MercadoTecnologia Educacional

Educação médica: Artmed e hospitais ofertam pós-graduação

0

Nos últimos meses, um movimento tem chamado atenção do setor de educação médica. Hospitais de referência começaram a repensar estratégias, ampliando seus braços de educação, visando atingir o público externo e criar um ecossistema de assistência e ensino.

O principal alvo é o médico recém-formado, que busca nos hospitais uma experiência prática e a proximidade com profissionais mais experientes. Mas também há aqueles com mais tempo de formação, que procuram uma nova sub especialização — aprofundamento das especializações que pode ser um grande diferencial na carreira médica.

Esse movimento se justifica pelo fato de os hospitais serem considerados estabelecimentos com mais legitimidade para oferecer educação continuada do que as instituições de ensino superior (IES). Um exemplo é o Hospital Albert Einstein, que foi pioneiro ao criar a Academia Digital Einstein. No entanto, outros já estão implantando seus institutos de pesquisa e educação em uma escala cada vez maior.

Hospitais universitários

É o caso dos hospitais universitários. Esses centros fazem a função de internato, mas também ofertam formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde.

De acordo com Ministério da Educação (MEC), os programas de educação continuada presentes nesses hospitais oferecem oportunidade de atualização técnica aos profissionais de todo o sistema de saúde.

O órgão também ressalta que a prestação de serviços à população possibilita o aprimoramento constante do atendimento e a elaboração de protocolos técnicos para as mais diversas patologias.

Isso tudo, a longo prazo, resulta em melhores padrões de eficiência à disposição da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).


Leia mais:


Tecnologia educacional nos hospitais

“Existe uma necessidade em unificar tecnologia no ensino superior, curadoria de conteúdo, vivência e participação em casos reais”, defende o gerente de inovação e conteúdo da Plataforma A, Igor Sales. Segundo ele, uma ótima forma de fazer isso é incorporando a educação digital na aprendizagem.

É neste cenário que a +A Educação se tornou uma das principais referências em tecnologia educacional. Com a sua vertical de saúde, a Artmed, ela leva ao mercado um potencial operacional tecnológico muito alto. “Estamos mostrando ao mundo como a educação pode e deve se apropriar de novas metodologias ancoradas na educação digital”, diz Sales.

Os objetos 3D apresentam em realidade aumentada especificidades da Saúde, como é o caso do recurso acima apresentando os músculos do pescoço.

A empresa, que já contava com projetos junto a instituições de ensino superior, agora passa a fazer isso também dentro dos hospitais por meio de suas pós-graduações. E o sucesso da iniciativa se deve à consolidação da Artmed como referência em produtos de educação médica.

Para o gerente de inovação e conteúdo da Plataforma A, essas parcerias colaboram para o desenvolvimento do pensamento crítico. “Queremos gerar oportunidades para os estudantes conhecerem novas abordagens e técnicas e conseguirem se desenvolver como profissionais de referência no mercado”, pontua.

Vídeo 360° é oportunidade de aproximar o aluno da realidade da profissão, como é o caso da Ressonância Magnética apresentada acima.

HCor Academy

A Artmed inclui em seu portfólio algumas iniciativas que comprovam esse trabalho. A parceria com o hospital Hcor é a mais recente delas.

A Hcor Academy surge em um momento em que os profissionais da área da saúde contam com várias opções de especializações, porém com poucas possibilidades de vivência e participação em casos reais. “Essas oportunidades garantem um aprendizado profundo e duradouro”, explica Alexandre Biasi, superintendente de ensino e pesquisa do Hcor.

O objetivo da iniciativa é atender às demandas decorrentes de um cenário cada vez mais conectado, veloz e em transformação. Tudo isso com profissionais especializados para atuação no cuidado ao paciente e gestão.

Ao todo, são ofertadas cinco pós-graduações:

  • Cardiologia Clínica;
  • Urgências e Emergências Cardiovasculares;
  • Psicologia da Saúde e Hospitalar;
  • Assistência em Serviços Diagnósticos;
  • MBA em Gestão em Saúde.

Ao longo dos cursos, os alunos podem debater casos reais e complexos, além de interagir com nomes de referência em encontros ao vivo e online. Já a parte prática ocorre dentro do hospital, junto à coordenação do curso e ao corpo clínico. Nessa etapa, o profissional atua em casos reais e na jornada do paciente desde o primeiro atendimento.

No fim, a parceria permite uma simbiose entre as mais modernas tecnologias e metodologias de aprendizagem e a vivência prática em medicina. A expectativa do Hcor é alcançar mais de 3 mil profissionais de saúde nos próximos cinco anos.


Leia mais


Criada a partir de uma metodologia de ensino inovadora, a “Pós Médica” da Santa Casa da Misericordia de Porto Alegre reúne um portfólio de cursos de pós-graduação desenvolvidos por profissionais renomados de todo o Brasil. Crédito: Divulgação.

Pós Médica

Outra parceria da Artmed é com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Além de outros cursos, desde novembro de 2022 a iniciativa oferta a pós-graduação médica, que conta com 100 horas de aula prática dentro do hospital.

A novidade, no entanto, veio em março deste ano, quando a Santa Casa, a Universidade La Salle e a Artmed lançaram um novo programa de especialização médica.

Criada a partir de uma metodologia de ensino inovadora, a “Pós Médica” reúne um portfólio de cursos de pós-graduação desenvolvidos por profissionais renomados de todo o Brasil. O curdo oferece toda a inovação e conhecimento científico das instituições de ensino superior.

A diferença da iniciativa é que ela possibilita aos alunos uma experiência prática em diferentes áreas em um dos hospitais de referência em medicina de alta complexidade no Brasil. Por isso, o portfólio de cursos de pós-graduação foi pensado para se adaptar facilmente à rotina profissional dos novos acadêmicos.

Uma das facilidades é o formato híbrido — teoria na educação a distância e prática com presencialidade —, que proporciona a flexibilidade para organização dos estudos nos horários mais convenientes, sem deixar de lado a aplicação prática com alto nível técnico.

“Além de todo o cuidado com o conhecimento teórico-prático de qualidade, sempre fundamentado no que há de mais moderno no ensino médico e com um corpo docente reconhecido nacionalmente, a nova proposta busca justamente oferecer uma dinâmica que atenda também as novas exigências sociais”, destaca o diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, Antonio Nocchi Kalil, por meio de assessoria de imprensa.

A Pós Médica conta com uma série de atividades presenciais e prática supervisionada em todos os cursos.

Entre as especialidades de pós-graduação ofertadas estão:

  • Cirurgia Robótica com ênfase em Cirurgia do Aparelho Digestivo;
  • Dermatologia Oncológica;
  • Diabetes e Obesidade;
  • Geriatria.

Parceiro Plataforma A

Leia mais:

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.