Mercado

As graduações mais procuradas em 2018. E o que prometem para 2019

1

Indicador mensal de buscas digitais sobre ensino superior, o Termômetro do Semesp indica que educação a distância (EAD) registrou um interesse 28,2% maior dos internautas entre janeiro e setembro de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já o ensino presencial, pelo mesmo recorte, variou positivamente em 5,9%.

As altas são puxadas por praticamente todos os cursos. Daí que o Desafios da Educação ouviu 6 coordenadores. Eles representam as 3 graduações mais procuradas no modelo presencial e as 3 na educação a distância. Além de repercutir a demanda, perguntamos o que os cursos prometem para 2019. Confira:

As 3 graduações presenciais mais procuradas

1º ADMINISTRAÇÃO

Para o coordenador da graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a posição do curso decorre da necessidade do mercado. “O profissional de gestão é empreendedor, intraempreendedor, consultor, pesquisador e líder. Essas qualidades são amplamente requisitadas pelas organizações”, afirma Allan Inácio. “Profissionais capacitados na área serão requisitados cada vez mais dentro e fora do país”, acrescenta. Pensando nisso, a PUCPR tem fomentado parcerias para programas de intercâmbio regulares que preparam os discentes para um contexto global de negócios.

2º DIREITO

Prédio do IMED em Passo Fundo , Rio Grande do Sul. Crédito: divulgação.

Tão tradicional quanto a Administração, a graduação em Direito se destaca pelo amplo leque de oportunidades. Afinal, o curso oferece formação sobre legislação, jurisdição e aspectos histórico-culturais, além de possibilitar o ingresso em diversas carreiras privadas ou públicas. Mas apenas as teorias não bastam. “O jurista do século 21 é aquele que melhor desenvolve conjuntamente competências comportamentais, habilidades e atitudes”, diz Iuri Bolesina, coordenador do curso em Direito da Faculdade Imed, em Passo Fundo (RS). Bolesina ressalta que uma boa colocação no mercado de trabalho virá se o graduado tiver fluência tecnológica, capacidade de trabalhar em equipe e saber comunicar-se adequadamente.

3º ENGENHARIA

Em meio ao debate da proposta de reestruturação dos cursos, a Engenharia aparece como a terceira graduação presencial mais procurada pelos alunos, segundo o Semesp. “Os engenheiros são formados e preparados tanto para a área técnica de sua formação específica quanto para a gestão, e isso aumenta as oportunidades para o profissional”, diz Marcello Nitz, pró-reitor acadêmico do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP). Na IES, os cursos de Engenharia têm passado por significativas transformações de currículo e infraestrutura, acompanhando os avanços tecnológicos. A mudança mais profunda, no entanto, tem sido na forma de se trabalhar. “As soluções dos problemas de engenharia não são apenas técnicas e devem contemplar visão de negócio e serem agradáveis ao usuário”, explica o pró-reitor.

Leia mais: A educação superior no Brasil, segundo o censo do setor

As 3 graduações de EAD mais procuradas

1º ADMINISTRAÇÃO

Não é só na educação presencial que a Administração faz sucesso. “Sempre foi um curso bem procurado pela amplitude de possibilidades para o egresso. O bacharel em Administração é um profissional generalista e consegue aturar em várias áreas de gestão”, endossa Silvio Petroli Neto, gestor de inovação acadêmica do Centro Universitário de Jaguariúna (Unifaj), no interior de São Paulo. No que diz respeito à EAD, o investimento e a qualidade da aprendizagem estão páreos com os cursos presenciais. “Temos investido muito em métodos inovadores e em ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de aprendizagem”, finaliza Petroli Neto.

2º CIÊNCIAS CONTÁBEIS

“A formação superior para o profissional que trabalha na área é quase imprescindível”, afirma Sônia Prado, coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá. Ela fala da graduação em Ciências Contábeis, segunda mais procurada na internet, de acordo com o Semesp. Conforme Prado, a opção pela EAD é comum entre profissionais que começam a atuar na área, mas não possuem formação superior, ou que dispõem de pouco tempo para deslocamento. Apesar disso, a universidade pretende criar laboratórios de práticas contábeis. O objetivo é que mesmo os alunos da EAD tenham um momento para exercer a função – ao atender a comunidade do entorno das unidades.

3º GESTÃO LOGÍSTICA

Prédio da Uninassau em Pernambuco, Recife (Foto: Reprodução)

Prédio da Uninassau no Recife, Pernambuco. (Foto: Reprodução)

Alimentícia, automobilística, portuária: toda média e grande indústria conta com um setor de logística. Além disso, a produção industrial cresceu quase 2% em 2018 – contribuindo para que mais profissionais buscassem qualificação no setor, segundo Juliane dos Santos, coordenadora em EAD do curso de Gestão Logística no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), de Aracaju. Ela aponta outra razão para o curso estar entre os mais procurados: “Grande parte dos alunos que buscam a EAD já possuem uma graduação e desejam migrar de área ou ampliar o currículo para obter maior competitividade no mercado.” Para 2019, o curso da Uninassau pretende aumentar os eventos de extensão, ampliar o incentivo à pesquisa (através de bolsas exclusivas para alunos de EAD) e fomentar o desenvolvimento de projetos com o lançamento de um concurso na área de logística reversa.

Confira a série Tendências 2019

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.