EAD

Censo EAD Brasil: resultados a distância versus presencial

0

Com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2014, a professora Marcia Figueiredo realizou a pesquisa “Avaliação dos cursos de graduação: estudo comparativo entre cursos oferecidos nas modalidades a distância e presencial”. O estudo analisou os resultados de 87.406 alunos, com o intuito de comparar o desempenho do ensino a distância x presencial. Destes, 60.345 (69%) alunos realizaram a graduação a distância; enquanto 27.061 (31%) cursaram o ensino presencial.

A pesquisa, de natureza quantitativa descritiva, objetivou demonstrar se os cursos oferecidos na modalidade a distância na graduação são de qualidade inferior ou superior aos cursos oferecidos na modalidade presencial.

Confira a entrevista com a pesquisadora.

A professora Marcia Figueiredo, pesquisadora e especialista em educação a distância. Crédito: Fernando Caçador

A modalidade a distância funciona para todas as áreas?
O modelo de metodologia aplicado, aliado ao alto índice de compreensão alcançado através do “ver e ouvir”, são capazes de gerar competência acadêmica tanto quanto uma aula presencial. Além do mais, o ambiente virtual ganha com a vantagem de não desperdiçar tempo com distrações geradas no ambiente físico de uma sala de aula.

Muitos acreditam que EAD é uma modalidade “inferior” à presencial. O que você acha?
Esse paradigma começou a ser quebrado nos anos 1990, época em que os telecursos na TV começaram a fomentar dados positivos em pesquisas quantitativas. Agora o ensino EAD está mais moderno e avançado. Isso graças às videoaulas mais dinâmicas, às plataformas de estudos, ao material offline e à tutoria via chat, que transformaram algo meramente virtual em uma interatividade muito mais proveitosa.

Quais são os principais fatores que contribuem com resultados tão positivos?
Elenco a facilidade em lidar com diversos conteúdos; a liberdade de horário; o fator financeiro relacionado à economia com deslocamento e alimentação; a inclusão de qualquer estudante disposto a se disciplinar e estudar com foco. E tudo mais que faz do ensino a distância uma modalidade moderna, mais arrojada e eficaz.

Você acredita que os graduandos da modalidade a distância poderão encontrar alguma objeção no mercado de trabalho por conta de sua formação?
Não há mais distinção no mercado de trabalho quanto a isso. O certificado é exatamente igual ao de um curso presencial. O contratante que se detém em observar a formação dos futuros funcionários por meio de distinção de cursos por modalidade não leva em conta a capacidade cognitiva do candidato e se restringe em contratar pessoas com formação clássica e, em alguns casos, ultrapassada.

Pelo que você pode observar, quais são as competências dos alunos que tem bom desempenho ao longo da capacitação?
O aluno desenvolve mais capacidade de interação com diversas mídias simultaneamente; aprende a disciplinar-se com horários de estudo; aprende a ter mais foco acadêmico, além de desenvolver habilidades diferentes da sala de aula, como: ler e ouvir, e pesquisar de maneira mais eficaz.

 Confira a série Censo EAD Brasil

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

You may also like

Comments

Comments are closed.