Censo EAD Brasil: resultados a distância versus presencial

Com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2014, a professora Marcia Figueiredo realizou a pesquisa “Avaliação dos cursos de graduação: estudo comparativo entre cursos oferecidos nas modalidades a distância e presencial”. O estudo analisou os resultados de 87.406 alunos, com o intuito de comparar o desempenho do ensino a distância x presencial. Destes, 60.345 (69%) alunos realizaram a graduação a distância; enquanto 27.061 (31%) cursaram o ensino presencial.

A pesquisa, de natureza quantitativa descritiva, objetivou demonstrar se os cursos oferecidos na modalidade a distância na graduação são de qualidade inferior ou superior aos cursos oferecidos na modalidade presencial.

Confira a entrevista com a pesquisadora.

A professora Marcia Figueiredo, pesquisadora e especialista em educação a distância. Crédito: Fernando Caçador

Desafios da Educação – A modalidade a distância funciona para todas as áreas?

Resposta: O modelo de metodologia aplicado, aliado ao alto índice de compreensão alcançado através do “ver e ouvir”, são capazes de gerar competência acadêmica tanto quanto uma aula presencial. Além do mais, o ambiente virtual ganha com a vantagem de não desperdiçar tempo com distrações geradas no ambiente físico de uma sala de aula.

Desafios da Educação – Muitos acreditam que EAD é uma modalidade “inferior” à presencial. O que você acha?

Resposta: Esse paradigma começou a ser quebrado nos anos 1990, época em que os telecursos na TV começaram a fomentar dados positivos em pesquisas quantitativas. Agora o ensino EAD está mais moderno e avançado. Isso graças às videoaulas mais dinâmicas, às plataformas de estudos, ao material offline e à tutoria via chat, que transformaram algo meramente virtual em uma interatividade muito mais proveitosa.

Desafios da Educação – Quais são os principais fatores que contribuem com resultados tão positivos?

Resposta: Elenco a facilidade em lidar com diversos conteúdos; a liberdade de horário; o fator financeiro relacionado à economia com deslocamento e alimentação; a inclusão de qualquer estudante disposto a se disciplinar e estudar com foco. E tudo mais que faz do ensino a distância uma modalidade moderna, mais arrojada e eficaz.

Desafios da Educação –  Você acredita que os graduandos da modalidade a distância poderão encontrar alguma objeção no mercado de trabalho por conta de sua formação?

Resposta: Não há mais distinção no mercado de trabalho quanto a isso. O certificado é exatamente igual ao de um curso presencial. O contratante que se detém em observar a formação dos futuros funcionários por meio de distinção de cursos por modalidade não leva em conta a capacidade cognitiva do candidato e se restringe em contratar pessoas com formação clássica e, em alguns casos, ultrapassada.

Desafios da Educação –  Pelo que você pode observar, quais são as competências dos alunos que tem bom desempenho ao longo da capacitação?

Resposta: O aluno desenvolve mais capacidade de interação com diversas mídias simultaneamente; aprende a disciplinar-se com horários de estudo; aprende a ter mais foco acadêmico, além de desenvolver habilidades diferentes da sala de aula, como: ler e ouvir, e pesquisar de maneira mais eficaz.