A maneira como os indivíduos conduzem suas relações, responsabilidades e profissões são determinadas por uma série de virtudes. Habilidades técnicas, capacidade de tomar decisões e resolver conflitos são algumas delas. E as instituições de ensino superior (IES) já se deram conta disso.
Os processos de ensino e aprendizagem estão mudando. Hoje, o modelo conteudista e pouco envolvente tem cada vez menos espaço. Metodologias e currículos mais profissionalizantes, combinados com motivações, valores e atitudes, formam um novo conceito de educação. E é em meio a essas transformações que o Desafios da Educação preparou uma série de reportagens especiais.
Por que se fala tanto em competências para a educação?
O ensino por disciplinas pode estar perto do fim. Em seu lugar, ganha espaço o aprendizado por competências, que preza o desenvolvimento de capacidades profissionais e socioemocionais.
O diferencial das competências emocionais na educação
Em mercados cada vez mais competitivos, as competências emocionais são credenciais para uma carreira de sucesso. Entenda como as IES podem auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades.
Competências STEM: a nova fronteira do ensino e da aprendizagem
A educação baseada nas competências STEM não prepara só futuros médicos, pesquisadores, cientistas e designers. Ela é essencial para todo o tipo de profissão.
Competências em EAD: as exigências de uma nova era
Como as tecnologias da informação e comunicação impactam as ferramentas, as metodologias e as relações no ambiente educacional do século 21.
Países precisam aperfeiçoar o ensino por competências, indica estudo
Segundo relatório da The Economist, boa parte dos governos tem seu sistema de ensino despreparado para as novas exigências profissionais. Dos 35 países avaliados, o Brasil ficou em 22º
Uma análise do conceito de competências na BNCC
O conceito de competências assumido pela Base Nacional Comum Curricular da educação básica envolve mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho
Comments