Ensino a distância: um mercado em expansão

Mercado EAD prevê crescimento em matrículas e prepara soluções em tecnologia para atender novas demandas

Os cursos de graduação no ensino a distância (EAD) têm ganhado destaque por seus processos de ensino. A combinação de material didático impresso e online, além de videoaulas, fóruns de discussão, jogos e simulações elevaram a abordagem cognitiva do sistema de educação a um novo patamar. Cada vez mais próxima daquilo que é praticado como referência mundo afora, essa inovação se reflete diretamente na performance dos alunos.

Mas o desempenho do setor não pode ser mensurado por aspectos pedagógicos, apenas. Educadores e gestores já perceberam que a capacidade do educando não é totalmente apreendida se baseada na nota da prova. Variáveis que consideram a inclusão por região, a natureza do ensino e os cursos ofertados contam (e muito) para avaliar onde o ensino superior está – e onde se pode chegar.

A maioria das abordagens pedagógicas já sugere que os métodos de avaliação partam de uma visão sistêmica, que considere a trajetória do graduando e sua percepção sobre o ensino a distância. O nível de interação com colegas e professor é igualmente crucial – afinal, capacidade de relacionamento é demanda instituída em um mercado cada vez mais conectado.

A maturidade de muitas instituições e a consequente percepção da sociedade sobre a educação a distância (EAD) são quesitos que ainda precisam ser lapidados. Esses ajustes – sempre necessários – não significam perda. Antes, provocam o debate sobre a forma de ensinar, que só se beneficia quando recebe pesquisa em método e investimento em tecnologia.

O objetivo é um só: construir múltiplas formas de se relacionar e aprender. Por fim, observar as mudanças e os comportamentos relativos à educação a distância permite a reflexão sobre estratégias, tendências e desafios do segmento.

É por isso que encaramos a tarefa de produzir um material completo sobre educação a distância. Qual o perfil do aluno, como se preparam os professores, quais os rumos para o futuro: tudo aquilo que é necessário para a compreensão do universo EAD, que se destaca em crescimento e qualidade, traçando o esboço de um panorama que demonstra ser promissor nos próximos anos.