater a evasão do ensino superior. Esses profissionais dispõem de recursos de trabalho capazes de despertar o engajamento dos estudantes, melhorando a aprendizagem e a satisfação com a graduação.

Não há nenhuma padronização específica para a formação de tutores. Porém, o profissional precisa ter conhecimentos aprofundados sobre os temas debatidos em aula, assim como o professor.

Portanto, é interessante que o tutor tenha mestrado, como grande parte dos docentes acadêmicos. Capacitações e cursos voltados para a tutoria EaD também são importantes para a atuação no segmento.


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Espaços para tutores

Não são todas as IES que possuem tutoria. Apesar disso, há uma série de funções relacionadas ao tutor presencial, como esclarecimento de dúvidas, revisão de matéria, realização de atividades individuais e consultoria no desenvolvimento de trabalhos em grupo.

Já na EaD, sua atuação é mais constante. A flexibilização proporcionada por essa modalidade permite que os alunos façam as tarefas no seu ritmo. O que acaba gerando diferentes tempos de aprendizagem dentro de uma única turma.

Como os professores não conseguem ser onipresentes, os tutores auxiliam os estudantes individualmente nos afazeres e explicam os conteúdos para cada um durante as aulas, síncronas e assíncronas.

Eles também podem se valer de metodologias ativas para realizarem a tutoria. Dessa forma, é possível oferecer uma aprendizagem significativa a cada aluno, para que os conhecimentos adquiridos não fiquem apenas na teoria.


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