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Como fazer uma curadoria de conteúdo assertiva no ensino superior

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Tanto no ensino presencial quanto na educação a distância (EaD), o conteúdo pedagógico tem papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Ele é o elemento condutor do processo de aprendizagem, apresentando a teoria e promovendo o entendimento por meio de situações aplicáveis, muitas vezes, mediadas pelo professor.

É o professor curador que dá consistência para a trilha de aprendizagem, selecionando conteúdos e ferramentas que permitam diferentes formas de ensinar e aprender, garantindo a qualidade (conforme determinação dos órgãos regulatórios brasileiros) e a adequação dos projetos em relação ao perfil dos estudantes.

“O papel da curadoria de conteúdo é fundamental na sociedade da informação, na qual o conhecimento tem se confundido com informação e o excessivo e o essencial se separam por uma linha cada vez mais tênue”, explica a doutora em Ciência da Informação e gerente acadêmica EaD da Plataforma A, Daiana Rocha.

Dessa forma, o curador de conteúdo é um agente ativo no processo de aprendizagem dos alunos. A seguir, entenda sua importância dentro das instituições de ensino superior (IES).

A atividade passou por transformação a partir da pandemia de Covid-19. Agora, curadores de conteúdo são agentes indispensáveis dentro das IES. Créditos: Pexels.

As IES precisam de curadoria de conteúdo

Por converter informação em conhecimento, a curadoria de conteúdo, por meio dos seus diferentes atributos, ganhou ainda mais espaço em função da pandemia. A urgência da transformação do ensino fez com que a compreensão do conceito, das etapas e dos critérios de curadoria se tornasse imprescindível em todos os modelos de educação.

A avaliação do conteúdo, portanto, não pode ocorrer apenas com base em requisitos técnicos. É necessário considerar todo o processo na sua essência crítica.

O profissional que realiza esse trabalho precisa ter também conhecimentos empíricos sobre as características do público-alvo, requisitos de aprendizagem e recursos e instrumentos disponíveis na IES que possam auxiliar a composição do conhecimento de modo integral.

Selecionar a quantidade certa de conteúdo, para atender a ementa do curso com recursos atrativos e propostas pedagógicas que ajudem o aluno a conectar os conhecimentos adquiridos com o seu dia a dia, é um dos principais pontos para entregar uma aula de sucesso.

Segundo o head de tecnologia educacional do grupo Cruzeiro do Sul, Marcos Andrei Ota, é possível dizer que a curadoria de conteúdo só se torna importante quando a IES investe em formação continuada para uma adoção consciente, regrada de intencionalidade pedagógica e direcionadora para a aprendizagem.

“Aqui, cabe um alerta: os ambientes virtuais não devem ser confundidos como repositório de conteúdo. Ao combinar este recurso à curadoria, chegamos ao nível de personalização da aprendizagem, o que a torna significativa”, afirma Ota.


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Como entregar conteúdos notáveis

A compreensão dos conteúdos pedagógicos e da sua composição como parte de uma jornada de aprendizagem pautada no perfil do aluno é essencial para tornar o processo de aprendizagem encantador.

Segundo Ota, o planejamento de uma boa aula deve considerar uma sequência didática que contemple, além do conteúdo, fatores que impactem diretamente na experiência e engajamento dos estudantes.

Entre eles estão:

  • o “tempo de exposição”;
  • objetos de aprendizagem para exploração;
  • momentos de interação/discussão, atividades;
  • estratégias para checar os resultados de aprendizagem pretendidos.

Em relação a aulas remotas ou híbridas, Daiana Rocha ressalta o que é preciso considerar para encantar os alunos.

3 pontos fundamentais para ter um conteúdo cativante:

Quantidade não é qualidade

Os alunos vivem uma rotina atribulada. Chegar em uma sala de aula digital organizada e com conteúdo suficientemente possível de ser estudado dentro do tempo previsto de dedicação é o primeiro passo para prender a atenção do aluno e tranquilizá-lo;

Diversifique formatos

É importante entregar conteúdos em diferentes formatos, com objetos de aprendizagem diversificados e que respeitem as diferentes formas de aprender do estudante, mostrando as possibilidades de escolher por onde começar seus estudos;

Não esqueça do humano

Ter interação e colaboração faz parte da essência humana! Portanto, encante os alunos com curadores engajados e professores preparados para realizarem aulas síncronas participativas e desafiadoras que envolvam a resolução de problemas práticos.

Assim, será mais fácil pensar em  conteúdos que façam parte dos programas das disciplinas de modo que eles apresentem aplicação prática no cotidiano profissional dos estudantes.


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Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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